Dia de brincar no simulador

A Libertadores já tem um líder geral: é o Fluminense, que venceu o Arsenal de Sarandí por 2 a 1 no finzinho do jogo, deixou o Boca Juniors em segundo no grupo e agora aguarda seu adversário nas oitavas - possivelmente o Emelec, aquele mesmo que surpreendeu e "roubou" a vaga do Flamengo. O grande time da noite, no entanto, foi o Corinthians: saiu do seu comum, que é de vitórias magras, e despachou o Deportivo Táchira com um folgado e bem construído 6 a 0. É o segundo melhor líder, mas é o time mais consistente de todos.

O mata-mata começa a tomar forma. Hoje é o último dia da fase de grupos. Mesmo que os dois grupos estejam praticamente definidos, cada gol muda os confrontos eliminatórios. Eles mudam o destino da competição. É muito difícil projetar qualquer coisa, afinal, são quatro jogos. O Inter pode pegar La U, Libertad, Corinthians, Fluminense, Vélez, Nacional de Medellín... Todos adversários difíceis. Os dois líderes teoricamente mais fracos, Lanús e Unión Española, não enfrentarão o Colorado, e isso é certo.

Isso, claro, partindo de alguns princípios: o Santos vence o The Strongest, com 99% de certeza. Com isso, a chance do Inter ser o vice-líder é imensa, quase total. O resto é pura indefinição. O saldo na Vila Belmiro pode mudar a realidade, o saldo em Chiclayo também. Aliás, o Inter pode até perder hoje à noite que não seria um absurdo. Aí, pegaria o Flu. Fora o resultado de Santiago, Universidad de Chile x Nacional Medellín, que é altamente imprevisível e pesa diretamente no rival vermelho nas oitavas.

Para hoje, a grande notícia é o retorno de D'Alessandro à titularidade. A manutenção de Sandro Silva explica-se por vários motivos, e nenhum deles é que Guiñazu tenha virado reserva: Sandro tem ido muito bem, Guina está voltando de lesão, sem ritmo, e um gramado sintético para quem teve problema no joelho é sempre um risco muito alto. Como a classificação está quase garantida, não há porque arriscar tanto.

Noite para ver o Inter, o Santos, um jogaço às 22h, mas, principalmente, para se divertir com os simuladores de resultados. A Copa, amigos, está de fato começando.

Comentários