Deu, mas ninguém sabe como

O Vasco precisava vencer, e de fato venceu. O mais importante a se tirar do jogo de Lima é isso. A equipe carioca se vê em uma disputa extremamente equilibrada com Nacional/URU e Libertad, e jogaria suas duas últimas partidas longe do Rio de Janeiro. Ganhar do time mais fraco do grupo, o Alianza, era fundamental pela sobrevivência.

O único problema é o modo como esta vitória ocorreu. Foi o pior jogo vascaíno na Libertadores, inferior até à derrota para o Nacional na estreia. O 2 a 1 foi construído com dois gols achados de Fellipe Bastos: o primeiro, em um chute que desviou na zaga e encobriu o goleiro; o segundo, em um belíssimo arremate no ângulo, mérito total do volante vascaíno, mas nada que seja jogada trabalhada ou fruto de uma superioridade dentro da cancha.

Faltou ao Vasco, principalmente, articulação. Com atuações apagadíssimas, Felipe e Diego Souza comprometeram não só o início do trabalho ofensivo vascaíno como também não proporcionaram posse de bola ofensiva e retenção do controle da pelota no ataque. Assim, os volantes peruanos tinham liberdade para sair jogando. Faltava, claro, qualidade. Tivesse um acabamento de jogadas um pouco melhor, o Alianza poderia até ter vencido.

Os problemas dos meias influíram também na atuação medonha dos atacantes. Éder Luís pouco produziu, e Alecsandro passou o jogo todo escondido por entre os zagueiros. Faltou atitude para mudar esta situação. Isso que o Alianza nem marcou forte, não impôs ao Vasco dificuldades por méritos próprios. Quando os peruanos fizeram o gol que descontou o placar para 2 a 1, o Estádio Alejandro Villanueva virou um caldeirão. O gol, aliás, foi um erro clamoroso de Renato Silva, que conseguiu errar duas vezes na mesma jogada. O gol peruano foi meio ao acaso também. Houve pressão, teve expulsão por uma entrada absurda de Nilton em um adversário. Mas a vitória veio.

E como foi importante. O Vasco pula a 10 pontos e espera uma vitória do Libertad sobre o Nacional, em Assunção. Caso ela ocorra, estará antecipadamente classificado, situação inesperada para quem começou com derrota em casa esta fase num grupo tão complicado. O problema é se os uruguaios chegarem vivos à última rodada, jogando no Centenário contra os cariocas. Aí é mais drama pela frente. E se o Vasco jogar com a bolinha que jogou hoje...

ALIANZA LIMA (1): Libman; Carmona, Ibañez, Ascues e Corrales (Rabanal); Bazán (Viza), González, Arroé, Hurtado (Arteaga) e Quinteros; Fernández.
Técnico: José Soto
VASCO (2): Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri (Rodolfo); Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe (Nilton) e Diego Souza (Allan); Éder Luís e Alecsandro.
Técnico: Cristóvão Borges

Taça Libertadores da América 2012 - Primeira Fase - Grupo 5 - 5ª rodada
Local: Estádio Alejandro Villanueva, Lima (Peru); Data: terça-feira, 3 de abril de 2012, 22h; Árbitro: Saúl Laverni (Argentina); Gols: Fellipe Bastos 17 do 1º; Fellipe Bastos 25 e Curiel 31 do 2º; Cartão amarelo: Rabanal e Rômulo; Expulsão: Nilton

PRÓXIMOS JOGOS
Alianza Lima x Sport Huancayo - Peruano - sábado, 07/04 - Alejandro Villanueva, Lima (Peru)
Vasco x Flamengo - Carioca - sábado, 07/04, 18h30 - Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)


Comentários