Calendário complicado

A data do primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores complica a vida do Inter. Seria melhor, já que há três semanas para as oitavas ocorrerem, começar daqui a 10 dias, nos primeiros dias de maio. Os titulares poderiam jogar tranquilamente contra o Veranópolis, terem uma semana para se recuperar e se prepar para o provável Gre-Nal do domingo que vem, e só depois iniciar o mata-mata contra o Flu.

Agora, fica tudo mais apertado. Colocar titulares amanhã após uma viagem relativamente longa como a realizada até Chiclayo é cansá-los para a decisão da próxima quarta-feira. E se a ideia é vencer o Gre-Nal, terão de jogar de novo no domingo. Tudo em Porto Alegre, mas é muito desgastante e não há tempo para treinos. Para dar conta de tudo, será preciso poupar gente amanhã. O problema é que isso pode colocar em risco a classificação, ou ao menos a garantia de que o clássico (se ele ocorrer, claro) será no Beira-Rio.

Não é problema só do Inter, claro. Muitos passarão por situação semelhante. O Santos, por exemplo, joga amanhã contra o Mogi Mirim e depois viaja até a Bolívia, para atuar na altitude de La Paz contra o Bolívar. A seguir, retorna desta partida extremamente complicada e que exige fisicamente dos jogadores para jogar um provável clássico com o São Paulo, talvez no Morumbi. Vida difícil.

O problema é a comparação com o Grêmio. O Tricolor teve uma semana inteira para se preparar para o jogo de hoje, contra o Canoas. Semana que vem, folga na quarta-feira. Terá outros sete dias até o provável Gre-Nal, para só depois pensar no Fortaleza, dia 2. Calendário muito mais tranquilo. Não é um "privilégio" por não jogar Libertadores e sim a Copa do Brasil. Afinal, agora, ambas as competições correm juntas e estão na mesma fase. Só que o time de Luxemburgo deu sorte de começar suas oitavas uma semana depois. Alguns, como Palmeiras, São Paulo e Atlético/MG, já jogam na semana que vem.

Decisões pelo Brasil. E fora dele
Várias das fases decisivas dos estaduais começam hoje. Além de Grêmio x Canoas, jogam no Rio Bangu x Botafogo, às 18h30, jogo único como o do Olímpico. Na capital paulista, também sem jogo de volta, se enfrentam São Paulo x Bragantino.

Mas é claro: o jogaço deste sábado é Barcelona x Real Madrid, no Camp Nou. Faltando cinco rodadas, a vantagem dos madrilenhos é de quatro pontos. Caso não perca, o time de Mourinho encaminha o título. Vencendo, praticamente o garante. Mas se perder embola tudo. Uma verdadeira final antecipada.

Na Alemanha, o Borussia Dortmund precisa apenas vencer seu tocaio de Mönchengladbach para confirmar o bicampeonato. É logo mais, às 10h30.

Comentários