Almanaque para a última rodada

13 das 16 equipes que disputam o Campeonato Gaúcho chegam à última rodada com objetivos. Somente Juventude e Santa Cruz-RS (que se enfrentam), além do São Luiz, estão desmotivados. Abaixo, as brigas e o que cada um precisa amanhã. Muitos times estão envolvidos em mais de um tipo de disputa, tal o formulismo do campeonato.

PELO DIREITO DE JOGAR EM CASA
A briga para ver quem faz mais pontos na Taça Farroupilha e leva os mata-matas todos para casa é entre Grêmio e Internacional. O Grêmio está hoje um ponto atrás. Mesmo que termine a primeira fase à frente, o Inter pode perder a vantagem caso se classifique nos pênaltis em algum dos mata-matas.

PELA CLASSIFICAÇÃO ÀS QUARTAS DE FINAL
Internacional, Canoas, São José e Grêmio já estão garantidos nas quartas de final. Existe uma vaga aberta no Grupo 1 (disputada entre Ypiranga e Lajeadense) e três no Grupo 2, para as quais seis equipes se candidatam.

Grupo 1
Ypiranga (8): garante classificação se não perder para o Lajeadense no Alviazul.
Lajeadense (6): classifica-se vencendo o Ypiranga em casa por qualquer placar.

Grupo 2
Veranópolis (10): vencendo ou empatando com o Avenida fora de casa se classifica. A situação é tão confortável que mesmo perdendo ele deve passar de fase. Só fica fora se, além de derrota em Santa Cruz do Sul, houvesse um vencedor entre Cerâmica x Novo Hamburgo, o Pelotas vencesse o Cruzeiro em Porto Alegre e o Caxias ganhasse do Grêmio no Olímpico.

Cerâmica (8): recebe o Novo Hamburgo. Uma vitória o classifica. Empatando, precisa que o Caxias não vença o Grêmio. Perdendo, está fora.

Pelotas (8): visita o Cruzeiro-RS. Classifica-se vencendo. Empatando, só fica fora se o Caxias ganhar do Grêmio. Perdendo, está fora.

Novo Hamburgo (8): visita o Cerâmica. A situação é idêntica à de Cerâmica e Pelotas: classifica-se com vitória, se empatar depende de tropeço do Caxias e se perder cai fora.

Caxias (7): visita o Grêmio e só se classifica vencendo. Mesmo assim, precisa que ou Cerâmica e Novo Hamburgo empatem ou o Pelotas não vença o Cruzeiro. Empatando ou perdendo, está eliminado.

Cruzeiro (6): recebe o Pelotas. Só se classifica se vencer o seu jogo e ou Cerâmica e Novo Hamburgo empatem ou o Caxias não vença o Grêmio. Empatando ou perdendo, está fora.

PELA VAGA À SÉRIE D
Há uma vaga em disputa por três equipes.


Veranópolis (26): garante a vaga se vencer o Avenida. Empatando, tem que torcer para o Novo Hamburgo não vencer o Cerâmica e o São José não golear o Canoas. Perdendo, só se classifica se o Novo Hamburgo também perder e o São José no máximo empatar.

Novo Hamburgo (25): se vencer, precisa torcer para que o Veranópolis não vença o Avenida. Empatando, só passa se o Veranópolis perder e o São José não ganhar. Perdendo, está fora.

São José (24): se vencer o Canoas por um gol de diferença, precisa que o Veranópolis perca e o Novo Hamburgo no máximo obtenha um empate. Vencendo por diferença superior a dois gols, o Veranópolis pode até empatar, desde que o Noia não vença. Empatando ou perdendo, está fora.

REBAIXAMENTO
Apenas 1 dos 3 se salva.


Avenida (12): está livre se derrotar o Veranópolis em casa. Empatando, precisa torcer para que Ypiranga e Canoas não vençam. Perdendo, só se salva se o Ypiranga perder e o Canoas no máximo empatar.

Ypiranga (11): vencendo, torce para que o Avenida no máximo empate. Empatando, precisa de derrota do Avenida e que o Canoas não vença. Perdendo, está rebaixado.

Canoas (10): só se salva se vencer. Mesmo assim, precisa que Avenida e Ypiranga não vençam. Qualquer outra combinação o rebaixa.

Comentários

Rodrigo disse…
Só uma correção Vicente...
Pro Ypiranga só a vitória serve amanhã, porque empatando ele não alcança o Avenida no número de vitórias.
Chico disse…
Temos que vencer o caxias hoje.