Os brasileiros em La Paz na Libertadores

Jogar na altitude de 3,6 mil metros de La Paz é sempre um transtorno para os times brasileiros. O fantasma da altitude sempre existiu, mas a derrota da seleção brasileira para a Bolívia em 1993, por 2 a 0, colaborou ainda mais para que o drama aumentasse - afinal, foi a primeira derrota do Brasil na história das Eliminatórias.

O Internacional, que joga nesta quarta contra o The Strongest, nunca atuou num local tão alto. Fica impossível buscar um histórico a partir daí, mas podemos procurar um outro estudo. Decidimos averiguar como foram os brasileiros na altitude de La Paz pela Libertadores. Não contamos Potosí, que fica ainda mais acima do nível do mar (4 mil metros).

1962: pela primeira fase, o Santos de Pelé foi à capital boliviana e teve dificuldades para bater o Deportivo Municipal, por 4 a 3. Na Vila, os bolivianos foram facilmente derrotados por 6 a 1.

1974: novamente, o Deportivo Municipal era o representante boliviano que cruzou o caminho brasileiro. Primeiro, foi o Palmeiras, que venceu por 1 a 0; depois, o São Paulo, que empatou em 1 a 1. Ambos os jogos foram na primeira fase.

1983: em um dos mais célebres jogos de brasileiros contra bolivianos em La Paz, o Grêmio venceu o Bolívar de virada, por 2 a 1. O Flamengo não teve a mesma competência: levou 3 a 1 no Hernando Siles.

1992: mais uma vez o Bolívar cruzou o caminho de um brasileiro que seria campeão, no caso, o São Paulo de Telê Santana. O jogo da altitude terminou em 1 a 1. O Criciúma também foi a La Paz e saiu de lá com o mesmo resultado.

1995: nas oitavas de final, o Palmeiras levou 1 a 0 do Bolívar na altitude - se classificaria depois, metendo 3 a 0 em São Paulo.

2000: o The Strongest jogou contra Juventude e Palmeiras, e venceu ambas: fez 5 a 1 nos caxienses e 4 a 2 nos paulistas. Foram as únicas vitórias dos bolivianos, que caíram na primeira fase, como lanternas do grupo. Em outro grupo da primeira fase, o Bolívar goleou o Atlético/MG por 4 a 0.

2002: outro jogo emblemático. O Atlético/PR aplicava 5 a 1 no Bolívar, mas cedeu um incrível empate em 5 a 5.

2003: já classificado, o Grêmio foi a La Paz enfrentar um Bolívar que lutava pela classificação, e perdeu para o time local por 1 a 0. Em outro grupo, o Corinthians venceu o The Strongest no altiplano por 2 a 0.

2004: o São Caetano venceu o The Strongest por 2 a 0, confirmando sua classificação na altitude da capital boliviana.

2005: em um jogaço no Hernando Siles, o Santos perdeu para o Bolívar por 4 a 3, em sua estreia na Libertadores. Já o São Paulo ficou num emocionante 3 a 3 com o The Strongest, pela primeira fase.

2006: o Goiás foi a La Paz e levou 1 a 0 do The Strongest, pela primeira fase.

Em 18 jogos na capital boliviana, os times brasileiros acumulam cinco vitórias, cinco empates e oito derrotas. O The Strongest recebeu brazucas seis vezes, ganhando três, perdendo duas e empatando uma vez.

Comentários

Igor Natusch disse…
La Paz é um lugarzinho TINHOSO mesmo. Mas o Inter tem mais time, é favorito, basta jogar com atenção que leva.

Cabañas não lembrar dos 3x0 que o América-MEX aplicou no Flamengo é o SURREALISMO do dia.
pauloveiga disse…
vim pesquisar isso em 2021