Mais que catimba

O Olímpia é um bom time. Tem jogadores experientes, de qualidade técnica, que conhecem a Libertadores. Orteman, por exemplo, pode não ter dado certo em lugar algum a não ser lá, mas sabe jogar, e muito bem. Ontem, foi importantíssimo. Não só pelo gol. No fim do jogo, ajudou a segurar a bola no campo de ataque, como os bons matreiros sabem fazer. Quem acha que o Flamengo perdeu por conta de violência ou catimba paraguaia, está sendo simplista. Há tempo sabemos que o rubro-negro está longe de ser um time confiável em 2012.

A situação dos cariocas não chega a ser desesperadora, mas é complicada. Com 5 pontos, o Flamengo visita o Emelec e recebe o Lanús. Na próxima rodada, precisa vencer de qualquer maneira em Guayaquil. O ideal é que os paraguaios arrancassem um bom resultado em Buenos Aires. Aí, bastaria empatar com os argentinos em casa na última rodada que a vaga viria. O complicado é que o Fla não depende só de si. Mas, vencendo as duas que restam, tem chances imensas, monstruosas, de se classificar.

O brabo é ganhar as duas. Porque futebol tem faltado, severamente.

Outros jogos
No clássico chileno, a Universidad Católica venceu a Unión Española por 2 a 1. Vai a 6 pontos, contra 7 dos rivais. O Bolívar também tem 7, e o Atlético Júnior está matematicamente eliminado, com apenas 1. A Católica joga duas fora de casa, mas tem boas chances. Principalmente porque a próxima é contra o Júnior, enquanto Bolívar e Española se enfrentam no Chile. Os cruzados podem terminar a penúltima rodada na frente. Bastaria segurar um empate na altitude de La Paz para a vaga vir. Não é fácil, mas há chances. A vitória de ontem foi fundamental.

Outro grupo equilibrado é o 7. Ontem, o Defensor bateu o Chivas por 1 a 0, resultado fundamental. Os uruguaios vão a 6 pontos, só que não jogam mais em casa. Chivas e Deportivo Quito têm 4, contra 9 do Vélez, quase classificado.

Hoje, o Fluminense deve se garantir como o primeiro clube matematicamente classificado à próxima fase. Pode até empatar com o Zamora na Venezuela, desde que o Boca vença o Arsenal na Bombonera. Cenário bem possível.


Comentários