A antítese de 2011

O Peñarol, atual vice-campeão sul-americano, está fora da Libertadores. A triste notícia foi dada ontem à torcida carbonera. O empate que se desenhava em Santiago já era trágico e mortal para os aurinegros. A noite toda, aliás, foi bem difícil.

Logo de cara, a Universidad de Chile abriu o placar com Rodríguez. Muito cedo, 2 minutos de jogo. O Peñarol passou a pressionar, e de tanto bater conseguiu empatar, a 6 do segundo tempo, com o zagueiro Valdez. Mas o intenso ritmo do primeiro tempo cobrou seu preço no segundo. O gol que manteria vivo o time charrua não saía nunca. Veio, sim, a pá de cal: de novo Rodríguez, aos 47. Um no começo, outro no fim. Encerra-se forma melancólica a breve passagem do Peñarol pela Libertadores 2012.

Para desespero da torcida carbonera, o Nacional/URU ganhou e se manteve vivo. Derrotou o Alianza Lima com um belo gol de letra de Viudez, já aos dramáticos 23 do segundo tempo. Chegou aos 6 pontos, contra 7 de Libertad e Vasco. Os cariocas jogam duas fora, uruguaios e paraguaios atuam uma vez em casa e outra como visitante. Nacional x Vasco será em Montevidéu. Chave equilibrada e totalmente indefinida. E é bom lembrar que o Alianza, mesmo tendo ficado para trás (3 pontinhos), joga as duas que restam em Lima. Não está morto, portanto.

No grupo corintiano, o Nacional/PAR ficou só 0 a 0 com o Deportivo Táchira, na Venezuela. Não está morto o Nacional Querido: tem 4 pontos, mas recebe tanto Corinthians (8) como Cruz Azul (7). Segue no páreo.

Quarta continental
À tarde, Milan x Barcelona jogam em San Siro. Nada chama mais a atenção hoje do que este jogaço. Os italianos são dos poucos times capazes de tirar os catalães do rumo do pentacampeonato. À noite, é Olímpia x Flamengo que vale à pena ser assistido. Peleia braba no acanhado Manuel Ferreira.


Comentários