Surpresa ou lógica?

É claro que ninguém esperava que dois times do interior fizessem a final da Taça Piratini, e quem disser que sabia disso no começo de janeiro tem imensa probabilidade de estar mentindo. Mas, pegando pela campanha que vêm fazendo Novo Hamburgo e Caxias, a decisão deste primeiro turno do Gauchão é absolutamente justa. E, mais que isso, lógica.

Novo Hamburgo e Caxias têm as duas melhores campanhas da Taça Piratini. Só eles fizeram 17 pontos na primeira fase. Com as semifinais, o Noia chega a 23 pontos, 77% de aproveitamento, contra 21 do Caxias, 70%. O Inter fez 59%; o Grêmio, 57%. Não se pode dizer que, desta vez, os mata-matas classificaram duas equipes que nem foram tudo isso na primeira fase e se aproveitaram da fórmula para chegarem longe. As duas melhores campanhas decidem o turno. A lógica do campeonato acabou prevalecendo nos matas. Ponto final.

Se o Caxias superou suas limitações para derrotar o Grêmio nos pênaltis, o Novo Hamburgo chegou de forma não menos dramática à decisão. No jogo de ontem, quem dominou foi o Juventude: começou melhor, levou a virada, seguiu dominando e empatou com justiça, aos 39 do segundo tempo. Levou o terceiro aos 46, um duro castigo. O Noia poderia ter jogado mais. Recuou cedo demais, foi dominado na maior parte do tempo, mas foi mortal quando devia ser. Como o Caxias diante do Grêmio, aliás.

Só torço, muito, para que o jogo seja transmitido via TV aberta. O interior merece essa festa. A favorita Dupla Gre-Nal tem uma semana inteira para treinar e reverter a lógica deste Gauchão.

Paulista: empate emocionante entre Palmeiras (3º, 22) e São Paulo (6º, 19), 3 a 3. Destaque também para o outro jogo entre times da elite brasileira: goleada do Santos (4º, 21) sobre a Ponte Preta (9º, 15), 6 a 1. O time da Vila joga o melhor futebol do estado nas últimas rodadas. O Corinthians (1º, 26) lidera com seu pragmatismo absoluto: venceu por, adivinhem, 1 a 0 o vice-lanterna Botafogo/SP (19º, 6).

Carioca: o Vasco vinha com 100% de aproveitamento, tirara a touca flamenguista, mas na final prevaleceu a melhor qualidade individual do time do Fluminense: 3 a 1. Flu, campeão da Taça Guanabara 19 anos depois, e finalista do Campeonato Carioca. Jogará a Libertadores bem mais tranquilo a partir de agora.

Paranaense: o Atlético/PR está na final do estadual. Neste domingo, sagrou-se campeão do primeiro turno ao vencer por 3 a 1 o Paranavaí. Foi a 26 pontos, contra 25 do Coritiba, que fez 5 a 0 no Roma. O Cianorte, que era líder até a última rodada, ficou no empate em 1 a 1 com o Arapongas e terminou também com 25.

Catarinense: o Figueirense está garantido no quadrangular final. Goleou o Camboriú por 5 a 1 e conquistou o primeiro turno do estadual.

Comentários

Lourenço disse…
Eu acho e espero que para o interior o jogo passa. Para cá, tanto faz. Se ainda fosse Caju, seria legal. Novo Hamburgo e Caxias eu não pretendo ver.

Que gol do Deco. E o Rodolfo está irreconhecível depois que voltou da Europa.
André Egg disse…
Na verdade pode nem ter final o Paranaense, se o Atlético ganhar o segundo turno também, como fez o Coxa ano passado.

Mas acho difícil, por que no segundo turno o Coritiba tem a vantagem de jogar em casa contra Atlético e Cianorte.

Mas que coisa esse gauchão hein?
Vicente Fonseca disse…
Surpreendente, André. Como há tempos não acontecia diante do absoluto domínio dos grandes da capital.
Sancho disse…
A RBS confirmou a transmissão da final ao vivo para todo o Estado. É o mínimo...