Sem brilho, mas com objetivos cumpridos

O Grêmio tinha dois objetivos: vencer e, se desse, sem sofrer gols. Conseguiu ambos, embora não tenha tido uma boa atuação. Mas, embora estejamos no Gauchão, era justamente o resultado positivo, mais que o desempenho do time, o que de fato importava.

O esquema faceiro e inventado de Caio Júnior, com um volante e três meias, tornou-se possível pela postura do São Luiz. Repleto de desfalques, o time de Ijuí foi a Porto Alegre para fazer o que dava: segurar o empate. Jogou num 3-6-1 com Araújo completamente isolado entre os zagueiros tricolores, o que fez a equipe da capital jogar o primeiro tempo todo no campo de ataque, sem ser acossada. Não criava chances, tal a eficiência do ferrolho, mas era quase impossível que uma hora a bola não entrasse.

Leandro sofreu falta na meia da lua, a fraca arbitragem se confundiu e marcou pênalti, mas Kleber perdeu. Mesmo assim, o lance deu maior confiança ao Grêmio. Minutos depois, Júlio César sofreu pênalti claro, mas aí a arbitragem não deu, em novo equívoco. Leandro, pela ponta esquerda, era perigoso. Porém, longe do gol, sua arrancada perde um pouco do propósito. Seria melhor driblar zagueiros próximos à área do que volantes e laterais na intermediária. Marco Antônio, pelo outro lado, foi um completo fracasso. Sorte que Marquinhos era produtivo. E terá que sê-lo, enquanto Pelaipe não achar um substituto para Douglas, que retorna ao Corinthians.

No fim das contas, a vitória veio na qualidade individual. Kleber se redimiu do pênalti perdido, e seria um crime se não o fizesse: recebeu passe maravilhoso de letra de Marcelo Moreno, que o deixou na cara do ótimo goleiro Vanderlei. É interessante notar que ambos se movimentam de forma que ora um é o centroavante, ora é o outro. Já adiantei isso há alguns dias: pelas características de ambos, poderiam ter esta interessante troca de posições durante os jogos. Jogam juntos há menos de um mês, mas parece que se conhecem há anos. É um dos poucos pontos positivos deste começo de ano do Grêmio.

O São Luiz exigiu do Grêmio defensivamente no segundo tempo. Com substituições ofensivas, o time de Ijuí chegou a ensaiar uma pressão entre os 15 e os 25 minutos, mas sem criar chances. Naldo mostrou-se seguro, especialmente na bola aérea. Nos minutos finais, Victor foi obrigado a algumas defesas em chutes de longe. O time visitante tentava aproveitar o gramado molhado. O Grêmio criou suas chances também, testou uma gurizada, mas o 1 a 0 acabou refletindo bem o jogo.

Para o Gre-Nal, aposto na volta de Léo Gago e Gabriel ao time. Com a atuação de hoje, Naldo deve permanecer. O Grêmio ainda não é uma equipe pronta, ao contrário do Inter, mas mostrou que pode vencer na base da qualidade individual de seus atacantes, se necessário. Gre-Nais em começo de ano são sempre prematuros, mas não há jeito. As cobranças a Caio Júnior podem cessar ou aumentar. Em um mês de trabalho, será a primeira grande decisão enfrentada pelo técnico tricolor.

Em tempo:
- Um time que não marca gols há mais de quatro horas de jogo não pode se dar ao luxo de manter Sandro Sotilli no banco.

Campeonato Gaúcho 2012 - Taça Piratini - Primeira Fase - 4ª rodada
2/fevereiro/2012
GRÊMIO 1 x SÃO LUIZ 0
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Público: 8.493
Renda: R$ 133.168,75
Gol: Kleber 40 do 1º
Cartão amarelo: Da Silva
GRÊMIO: Victor (6), Mário Fernandes (6), Naldo (6), Grolli (5,5) e Júlio César (5,5); Fernando (6), Marquinhos (6) (Felipe Guedes, 33 do 2º - sem nota), Marco Antônio (4) e Leandro (6) (Yuri Mamute, 29 do 2º - sem nota); Kleber (6) e Marcelo Moreno (6,5) (Felipe Nunes, 39 do 2º - sem nota). Técnico: Caio Júnior (5,5)
SÃO LUIZ: Vanderlei (7,5), Marcelo Mineiro (5,5) (Douglas, 16 do 2º - 5,5), Thiago Costa (5,5) e Neguette (5); Danilo (5), Da Silva (5,5) (Adriano Paulista, intervalo - 5,5), William Santos (5,5), Thiago Corrêa (4,5), Kim (5) e Xaro (5,5); Araújo (4,5) (Sandro Sotilli, 34 do 2º - sem nota). Técnico: Gelson Conte (6)


Comentários

henrique disse…
difícil avaliar (estreia, gauchao), mas, esse naldo, num bom time, entra bem. sempre que participou, resolveu a situaçao.
Marcus Staffen disse…
Estaria Roger "Secco" retornando? Ainda acho um bom nome...

Abraços

Marcus
Vicente Fonseca disse…
Acho que esse 10 que dizem que está retornando é o Diego Souza, Marcus. Mas é puro chute meu, claro.

E concordo que o Naldo demonstrou seriedade, Lique. Me lembrou o lendário Evaldo - aquele que, como tu disse, entrou bem num time ajeitado.

Abraços.