Caminho livre para os titulares

O plano é evidente, e imagino que em breve o Internacional o anuncie. Basta pegar o calendário: a decisão da Taça Piratini ocorre no próximo dia 29. Até lá, o Inter enfrenta o Pelotas (18/02), as quartas de final (22/02) e a semifinal (25/02), caso vá passando. O próximo jogo da Libertadores, contra o Santos, na Vila Belmiro, é só no dia 8 de março. A conclusão é óbvia: titulares até o final deste primeiro turno, para buscar a vaga na decisão.

A estratégia certamente será cumprida. Durante a Taça Farroupilha, o Inter jogará cinco vezes pela Libertadores. Utilizando a ideia cumprida contra o Once Caldas, de poupar titulares pelo Gauchão no jogo anterior ao da competição continental, o Inter deverá poupar seus principais jogadores em mais da metade dos jogos do estadual. Isto, sem dúvida, enfraquece as possibilidades de conquista: o aproveitamento dos titulares em 2012 é de 86,7%; o dos reservas, que só jogaram o Gauchão, 33,3%.

Como normalmente ocorre nos Gauchões desde que esta fórmula foi adotada, o primeiro turno é disputado a tapa justamente por isso: no segundo turno, ocorre coincidência de datas com competições maiores. Para os que disputam Libertadores, ganhar o primeiro turno dá fôlego; para os que não a disputam, é quase sinônimo de título. Tanto que em três dos quatro anos, o campeão do primeiro turno foi campeão gaúcho. Só não foi assim em 2011, mas aí os dois grandes estavam juntos na Libertadores.

Portanto, o Grêmio também deve abrir o olho e buscar o título da Taça Piratini a todo custo. Até porque a Copa do Brasil também vai concorrer com o Gauchão lá adiante, mas os primeiros jogos da Taça Farroupilha só coincidirão com partidas ainda preliminares do torneio nacional. A tendência é que ao menos um possível Gre-Nal da Taça Farroupilha seja no Olímpico, o que é vantagem gremista. Ganhando a Piratini, o Tricolor encaminha o título. Se der Inter, o torneio fica em aberto, mas com pressão forte sobre o lado azul.

O calendário colorado durante a Taça Farroupilha
03/03 - Inter x Ypiranga: abertura da Taça Farroupilha. A tendência indica reservas, caso o time dispute a final da Taça Piratini, para evitar desgaste. Se o time tiver caído antes, jogarão os titulares, para ganharem ritmo.
08/03 - Santos x Inter: viagem não muito longa, o que pode indicar titulares no jogo seguinte. Porém, como é partida difícil, é provável que reservas joguem a partida anterior ao duelo, pelo Gauchão.
11/03 - Santa Cruz x Inter: o provável são titulares, com alguns poupados por desgaste ou para evitar lesões. O jogo seguinte da Libertadores tem folga de cinco dias e é em casa.
16/03 - Inter x The Strongest: sexta à noite, no Beira-Rio. Dificulta a utilização de titulares no fim de semana.
18/03 - Inter x Juventude: distância de 49 horas do jogo pela Libertadores. Mesmo em casa, só reservas devem jogar, até porque há viagem longa adiante.
21/03 - The Strongest x Inter: viagem desgastante até a Bolívia e jogo na altitude de La Paz. Exigirá demais fisicamente do elenco.
25/03 - Inter x São José: a longa viagem e os 3,6 mil metros de altitude de La Paz forçarão a utilização de reservas.
28/03 - Lajeadense x Inter: boa oportunidade para que joguem os titulares, pois é jogo no meio de uma semana de folga na Libertadores. Será pela quinta rodada, sendo que em três das quatro anteriores terão jogado reservas. Possivelmente haverá necessidade de pontuar, contra um adversário forte, e fora de casa.
01/04 - Inter x Canoas: mesmo em casa, duvido que atuem muitos titulares. Há jogo difícil pela Libertadores logo adiante. Talvez por ser em casa, atuem alguns poucos, caso haja necessidade de pontuação ou dar ritmo de jogo a alguns deles.
04/04 - Inter x Santos: jogo importante e difícil, em casa, no dia do aniversário do clube. Pode definir classificação. Concentração total.
08/04 - São Luiz x Inter: aposto em titulares. Não há Libertadores tão cedo, e pode haver necessidade de evitar Gre-Nal prematuro ou até mesmo de pontos para classificação, se algo ocorrer fora do previsto.
15/04 - Quartas de final da Taça Farroupilha: possivelmente joguem reservas. A única exceção é se for Gre-Nal.
19/04 - Juan Aurich x Inter: viagem longa até o Peru. Se o time estiver classificado, titulares podem ser poupados do desgaste de irem até lá.

Dali em diante, todas as datas serão mata-matas, ou por Libertadores, ou por Gauchão, caso o time vá se classificando. Já fica longe demais para projetar qualquer coisa, mas Dorival Júnior seguirá quebrando a cabeça...

Comentários