A qualidade decidirá, ou não

Pompilio Páez, técnico do Once Caldas, tem razão: o Inter é favorito para vencer hoje e se classificar semana que vem. O que não significa, claro, que sua equipe não possa eliminar o Colorado. As chances não são muito maiores do que 50% para nenhum dos lados. O Once Caldas é tinhoso, matreiro, copeiro. E forte também. Além de decidir em casa, lugar de onde Santos, São Paulo e Boca Juniors não saíram vivos no já longínquo ano de 2004.

Em 2011, na contramão de sua gloriosa jornada campeã, o Once não venceu nenhuma partida em casa na Libertadores, mas também não foi derrotado fora dela. Curioso, mas serve de alerta para hoje. O argumento de que o Inter está recém começando a temporada não vale, ou melhor, vale para ambos. Foi Páez quem lembrou que sua equipe vive a mesma situação.

Se a falta de ritmo não serve de desculpa, o bom entrosamento não serve como trunfo. O Colorado atuará hoje com 10 jogadores que estavam no Gre-Nal da última rodada do Brasileirão. Mas o Once Caldas terá em campo sete atletas que decidiram e perderam, nos pênaltis, o Campeonato Colombiano contra o Atlético Júnior, também no mês passado.

No fim das contas, o que pode desequilibrar é a qualidade. E aí, o Inter tem mais. Dagoberto foi o reforço do ano passado para cá, que acrescenta muito. Só que, claro, nem sempre é a qualidade que se impõe numa Libertadores. Jogar a primeira em casa tem suas vantagens, mas é preciso fazer o resultado. Buscar placar em Manizales semana que vem, possivelmente sem D'Alessandro, seria terrível. 1 a 0 hoje, sem sofrer gol em casa, é motivo para comemoração.

A Libertadores começa bem demais com um jogo deste tamanho.

A estreia de Marcelo Moreno
O Grêmio, enfim, terá a referência que Miralles não é, nem nunca foi. Marcelo Moreno se junta a Kleber no ataque que todos os gremistas tanto desejam ver jogando junto, e fazendo gols. É um centroavante, mas não aipim: movimenta-se e dá opções. Possivelmente, com o passar dos jogos e com o entrosamento sendo adquirido, se revezará com Kleber nesta função.

Caio Júnior precisa hoje da vitória sobre o Canoas. Boas atuações serão bem-vindas, mas o resultado é o que importa no momento, para dar a tranquilidade que o time precisa para crescer. O próximo jogo é fora de novo, contra o Juventude, parada torta. E o campeonato, embora não seja prioridade, é de tiro-curto: perder muitos pontos agora pode significar desvantagens logo ali adiante.

Em tempo:
- Lajeadense estreia hoje seu novo estádio, o Alviazul, contra o Caxias. Bom jogo, reunindo duas equipes vitoriosas da rodada de estreia.

- Libertadores começou com vitórias dos mandantes. O Arsenal Sarandí goleou o Sport Huancayo por 3 a 0 e está com um pé na fase de grupos. Já o Nacional/ECU fez 1 a 0 no Libertad e complicou a vida dos paraguaios, figurinhas carimbadas das últimas Libertadores. Hoje é a vez do Flamengo, que anunciou Vagner Love, encarar a altitude de Potosí.

- Será a despedida de D'Alessandro hoje à noite?

Comentários