Uma volta para casa

Caio Júnior e o Grêmio se conhecem bem. Revelação tricolor nos anos 80, o ex-centroavante e agora treinador tricolor reiterou várias vezes se sentir em casa em sua primeira coletiva como comandante gremista. Foi, inclusive, jogador no primeiro mandato de Paulo Odone, em 1987. Daí, possivelmente, venha a simpatia do presidente por ele, mesmo que não possua o estilo sanguíneo que a atual direção tanto aprecia.

Mesmo que tenha sido apenas um primeiro contato, já temos algumas pistas de como será o Grêmio de 2012, ao menos o que está na cabeça do recém contratado técnico: um time veloz, e que buscará o gol com apetite. Caio Júnior falou em equilíbrio, mas ressaltou que seus times criam muitas chances e atacam o adversário. Mais ou menos o discurso de Renato Portaluppi. Bem diferente de Celso Roth. Sobre Douglas, disse que o quer no time por sua qualidade diferenciada, mas que sua lentidão pode ser compensada com um outro meia rápido a seu lado. Marquinhos pode estar com os dias contados, ao menos em nível de titularidade.

Caio Júnior, já externei esta opinião mais de uma vez (inclusive no Carta na Mesa), é uma boa aposta que faz o Grêmio. Um técnico com experiência em clubes grandes de Rio e São Paulo, sempre com bons trabalhos, e ainda com muito apetite por títulos, por não ter alcançado nenhum significativo em sua relativamente curta carreira. É identificado com o clube, conhece tudo no Estádio Olímpico. Em um ambiente que precisa de tranquilidade para começar uma temporada que será de pressão, tem um discurso polido e equilibrado. Ao mesmo tempo, é confiante: se disse preparado para assumir o Grêmio num momento de necessidade de títulos. "Ele jamais diria o contrário", bradarão alguns. Mas podia ter se omitido, o que é bem mais conveniente.

A temporada 2012 será a de maior pressão por títulos do Grêmio nos últimos anos. Em 2006, tudo era festa após a volta à Série A. Em 2007, se queria muito a Libertadores, mas houve tolerância após o vice-campeonato, pelo esforço da equipe e pela reduzida capacidade de investimento que o clube dispunha. Em 2008, com um time barato, o vice brasileiro foi comemorado, embora frustrante. Em 2009, começaram as pressões: um time caro, que fracassou na Libertadores. Em 2010 os gremistas já estavam sedentos por uma conquista, mas o time parou no Santos. Neste ano, foi insuportável: 10 anos de aniversário do último grande título é simbólico. Fora que 2010, que terminou promissor, trouxe uma expectativa imensa, que foi frustrada dia após dia.

Em 2012, um dos três títulos entre Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro ou Sul-Americana, ao menos, terá que parar no Olímpico. Algo menos que isso será considerado um fracasso. Caio Júnior precisa, realmente, estar bem preparado para o desafio.

Começo errado
Nesta segunda foi sinalizada a possibilidade de o Internacional atuar nos primeiros jogos do Gauchão 2012 com reservas. A temporada nem começou e o Colorado já começa errando, caso isso se confirme. Ano após ano, repito minha opinião sobre este assunto, e não a mudarei até que os fatos provem o contrário. O Inter não precisa entrar com titulares em todos os primeiros jogos do estadual, mas ao menos em alguns deveria. Não só porque já dará ao Grêmio uma evidente vantagem logo de saída, mas porque há um Gre-Nal já no dia 5 de fevereiro e, principalmente, dois duelos da fase preliminar da Libertadores em 25 de janeiro e 1º de fevereiro. Enfrentar os colombianos sem ritmo de jogo, voltando das férias, é péssimo negócio. O Gauchão pode ser um estorvo no calendário, mas ajuda neste sentido.

Lista de dispensas
Quem fica e quem sai de Porto Alegre para o ano que vem?

A pergunta é capciosa. Certamente, Grêmio e Internacional precisam renovar seus elencos, ainda que por motivos diferentes: o Tricolor porque precisa acrescentar qualidade e mudar a figura de um elenco que fracassou este ano; o Colorado porque tem um time cheio de medalhões, envelhecido, e que clama por renovação.

É claro que muitos podem ficar, até para compor grupo. Mas nomes como Rodolfo, Gabriel, Edcarlos, Rafael Marques, Diego Clementino, Lúcio, Lauro, Renan, Índio, Sorondo, Bolívar, Sandro Silva, Jô e Zé Roberto deveriam procurar outros ares. Outros, como Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Marquinhos, André Lima, Kleber, Andrezinho, Tinga e Guiñazu poderiam entrar em negociação ou, no mínimo, ter suas titularidades repensadas.

Seleções
Boa a seleção da Bola de Prata da Placar. Sempre há algumas discordâncias, ainda que seja muito do lado pessoal: não vi essa bola toda nos desempenhos de Marcos Assunção, Paulo André e Montillo, mas é do jogo. Neymar, na média, foi realmente fantástico, e não digo que seja injusta sua Bola de Ouro - embora meu craque do campeonato seja outro. Vocês ouvirão no Carta na Mesa desta quinta, quando elegeremos a nossa seleção do Brasileirão 2011.

A da CBF foi um fiasco completo, especialmente pela péssima produção, erros bisonhos e constrangimentos de todo o tipo. O Carta na Mesa, garanto, não fará fiasco - e nosso orçamento é bem menor que o deles. GESTÃO, meus amigos.

Comentários

Zezinho disse…
Professor, onde os ESTRANGEIROS poderão votar pra seleção do DILMÃO?
Vicente Fonseca disse…
Quem não puder comparecer, mas veio a pelo menos um programa no ano (teu caso), podem mandar suas seleções na caixa de comentários de qualquer post ou para o meu e-mail.
Gustavo Levin disse…
Discordo plenamente quanto a Índio e Guiñazú. Os dois mostram que ainda podem ser titulares do Inter sim senhor. No caso do Renan, segue como reserva de Muriel mesmo.

No caso do Kleber, talvez ele já esteja de saída mesmo. O Inter deve renovar com o Fabrício mas deveria voltar a dar chances ao promissor guri Zé Mário.

E quanto ao Juan? O Inter vai ou não vai vender esse moleque pra Inter de Milão? Outros nessa lista de dispensas: Mathias, Glaydson, Lauro
Vicente Fonseca disse…
O Índio terá 37 anos em 2012. É hora de buscar alguém com mais lenha para queimar. O Guiñazu, com 34, até tem condições, também porque é fisicamente impressionante. Mas poderia vir alguém para, no mínimo, lhe ameaçar a posição. A meu ver, já não contribui tanto quanto em outros tempos.
Samir disse…
Professor, achas que Gilberto pode/deve ser negociado? Concordo que as atuações dele não foram no nível que se esperava, mas vale o adendo de que passou mto tempo longe do Brasil e, olhando o retrospecto de casos parecidos com o dele, jogadores de fora precisam de um tempo para se readaptar.

De resto, quinta nossa seleção será melhor do que qquer CBF ou Placar da vida!
Gustavo Levin disse…
Ainda sobre zagueiros, parece que o Inter pode fechar com o Henrique, do Palmeiras, que tem o mesmo empresário do Dagoberto. Acho que é uma boa. Além disso, os garotos Romário e Dalton ainda não tiveram chance. Poderiam ser boas apostas. Ah, e um zagueiro que deveria ir embora mesmo é o Bolívar. Ficariamos com as seguintes opções de zaga: Moledo, Índio, Henrique, Romário e Dalton

E foi mesmo ridícula a premiação da CBF. Não apenas nos vencedores como na cerimônia, nunca a vi tão bagunçada e desorganizada como foi a desse ano!

Minha seleção do campeonato, baseado nos indicados desse ano, seria: Fernando Prass (VAS); Bruno (FIG), Dedé (VAS), Emerson (CTB) e Kléber (INT); Paulinho (COR), Arouca (SAN), T. Neves (FLA) e D. Souza (VAS); Fred (FLU) e L. Damião (INT). Técnico: Jorginho (FIG)
Lourenço disse…
Cara, a cerimônia foi de uma desorganização lamentável. A seleção em si não foi a melhor também, mas menos estranha que a de outros anos.

Mas para mim nada foi pior que a fritada que o Marco Maia deu no Vuaden, único representante do futebol gaúcho premiado.
Vicente Fonseca disse…
Gilberto Silva ainda não se justificou, Samir. Pode ser que tenha melhor rendimento começando uma temporada descansado - chegou da Europa após um ano inteiro de trabalho. Por isso eu não o dispensaria, mas também não acharia tragédia se deixasse o Olímpico.

Henrique, do Palmeiras, é um bom zagueiro, Gustavo. Embora não tenha ido bem no Campeonato Brasileiro. Caso semelhante ao do Gilberto Silva. Em 2012, depois de pré-temporada, pode ser outra história.
Paul disse…
Sem querer fazer terrorismo com os gremistas, mas assistindo o Linha de Passe na ESPN Brasil segunda de noite, a contratação de Caio Júnior pelo Grêmio foi tratada por TODA A MESA meio como uma piada interna que eles já sabem o final.
Alguém mais viu esse programa?