Um time que tinha que entrar para a história

A final foi um resumo da Copa Sul-Americana: superioridade total da Universidad de Chile. Se houve um pecado que se pode apontar no timaço montado por Jorge Sampaoli, foi o desperdício de oportunidades de gol. Mesmo assim, ele só ocorreu por conta de outra qualidade, que é uma característica especial desta equipe: criar muitas chances. Só perde quem cria. E La U cria muito, o tempo todo.

A LDU, experiente e copeira, não foi páreo. Só teve duas ou três conclusões perigosas, no segundo tempo, sempre na iniciativa pessoal de Barcos. Não tem mais a dinâmica de outros tempos, mas mesmo assim é um time de respeito, que eliminou o bom Vélez com duas vitórias na semifinal. Mas a Universidad de Chile tem, além da experiência de Canales (29 anos), Vargas (revelação aos olhos sul-americanos, mas já com 28 de idade), uma qualidade técnica notável e um incomum senso coletivo.

O jogo foi unilateral. O gol cedo de Vargas, aos três minutos de jogo, poderia sinalizar uma Universidad que puxaria o freio de mão e administraria a já imensa vantagem que trazia do Equador, aliada ao gol de largada. Times brasileiros talvez fizessem isso (o Santos fez contra o Kashiwa, por exemplo). Mas La U não tira o pé. E quem acompanhou a campanha vitoriosa, impecável e invicta, sabia que este time não relaxaria mesmo diante da vantagem.

Foi ataque contra defesa na maior parte do tempo. O fator que trazia alguma aflição era a vantagem mínima de 1 a 0, pois qualquer gol equatoriano deixariam os visitantes a um tento da prorrogação. Mesmo assim, foi só pelo histórico copeiro da LDU e pelos gols perdidos. Em campo, a Liga nunca esteve próxima do empate. O 2 a 0, de Lorenzetti, era o mínimo. O 3 a 0, golaço maior de Vargas (lembrou o Romário dos bons tempos, pela arrancada e conclusão), foi o que traduz o jogo.

São 35 jogos de invencibilidade, um semestre sem perder. 4 a 0 no agregado das finais. Dez vitórias e dois empates em 12 jogos. Um total de 21 gols marcados e apenas dois sofridos. Foi um massacre. O título mais merecido no futebol continental em muitos anos. Nem o Colo Colo, campeão da América de 1991, era tão forte. Aliás, a torcida do Cacique perdeu hoje a exclusividade de ser o único time chileno a ganhar um campeonato internacional. Se este timaço não se desmontar, a Libertadores 2012 já tem um favorito.

24 minutos
Ao contrário da maioria, achei a atuação do Santos bem satisfatória ontem. Em suma, a equipe de Muricy Ramalho definiu o jogo em 24 minutos, mesmo sem jogar tão bem assim. Tirou o pé a partir daí, sofreu um gol, mas não correu grandes riscos de se desclassificar. Classificação sem sobressaltos e sem cansar demais o time, além de ter mostrado um Neymar, como de hábito, espetacular.

Claro que houve problemas, e é sempre bom discuti-los, mas nada que invoque um perigo de goleada do Barcelona no domingo. O Santos atuou contra o Kashiwa Reysol com a atenção de quem atua contra o Kashiwa Reysol, não contra o melhor time do mundo. Os primeiros minutos mostraram um jogo pegado, de divididas ríspidas, e os santistas não tiraram o corpo fora de nenhuma delas. Neymar e Borges eram vistos marcando e desarmando os japoneses. Ganso fez um primeiro tempo interessado e de bom nível.

Na etapa final estão os maiores poréns, quase todos voltados para o sistema defensivo. O termo "Avenida Durval" chegou a ser um dos temas mais comentados no Twitter durante o segundo tempo. É claro que o Barcelona não desperdiçaria as chances que o campeão japonês perdeu, mas é certo que a postura do time de Muricy não seria tão leniente diante dos catalães do que foi nos 45 minutos finais da semifinal.


Comentários

Chico disse…
La U, indiscutivelmente campeão. Melhor time durante toda a copa.

Há 15 anos o Tricolor conquistava o bicampeonato brasileiro. Parabéns pra todos nós.
vine disse…
Tua impressão quanto ao jogo do Santos me deixou mais "aliviado" para a final.
Com a análise do jogo do Barcelona, a chave será mesmo marcar a saída de bola pra vencer a partida. Vide o Al-Sadd, que se resguardou e levou 4.
Vicente Fonseca disse…
http://aovivo.ducker.com.br/2011/12/15/jogo-completo-gremio-2-x-0-portuguesa-final-brasileirao-1996-15anosdobi/

O jogo completo do bi brasileiro em 1996.
Vicente Fonseca disse…
Mauro Galvão = craque do jogo.