Um grande ataque começa pelo 10

Kleber e Marcelo Moreno devem formar um grande ataque para o Grêmio de 2012. O boliviano será apresentado amanhã, com pompa e circunstância, torcida convocada a comparecer, coletiva concorrida. Pode vir ainda Carlos Eduardo. Garantia de sucesso?

Não, se Douglas não renovar. O Grêmio não pode prescindir de seu camisa 10 atual, jogador de rara qualidade em passes e lançamentos, reconhecido pela capacidade de deixar os companheiros na cara do gol. Com Douglas, tanto Kleber como Marcelo Moreno tendem a fazer muitos gols. Sem ele, será preciso buscar um jogador de qualidade para abastecer os dois atacantes, a fim de que o time tenha a garantia de não sofrer contratempos em seu setor ofensivo.

Carlos Eduardo, não se enganem, não é o substituto de Douglas. Pode funcionar como uma peça complementar ao setor criativo e de ataque maravilhosa. Fará o papel de Escudero neste Brasileirão, dando movimentação e ainda mais qualidade do que pode oferecer o argentino. Mas não é o cérebro, o armador. É um meia-atacante, que entra na área, tabela, faz gols. Mas não é um ás nas assistências. Não conheço Marco Antônio a ponto de julgá-lo pelas características, mas também não parece ser o caso. E, mesmo que fosse, não é o ideal trocar um meia de reconhecido nível por uma aposta, que veio de um clube médio.

Enquanto isso, Adilson foi vendido ao Terek Grozny, da Rússia. Daí pode vir o dinheiro da permanência de Douglas - a dispensa de alguns outros medalhões também pode ajudar. Mas óbvio: caso ele não queira continuar, nem se deve insistir. O negócio é ir procurando alguém de nível parecido. Montillo, quem sabe?

Em tempo:
- São Paulo se aproxima de Cortês, do Botafogo. Kleber, do Inter, deve ir para o Vasco.

- Cinco anos depois do gol do título mundial do Inter, Adriano Gabiru acerta sua ida ao CSA. Jogará a Série D em 2012.

Comentários

augusto g. disse…
Pergunta: vale a pena manter Douglas no time e ver ele sair sem compensação financeira no fim do ano?

Se a compensação for esses 2 milhões que andam falando eu sinceramente troco um título de Copa do Brasil e/ou Sul Americana por essa grana.

Às vezes vejo que os dirigentes se apegam muito a questão financeira, quando a contribuição que o atleta pode dar em campo pode ser mais valiosa que o dinheiro. Afinal, é só um contrato: o retorno do clube ao final dele não precisa necessariamente ser financeiro.
Vicente Fonseca disse…
Acredito que somente o prêmio pelo título da Copa do Brasil já seria maior que esses R$ 2 milhões, Augusto.
Lourenço disse…
Aos gremistas que querem liberar o Douglas: NUNCA MAIS reclamem que o Borges está fazendo gol.
Samir disse…
E se Douglas sair, não há reposição no mercado. A menos que Marquinhos jogue o que nunca jogou, ou que Marco Antonio seja mto bom de bola, não há um jogador com essas características. Montillo não vem, SP oferece 10 milhões de euros mais qquer jogador do elenco e Cruzeiro n liberou, Grêmio não banca essa proposta.

Qro q ele fique, mas que ele queira ficar acima de tudo. Os últimos meses dele aqui foram deploráveis. Q ele fique aqui com a cabeça aqui.