O Papai Noel de cada um

Neste 24 de dezembro, confira como estão os principais clubes brasileiros em relação a saídas, contratações e um esboço de time para o ano que vem.


ATLÉTICO/MG
Chegou: Leandro Donizete, Nikão, Marcos Rocha, Sheslon e Danilinho.
Saiu: Toró, Guilherme Santos, Renan Oliveira, Leandro e Gilberto.
Pode chegar: Diego Tardelli.
Pode sair: Pierre.
Esboço 2012: Renan Ribeiro, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Triguinho; Dudu Cearense, Richarlyson, Daniel Carvalho e Danilinho; Guilherme e André (Diego Tardelli).
Situação: um pouco mais comedido em relação a outros anos, o Galo mantém bons nomes, mas precisa fazer time. Manter a base é o primeiro passo.

ATLÉTICO/PR
Saiu: Marcelo Oliveira.
Pode sair: Cléber Santana e Wendel Santos.
Esboço 2012: Renan Rocha, Paulo Baier, Manoel, Gustavo e Paulinho; Deivid, Renan, Branquinho e Marcinho; Guerrón e García.
Situação: preocupante. Só veio o técnico Paulo Roberto Falcão até agora. Na escalação hipotética, Paulo Baier aparece como lateral por um simples motivo: não há nenhum camisa 2 no elenco.

BAHIA
Chegou: Rafael Donato e Boiadeiro.
Saiu: Paulo Miranda.
Pode chegar: Magno Alves, Somália e Zé Roberto.
Esboço 2012: Marcelo Lomba, Boiadeiro, Danny Morais, Rafael Donato e Ávine; Fahel, Fabinho, Magno (Somália) e Ricardinho; Lulinha (Zé Roberto) e Souza (Magno Alves).
Situação: conseguiu vaga na Sul-Americana e busca nomes experientes para crescer ano que vem. Veio pouca gente ainda, mas as cogitações são de quem busca outro patamar.

BOTAFOGO
Chegou: Brinner e Andrezinho.
Saiu: Cortês, Alexandre Oliveira, Léo e Alessandro.
Pode sair: Somália e Everton.
Esboço 2012: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Somália, Maicosuel e Elkeson; Herrera e Abreu.
Situação: o elenco de 2011 era bom, mas já perdeu os titulares das duas laterais. Precisa de contratações pontuais para a maioria das posições, mas não pode prescindir de trazer gente para encorpar o grupo.

CORINTHIANS
Chegou: Gílson, Felipe, Bill, Élton e Vitor Júnior.
Pode chegar: Cássio.
Esboço 2012: Júlio César (Cássio), Alessandro, Paulo André, Leandro Castan (Chicão) e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo (Willian); Emerson (Jorge Henrique) e Liédson (Adriano ou Élton).
Situação: com um elenco forte, Tite ainda ganha opções para o ataque, como Bill e Élton. Nenhuma contratação ainda foi de impacto, embora o clube sonhe com Montillo.

CORITIBA
Chegou: Renan Oliveira, Jackson, Lincoln e Júnior Urso.
Saiu: Bill, Leandro Donizete e Jonas.
Pode sair: Marcos Aurélio e Léo Gago.
Esboço 2012: Vanderlei, Jackson, Emerson, Jeci e Eltinho; Léo Gago (Júnior Urso), Willian, Lincoln e Rafinha; Marcos Aurélio (Everton) e Marcel.
Situação: o bom time de 2011 vai se desfazendo, e o Coxa busca alternativas. O sonhado retorno de Keirrison pode ser o trunfo para o ano que vem.

CRUZEIRO
Chegou: Marcelo Oliveira, Gílson, Arias, Amaral, Rudnei, Thiago Carvalho, Mateus, Bernardo, Marcos Camilo, Thiaguinho, Pedro Ken, Anderson Lessa, Kieza e Wellington.
Saiu: Fabrício.
Pode chegar: Walter, Marcos Aurélio e Osvaldo.
Pode sair: Montillo.
Esboço 2012: Fábio, Marcos, Léo, Victorino e Diego Renan; Amaral, Leandro Guerreiro, Montillo (Bernardo) e Roger; Wallyson (Osvaldo) e Wellington Paulista (Marcos Aurélio).
Situação: muita gente chegando, mas poucos que realmente acrescentam. O Cruzeiro mudará completamente de figura após o fiasco este ano. Se perder Montillo, precisa pegar uma boa grana para contratar melhor do que vem consegundo.

FIGUEIRENSE
Chegou: Toró, Luiz Fernando, Guilherme Santos, Fred e Doriva.
Saiu: Maicon, Edson Silva, Juninho, Wellington Nem e Bruno Vieira.
Pode sair: Somália.
Esboço 2012: Wilson, Pablo, João Paulo, Fred e Hélder; Ygor, Toró, Elias e Fernandes; Aloísio e Júlio César.
Situação: o tetracampeão Branco assume o lugar do tetracampeão Jorginho. No elenco, a principal perda é a de Wellington Nem, que retorna do empréstimo para o Fluminense. A aposta é, novamente, em um time barato e organizado.

FLAMENGO
Chegou: Magal, Egídio, Camacho e Kleberson.
Saiu: Vander, Ronaldo Angelim e Fernando.
Pode chegar: Bolívar e Montillo.
Esboço 2012: Felipe, Léo Moura, Welinton (Bolívar), Alex Silva e Júnior César; Willians, Maldonado, Renato Abreu (Montillo) e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.
Situação: mantém a base forte de 2011 e busca contratações pontuais para posições específicas. Porém, não chegou ninguém até agora que realmente traga essa qualidade a mais.

FLUMINENSE
Chegou: Anderson, Wagner, Bruno e Wellington Nem.
Saiu: Fernando Bob, Mariano, André Luís, Márcio Rosário, Souza, Araújo, Diogo e Jefferson.
Esboço 2012: Diego Cavalieri, Bruno, Elivélton, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Valencia, Wagner e Deco (Martinuccio); Rafael Sobis (Wellington Nem) e Fred (Rafael Moura).
Situação: fora o ótimo repatriamento do ex-cruzeirense Wagner, os dois principais reforços vieram do Figueirense: Bruno e Wellington Nem. De resto, o Flu faz uma limpa no elenco, livrando-se de jogadores caros, que não deram resposta.

GRÊMIO
Chegou:
Sorondo, Marcelo Moreno, Pablo, Marco Antônio, Edilson, Douglas Grolli, Felipe Nunes e Kleber.
Saiu: Adilson, Rafael Marques, Rodolfo, Edcarlos, Diego Clementino, Mithyuê e Willian Magrão.
Pode chegar: Carlos Eduardo e Léo Gago.
Pode sair: Gabriel, Escudero, Douglas e André Lima.
Esboço 2012: Victor, Mário Fernandes, Saimon, Sorondo e Júlio César; Fernando, Fábio Rochemback (Gilberto Silva), Marquinhos e Douglas (Carlos Eduardo); Kleber e Marcelo Moreno.
Situação: clube que mais se reforçou até agora. Além do técnico Caio Júnior, chegam reforços de peso, como Kleber e Marcelo Moreno, além da cogitação sobre o retorno de Carlos Eduardo. Douglas, porém, pode estar dizendo adeus.

INTERNACIONAL
Chegou: Dagoberto e Daniel.
Saiu: Sorondo, Siloé, Lauro e Andrezinho.
Pode chegar: Manoel e Douglas.
Pode sair: Kleber, Juan, Zé Roberto e Bolívar.
Esboço 2012: Muriel, Nei, Juan (Índio), Rodrigo Moledo e Kleber (Fabrício); Bolatti, Guiñazu, Oscar e D'Alessandro; Dagoberto e Leandro Damião.
Situação: renova o elenco em doses pequenas. A vinda de Dagoberto dará nova vida ao ataque, ultradependente de Leandro Damião em 2011.

PALMEIRAS
Chegou: Wendel Santos, Román, Juninho e Pierre.
Saiu: Gabriel Silva e Kleber.
Pode chegar: Diego Tardelli e William.
Esboço 2012: Deola (Marcos), Cicinho, Henrique, Román e Juninho; Pierre, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Valdívia; Luan e Maikon Leite.
Situação: Juninho é boa contratação, Pierre é um bom retorno, mas precisa contratar mais e melhor para ficar no nível dos melhores do país.

SANTOS
Chegou: Jonas.
Esboço 2012: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Henrique, Elano (Ibson) e Ganso; Neymar e Borges.
Situação: forte como em 2011, quase sem mudanças. A permanência ou não de Neymar sempre é assunto...

SÃO PAULO
Chegou: Maicon, Paulo Miranda, Edson Silva, Cortês, Cléber Santana e Fabrício.
Saiu: Dagoberto e Rivaldo.
Pode chegar: Guerrón.
Esboço 2012: Rogério Ceni, Jean, Rhodolfo, João Filipe e Cortês (Juan); Wellington (Casemiro), Fabrício (Denílson), Lucas e Cícero; Fernandinho (Guerrón) e Luís Fabiano.
Situação: a perda de Dagoberto é considerável, mas vem contratando bem. Promete time forte.

VASCO
Chegou: Renato Augusto.
Saiu: Irrazábal, Bernardo, Márcio Careca, Leandro e Élton.
Pode chegar: Kleber, Rodolfo e Parra.
Esboço 2012: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar (Kleber); Nilton (Eduardo Costa), Rômulo, Juninho (Felipe) e Diego Souza; Éder Luís e Alecsandro.
Situação: procura gente grande, mas as perdas de Bernardo e Élton ainda não foram repostas. Por enquanto, está mais fraco. Mas deve formar time forte.

Comentários

Lourenço disse…
Muito bom, mas eu insisto: o Falcão não está acertado com o Atlético.