Mais um que atravessa a José de Alencar

Não podemos condenar o Internacional por liberar Sorondo. Em quatro anos e meio de Beira-Rio, o uruguaio atuou poucas vezes. Lesionou-se demais, quase sempre com gravidade. Não teve sequência de jogos. Foi absolutamente impossível dar o retorno esperado - isso sem entrar no mérito financeiro, pois não ganha pouco.

Tampouco se pode condenar o Grêmio por contratá-lo. Tem 32 anos, idade suficiente para considerarmos um jogador muito experiente, mas ainda com alguma lenha para queimar. Não encaro, porém, Sorondo como uma solução para a zaga gremista. É uma aposta. Nas vezes em que atuou no Inter e no Defensor, onde o vi jogar, demonstrou ter qualidades: é firme, sabe sair jogando, ótimo no jogo aéreo, tem liderança por imposição, embora seja quieto. Mas não é a questão técnica que pesa, e sim a física. É por aí que a contratação pode dar errado.

Justamente por isso Sorondo não deve ser o único zagueiro a ser contratado pelo Grêmio para 2012. Não conto o jovem Grolli, do Chapecoense, neste cálculo. Em termos de jogadores com potencial para titularidade, é preciso no mínimo mais um. Para nível de grupo, Sorondo será ao menos um excelente reserva, embora a tendência indique que começará como titular. Isso se não sofrer no Olímpico com as inúmeras lesões que o marcaram no Beira-Rio.

Em tempo:
- Lento, Sorondo precisará de proteção. Se a ideia é aproveitá-lo como titular, Gilberto Silva, ainda mais vagaroso, perde espaço.

- Bustos, Hidalgo e Gavilán foram outros estrangeiros que trocaram um time pelo outro. Só o paraguaio deu certo tanto de vermelho como de azul. O Grêmio ainda contou, nos anos 90, com dois zagueiros que haviam atuado antes pelo Internacional: Adílson e Mauro Galvão. Nem é preciso comentar o quanto deram certo. Já Rodrigo, que trocou o Grêmio pelo Inter, falhou nos dois clubes. Contratar jogador do rival não é ciência exata.

- Lateral Alessandro foi dispensado pelo Botafogo. Diz que não merecia. Mas, a bem da verdade, mereceu sim. Há anos que não jogava nada. Uma mudança de ares fará bem.

Comentários

Pedro Heberle disse…
Disse algumas vezes no Carta na Mesa que Sorondo, mesmo lento, mesmo com as inúmeras lesões, é tecnicamente um dos melhores zagueiros que já vi no Internacional. Perda para o Inter? Somente no quesito rivalidade, já que, como bem apontou o Vicente, o clube não pode ser culpado de dispensar um jogador que simplesmente não conseguia ter ritmo de jogo. De legado, fica o gol contra o Estudiantes e as boas atuações na Libertadores de 2010.

Pode dar certo, mas concordo novamente com o Vicente: aos 32 anos, o competente uruguaio é apenas uma aposta.
Vicente Fonseca disse…
Detalhe: não joga desde o Gauchão. Lá se vão nove longos meses.
André Kruse disse…
Eu não diria que o Hidalgo "deu errado" no Grêmio. Ele foi contratado para suprir uma carência na lateral esquerda (só tinhamos Pico) e jogou maioria das partidas (digamos com uma média 6)
Mário disse…
Acho que, com a saída de Adílson e Willian Magrão, Gilberto Silva volta a ser opção como volante, não como zagueiro.

Quanto ao Sorondo, por que não? Aposta por aposta, melhor um que já tenha jogado alguma coisa do que alguém que não jogue nada. Além disso, a cláusula de redução de salário em caso de lesão deixa o clube bastante protegido.
Vicente Fonseca disse…
Mário, falo justamente do Gilberto Silva no meio. O Sorondo precisa de alguém que o proteja e seja rápido, principalmente por causa da cobertura. Na zaga, com os dois lentos, é impensável.

André, o Hidalgo não jogou absolutamente nada. Ficou seis meses aqui e saiu por deficiência técnica, perdendo espaço para o Hélder, que era limitadíssimo. Mas, como acho que ninguém esperava muita coisa, ficou dentro da expectativa mesmo.
Lourenço disse…
Rachão do Grêmio em 2012
http://www.youtube.com/watch?v=hMR1BO1sLxE
Vicente Fonseca disse…
HAHAH. Grande vídeo, Lourenço.
Lourenço disse…
É aquela velha piada.
No dia 4, apresentação do grupo.
- Sorondo, conhece o Kléber?
- Só de passagem...