Falcão, Dagoberto e Oswaldo

As duas principais notícias da tarde desta quinta envolvem o Inter. Uma delas, diretamente: depois da oficialização por parte do São Paulo, que chegou a colocar no seu site que o Colorado pagaria R$ 1,4 milhão, foi a vez do time gaúcho confirmar a vinda de Dagoberto, que iniciará a temporada no Beira-Rio. Negociação lenta, arrastada (os maldosos dizem que durou cinco anos), mas enfim concretizada.

Dagoberto deve cair como uma luva num time que tem várias opções de criação, um grande centroavante, mas que carece de objetividade e velocidade na transição meio-ataque. O Inter ganha, de quebra, um Homem Gre-Nal. Óbvio, Dagoberto nunca jogou o clássico, mas já cansou de marcar gols contra o Grêmio. Fez um em 2006 pelo Atlético/PR, três em 2009 e outros em 2010 pelo São Paulo. Mais que Índio e D'Alessandro, que jogam na província há anos.

A outra novidade diz respeito ao maior jogador da história do Inter: Paulo Roberto Falcão é o novo técnico do Atlético/PR. Ótima escolha do ex-craque: pegará um clube grande, que não deve enfrentar grandes dificuldades para retornar da Série B, caso faça um trabalho minimamente organizado. É a chance de crescer profissionalmente, alcançar sucesso e se projetar com alguma segurança, como fizeram, por exemplo, Mano Menezes, Dorival Júnior e Jorginho.

O Botafogo, por sua vez, anunciou Andrezinho e o sumido Oswaldo de Oliveira. Uma péssima escolha: há anos não treina ninguém no Brasil (lembro pela última vez dele no mediano Cruzeiro de 2006), e quando treinava raramente montava times consistentes. Tendência é o Fogão começar patinando em 2012.

Em tempo:
- Grêmio de olho em Léo Gago. Bom jogador para compor grupo.

Comentários

Lourenço disse…
O Falcão ainda não está certo no Atlético...e não concordo que seria uma ótima escolha, embora talvez o Falcão não tenha opções melhores. Ele, que sempre quer "um projeto", que não gosta que o pressionem, vai pegar o Atlético/PR com a maior pressão e a maior urgência nos últimos 20 anos. Não tem "plantar sementes" ou implantar estilo: se aparentar que não vai conseguir subir, o Atlético vai chamar o Geninho ou o Levir Culpi.
Vicente Fonseca disse…
Ele pode escolher o "projeto" Série A 2013. Sinceramente, pela experiência de Corinthians, Vasco, Coritiba e Portuguesa, é perfeitamente alcançável. Acho até que a escolha pelo Atlético (até de tarde parecia certo) seria um sinalizador de que ele tá baixando a bola e parado de pensar que é o Ferguson sul-americano.
Lourenço disse…
Pensando bem, isso que tu falou no final me chamou a atenção: o Falcão acha que é o Ferguson e o Atlético PR acha que é o Manchester United, então tá tudo certo.
Mas além de tudo, não sei se cabem o ego dele e do Petraglia dentro do Atlético, a longo prazo.

E só para continuar implicando com o teu texto, também acho que o Oswaldo é uma enganação e não daria certo aqui, mas não sei se o Botafogo fez tão errado. Parece que ele fez um trabalho bom, com títulos, ficando bastante tempo no Japão. É um técnico vencedor aqui no Brasil também. O Botafogo precisa de uns caras acostumados a vencer.
Vicente Fonseca disse…
Obrigado pela implicância, Lourenço. Feliz Festivus a todos nós.
Lourenço disse…
Único feriado possível. Já estou colocando o cano para decorar a sala.
Vicente Fonseca disse…
Excelente.

Até à noite, na demonstração de força!