A dúvida argentina

Desde o início da semana, tem-se falado na possibilidade de D'Alessandro não jogar o Gre-Nal do próximo domingo. A preocupação no Estádio Beira-Rio aumentou nesta quinta, quando ele deixou o treino mais cedo, novamente por sentir dores na panturrilha da perna esquerda. Não se trata de um migué, como Fabiano na final do Gauchão de 1997: o argentino não deixaria de treinar com a intensidade que a semana mais decisiva do ano exige apenas para enganar o rival.

O Inter, sem D'Alessandro, decai bastante. Perde em criatividade, lucidez e fluidez no seu meio-campo. Andrezinho, seu substituto natural, é bem mais lento. É um jogador de característica bem diferente. Pesado, aproxima-se bem menos do ataque que Andrés. Não costuma ter o mesmo rendimento quando começa uma partida em comparação com suas atuações quando entra no decorrer dos jogos. É bom jogador, mas muda o jeito de jogar do time. E, claro, tem menos qualidade técnica que D'Alessandro, embora tenha sido tão decisivo nos últimos Gre-Nais que disputou quanto o portenho.

Na verdade, projetar o Inter sem D'Alessandro é um exercício que faço e que Dorival Júnior deve estar fazendo, já que o seguro morreu de velho. Mas não acredito que ele deixe de atuar por causa dessa dor. É um desconforto, pode deixá-lo descontado, mas é uma decisão da mais alta importância: um Gre-Nal, valendo vaga na Libertadores, com necessidade absoluta de vitória. E não há mais jogos depois, só no fim de janeiro. Vale à pena correr o risco de colocá-lo em campo, mesmo que se lesione e tenha que sair no primeiro tempo. Um jogador deste nível é bom ter sempre por perto, descontado fisicamente ou não.

O reforço que vem do tribunal
A pena aplicada a Bolívar pela entrada em Dodô, de seis meses de suspensão, era justa e exemplar. No entanto, como sempre, o STJD voltou atrás: dois joguinhos de gancho e 15 dias sem poder atuar. Na prática, apenas o retirou do Gre-Nal. Seu substituto será Índio, o jogador que mais marcou gol no maior clássico gaúcho em atividade no Rio Grande do Sul: balançou as redes gremistas seis vezes, todas com Victor sob as traves. O STJD, no fim das contas, reforçou o Colorado.

Treinos fechados
Celso Roth fechou o treino, um de seus últimos no comando gremista. Finalmente um pouquinho do clima de semana Gre-Nal em Porto Alegre, e partindo do lado de quem não ambiciona mais nada no campeonato. O Grêmio deve ter no Gre-Nal exatamente a mesma escalação do clássico do dia 28 de agosto, quando venceu por 2 a 1: Victor, Mário Fernandes, Vilson, Saimon e Júlio César; Fernando, Fábio Rochemback, Marquinhos, Douglas e Escudero; André Lima. Desmobilizado ou não, é o que melhor o clube pode dispor hoje. Jogo duro para o Inter.

Comentários

Lique disse…
notícia quente: primeiro grenal de 2012 será disputado entre juniores.
Lourenço disse…
www.peleiafc.com/2011/12/sao-jose-apresenta-anderson-pico-e.html

Com essa dupla, pintou o time a ser batido no Gauchão 2012.
Vicente Fonseca disse…
São José x Cruzeiro é a única final possível do Gauchão 2012.
Sancho disse…
Eu DUVIDO que o D'Alessandro nao jogue.
Zezinho disse…
Inter 3x1 - D'Alessandro, Índio e Leandro Damião; Douglas, de pênalti.

Me cobrem
Lique disse…
ouvindo o carta hoje vi que tu fez a mesma piada. hehehe. perdi.
Vicente Fonseca disse…
Também duvido, Sancho.

Tivemos a mesma ideia, Lique. Ninguém perdeu. Ou todos perdemos.

hehe