Boa chance de glórias

2012 terá a última edição da Copa do Brasil desfalcada pelos clubes que disputam a Taça Libertadores da América. É uma grande chance a todos aqueles clubes que estão sedentos por uma possibilidade que de fato representa um atalho para disputar a principal competição da América - fora ser uma conquista nacional, claro.

O Grêmio, evidentemente, está incluído dentro deste contexto. A cada ano que o tricolor não consegue se incluir no grupo de participantes da Libertadores (2008 e 2010, mais recentemente), o Olímpico respira a tentativa do inédito penta da Copa do Brasil, competição dominada pelo clube da Azenha nos anos 90 (quatro títulos, três vices e nove semifinais).

Ontem, a CBF divulgou a tabela da edição 2012 da Copa do Brasil, que terá, em princípio, Grêmio e São Paulo como os dois principais candidatos ao título, pelo que vêm investindo. Claro que Botafogo, Cruzeiro, Palmeiras, Atlético Mineiro e até mesmo a Portuguesa, entre outros, não podem ser jamais desprezados.

Abaixo, um esboço do possível caminho gremista no ano que vem. Notem que, ao menos até as quartas de final, o time de Caio Júnior deve entrar sempre como favorito. Da semifinal em diante é que a coisa encrespa de vez e, mesmo assim, diante dos investimentos que estão sendo feitos para 2012, o Grêmio entraria, hoje, em melhores condições que os três prováveis adversários. Não cruzando com as zebras, o tricolor é um dos favoritos.

Primeira fase: River Plate/SE
Segunda fase: Ipatinga
Oitavas de final: Náutico
Quartas de final: Bahia ou Portuguesa
Semifinal: Palmeiras, Cruzeiro ou Atlético Paranaense
Final: São Paulo, Atlético Mineiro, Coritiba, Sport ou Botafogo

Marcelo Moreno
Sua vinda está muito bem encaminhada. Há muitos anos o Grêmio não contratava uma dupla de ataque tão promissora e que causa tanta expectativa. Talvez desde Paulo Nunes e Amato, que não deram certo, lá no ano 2000. A venda de Adilson ao futebol ucraniano, negócio que parecia mais próximo em outros dias, deve ser o fator que viabilizaria a vinda do artilheiro boliviano. Lembrando: Kleber e Marcelo Moreno não atuaram juntos no Cruzeiro. O primeiro chegou a Belo Horizonte em 2009, o segundo saiu de lá em 2008.

Kashiwa x Santos
A maioria lerá este texto quando o jogo estiver acabado, de modo que uma análise seria improfícua em termos de leitura. Mas o Santos é favorito, e não creio em zebras - embora elas tenham passado pelo Mundial Interclubes há exatamente um ano.

A grande final
O grande jogo desta quarta é às 22h15, em Santiago. A Universidad de Chile tem tudo para conquistar sua primeira Copa Sul-Americana. Basta não perder em casa para a LDU.

Comentários

vine disse…
Tomara que seja uns 15 x 0 pro Santos.
Zezinho disse…
Um time que tem Caio Junior como técnico não conseguirá ter controle num vestiário com Kleber ~~Gladiador~~, André Lima ~~Guerreiro Imortal~~, Brandão, Marcelo Moreno, Douglas e Gabriel.

Caio Jr será demitido no final de junho, quando estiver em 16º, após derrota pra Ponte Preta, em casa.

E, claro, o Grêmio não ganhará NADA em 2012. Nem Gauchão.

Meu 'Eu já sabia' do VI Trofeu Ás de Espadas.

Me cobrem
Igor Natusch disse…
Existisse Twitter em 1980, rolaria a hashtag #NacionalDay. Colorados rebateriam dizendo que "Grêmio não ganha nada". Torcedor é sempre chato.
Lourenço disse…
Muito bons os programas da Seleção do Brasileirão e da Troféu Ás de Espadas.
Chico disse…
Dia do Mazembaço!