Sábado decisivo na Série B

O Campeonato Brasileiro começa hoje sua antepenúltima rodada, mas o dia será de tensão mesmo é na Série B. As nove partidas do dia envolvem pelo menos um time interessado em cada uma delas. Em seis delas, os dois times têm interesses em subir para a Série A ou não cair para a C. Somente Goiás, Criciúma, Vila Nova e Salgueiro jogam para cumprir tabela.

Os holofotes voltam-se para a ponta de cima. Com a Portuguesa já campeã (goleou o lanterna Duque de Caxias em sua despedida do Canindé no ano por 4 a 0), hoje deve ser confirmada a promoção do Náutico, que caiu em 2009. O Timbu precisa apenas de um empate contra o Boa Esporte, em Varginha. Caso perca, só não sobe se o Vitória vencer o São Caetano - e mesmo assim terá todas as vantagens para conseguir na última rodada. A Ponte Preta também pode confirmar a promoção neste sábado - o mesmo vale para o Bragantino, embora seja mais complicado.

Lá atrás, a briga é intensa. Até o 11º colocado, o ABC, com 50 pontos, pode cair. Está cinco pontos à frente do primeiro rebaixado hoje, o São Caetano. Só dois pontinhos separam o 13º do 17º lugar. Dia de calculadora e muitas projeções.

A chance de um novo líder. E do primeiro rebaixado
Pode ser que seja só por uma noite, mas o Vasco tem tudo para terminar o sábado como líder do campeonato. Se vencer o Avaí, ultrapassa (65 a 64) e joga toda a pressão para o Corinthians, que enfrenta domingo o Atlético Mineiro. Já os catarinenses têm tudo para terminarem o dia como o primeiro time matematicamente rebaixado. Só não sairão de São Januário na Série B com uma improvável vitória.

O São Paulo, por sua vez, tem boa chance de terminar o sábado provisoriamente no G-5. Teria que vencer o surpreendente América Mineiro (outro que pode cair de vez, mas no domingo) no Morumbi. É claro que o tricolor paulista ainda pode perder mais duas posições no domingo: para o Flamengo e para o vencedor de Botafogo x Inter. Mas, como o Vasco, deve fazer valer a vantagem de jogar antes e jogar a pressão para os rivais.

No Olímpico, o Grêmio recebe o desesperado Ceará. Para os cearenses, vale a vida. Para os gaúchos, mais um vestibular 2012. Inclusive para Celso Roth, que terá seu futuro definido nesta semana - minha impressão é a de que ele permanecerá.

Dos males, o menor
O Vasco foi punido com a perda de mando de campo por um jogo. Cumprirá contra o Flamengo, na última rodada. Mas nada de drama: o clássico dificilmente seria em São Januário. Deve ocorrer em Volta Redonda ou no Engenhão.

Contrastes
Portuguesa 4 x 0 Duque de Caxias reuniu o líder e o lanterna da Série B. Foi o jogo único da sexta, para satisfazer as exigências televisivas. Os contrastes das campanhas são impressionantes:

Pontos: Portuguesa 78 x 16 Duque de Caxias
Vitórias: Portuguesa 22 x 2 Duque de Caxias
Derrotas: Portuguesa 3 x 25 Duque de Caxias
Gols marcados: Portuguesa 80 x 30 Duque de Caxias
Gols sofridos: Portuguesa 38 x 82 Duque de Caxias
Saldo de gols: Portuguesa 42 x -52 Duque de Caxias (94 gols de diferença)
Aproveitamento: Portuguesa 70,3% x 14,4% Duque de Caxias

Comentários

Sancho disse…
Fosse dirigente do Vasco, mandaria o jogo em Portugal...
Lique disse…
fim de temporada é que nem pré-temporada. até o adílson mete golaço, brandao vira baita centroavante, etc. todo mundo tentando garantir a manutençao para o próximo ano.
Vicente Fonseca disse…
HAHAHA. Boa, Sancho!

(O Canindé não seria uma boa?)

Lique, acho que o Brandão é útil, não? Ao menos no jogo aéreo, se impõe. Não para ser titular, pois é muito tosco, mas é uma boa opção de grupo.
Lique disse…
eu acho, também. assim como o andré lima. os dois sao úteis. mas precisa subir um pouco o nível, senao vai ser outro ano como esse.
Vicente Fonseca disse…
Fato. Ou trazer um segundo atacante de alto nível para jogar com um deles. O André Lima foi muito bem em 2010 com o Jonas, por exemplo.

Se bem que, depois do jogo de hoje, fica difícil não achar que tem que mudar TUDO. hehe