Que venha 2013!

Serão confirmadas oficialmente hoje duas mudanças para melhor no futebol brasileiro e sul-americano. Duas reivindicações antigas do Carta na Manga, que finalmente caíram nas graças da CBF e da Conmebol.

A primeira fortalece a segunda maior competição de clubes do país. Desde 2001, os clubes brasileiros que disputam a Libertadores não podem jogar a Copa do Brasil. Depois de mais uma década em que virou uma mera seletiva para a Libertadores do ano seguinte, a Copa do Brasil voltará a receber os times que, a rigor, são os mais fortes do país. A medida valerá a partir de 2013. A competição, atualmente com 64 clubes, deve passar a ter 80 participantes. Os clubes que jogam a Copa continental entrarão em fases mais adiantadas que os demais.

"Apertará o calendário", dirão alguns. "Não", respondo. Outra sugestão que sempre fizemos aqui é que a Copa do Brasil se alongasse durante o ano, e não fosse disputada apenas de fevereiro a julho, justamente para não causar acúmulo de jogos num mesmo período. Pois a partir de 2013 a competição ocorrerá entre março e novembro, como já é comum na Europa e na recém-nascida (e pessimamente organizada) Copa Argentina. Sem apertos no calendário. Sem baixo nível técnico.

Assim, a Copa do Brasil deixará de ter sua final no mesmo período que a Libertadores. Será decidida antes das fases decisivas da Copa Sul-Americana, para não haver acúmulo de jogos no caso de uma equipe chegar longe em ambas as competições.

A outra mudança, aliás, diz respeito a própria Sul-Americana: é o fim das fases eliminatórias domésticas.Nunca mais teremos um Goiás x Figueirense disputado às moscas. Desde o início, os confrontos serão com equipes estrangeiras, para já dar o gostinho de competição internacional. Mas a melhor é a seguinte: o número de brasileiros na competição diminuirá: de oito para quatro clubes. Outro aumento no nível técnico. O critério de classificação será alterado: em vez de entrar quase todo mundo que não caiu no Brasileiro, disputarão os que forem eliminados da Copa do Brasil antes de começar a Sul-Americana, respeitando a ordem de classificação do Brasileirão anterior.

Em épocas onde o futebol brasileiro recebe notícias como a utilização de um modelo obsoleto e excludente de negociação de direitos de transmissão dos jogos e o aumento cada vez maior dos estaduais, que já ocupam quatro meses do calendário, não deixa de ser uma excelente notícia. E boas notícias merecem, sim, comemorações.

O timaço que parou o Vasco
Entre os 25 e os 27 minutos do segundo tempo do jogo de Santiago, o sonho vascaíno da tríplice coroa em 2011 foi pelos ares. Foi o intervalo entre a expulsão de Fagner, por cotovelada a la Leonardo em Tab Ramos, e o gol de Vargas, o segundo do grande time da Universidad de Chile, 31 jogos invicto e finalista da Copa Sul-Americana com todos os méritos.

Foi uma noite toda difícil. La U é um time fortíssimo, tanto quanto ou mais que o Vasco. O empate em 1 a 1 no Rio de Janeiro dava aos chilenos a vantagem de jogar por um placar sem gols. O time carioca começou com personalidade, jogando no campo adversário, mas sentiu demais quando sofreu o primeiro gol, aos 31 minutos do primeiro tempo, em  jogada de insistência do excelente Canales. Daí em diante, quase só deu o time chileno em campo.

O segundo tempo via um tímido crescimento vascaíno, com a Universidad de Chile especulando nos contra-golpes. Mas faltou sempre Juninho. Pouco inspirado, com muitos erros de passe, parece desgastado com o grande número de partidas deste final de ano. O Vasco chegou uma ou duas vezes com perigo, mais nos chutes de fora da área que na bola trabalhada. Aí veio a expulsão de Fagner, e o gol de Vargas, a pá de cal e o 2 a 0 definitivo.

O não título da Sul-Americana e o provável não título brasileiro no domingo não apagam o grande ano do Vasco. O time de Ricardo e Cristóvão só foi parado por um timaço. A Universidad de Chile é um dos melhores - senão melhor - times da América do Sul. Não se desmanchando, será uma das favoritas ao título da próxima Libertadores. Para esta Sul-Americana, diante da copeiríssima e sempre forte LDU, parece mais time. Mas favoritismo, sabemos, não ganha nada - embora ajude a perder em alguns casos.

Serão dois jogaços, na próxima quarta e na outra, dia 14, concorrendo com a estreia santista no Mundial Interclubes.

Um aviso
O Manchester United perdeu em casa para o Crystal Palace e foi eliminado da Copa da Liga, na Inglaterra. Um aviso para a semana que vem, quando os Diabos Vermelhos têm jogo decisivo contra o suíço Basel, correndo risco de eliminação prematura também na Liga dos Campeões.


Comentários

Lique disse…
desculpa falar em "vaga", mas uma consequência direta do fim da copa do brasil ser apenas no fim do ano será a definiçao da outra vaga para a libertadores apenas nos momentos finais do brasileirao.

e, de alguma forma, essa copa do brasil forte minimiza um pouquinho a falta de mata-mata no brasileirao. a volta do mata-mata entre times poderosos, com torcidas grandes.
Lourenço disse…
É verdade, e outra vantagem é que, com a Copa do Brasil diluída, é menos provável que os clubes larguem de mão o início do Brasileiro para disputá-la, e acaba a história do time que ganha a Copa do Brasil joga o Brasileiro inteiro "pelo título ou nada". Achei uma ótima medida também a da Sul-Americana ter menos vagas, porém já aviso que isso meio que inviabiliza o que aconteceu este ano, de 19 entre 20 ter o que disputar na última rodada. Vai ter mais zona do limbo. Mas sou totalmente favorável.
André Kruse disse…
"O critério de classificação será alterado: em vez de entrar quase todo mundo que não caiu no Brasileiro, disputarão os que forem eliminados da Copa do Brasil antes de começar a Sul-Americana, respeitando a ordem de classificação do Brasileirão anterior

Confesso que não entendi bem como se dará a classificação para a Sula.

As mudanças são salutares. Faltou resolver aquela possibilidade do campeao da Sula roubar uma vaga da Libertadores do Brasileirão. Os argentinos parecem ter solucionadom isso.
Zezinho disse…
Professor, colocando aqui o raciocínio que fizemos ontem (deixando claro que não temos dissertações ou teses para embasá-lo e torná-lo um estudo científico - que é um sonho, claro).

***

Série D

Contando com a Divisão do Pará, teremos 28 estados. Assim, teríamos um representante por estado mais os 4 rebaixados da Série C.

Os 32 clubes seriam divididos em 4 grupos de 8 cada. Haveria turno e returno dentro de cada grupo, classificando-se os 3 primeiros de cada, levando 12 à Segunda Fase.

Os 12 formariam 4 triangulares que, em turno e returno, decidiriam quem subiria à Série C: os campeões de cada triangular. Para o título, um sorteio e cruzamento olímpico.

____

Primeira Fase - 14 datas
Segunda Fase - 4 datas
Fase Final - 4 datas
Total = 22 datas

***

Série C

Contaria com os atuais 20 clubes, mas divididos em 2 grandes grupos de 10: Norte e Sul.

Dentro de cada grupo haveria turno e returno. Classificar-se-iam 4 clubes de cada grupo, totalizando 8 à Segunda Fase. Esses 8 clubes formariam 2 quadrangulares. Os dois primeiros de cada subiriam à Série B, sendo que os campeões fariam a final.

Os 3 últimos de cada grupo fariam o HEXAGONAL DA MORTE, jogando em turno e returno para decidirem os 4 relegados à Série D.

___

Primeira Fase - 18 datas
Segunda Fase - 6 datas
(Torneio da Morte - 10 datas)
Fase Final - 2 datas
Total = 26 (28) datas
***

Série A e Série B continuariam em turno e returno, mas com jogo-desempate em caso de empate em pontos por título, Libertadores, Sulamiranda ou rebaixamento
Chico disse…
Boas essas mudanças na Copa do Brasil e Sul-Americana. Só o ingresso nessa segunda que não concordo muito.

O Vasco escapou de levar um laço ainda maior de la U. Também, um time que joga com Alecsandro e Leandro no ataque não pode fazer golos.
Zezinho disse…
Baseado com o que tivemos em 2011

***

Série C

Grupo Norte:

Águia/PA
América/RN
Araguaína/TO
Brasiliense/DF
Campinense/PB
CRB/AL
Fortaleza/CE
Guarany/CE
Paysandu/PA
Rio Branco/AC

Grupo Sul:

Brasil/RS
Caxias/RS
Chapecoense/SC
Joinville/SC
Ipatinga/MG
Luverdense/MT
Macaé/RJ
Madureira/RJ
Marília/SP
Santo André/SP

***

Série D

Grupo A:
(AC, AM, AP, PA, RO, RR, TA, + 1 rebaixado)

Plácido de Castro/AC
Peñarol/AM
Trem/AP
Independente/PA
Um time de Rondônia
Um time de Roraima
Um time de Tapajós
São Raimundo/PA

Grupo B:
(AL, CE, MA, PB, PE, PI, RN + 1 relegado)

Coruripe/AL
Guarani/CE
Sampaio Corrêa/MA
Treze/PB
Comercial/PI
Santa Cruz/RN
América/RN

Grupo C:
(MT, MS, PR, RJ, RS, SC, SP + 1 relegado)

Cuiabá/MT
CENE/MS
Cianorte/PR
Volta Redonda/RJ
Cruzeiro/RS
Brusque/SC
Oeste/SP
Juventude/RS

Grupo D:
(BA, DF, ES, GO, MG, SE, TO + 1 relegado)

Bahia de Feira/BA
Bosque Formosa/FG
São Mateus/ES
Anapolina/GO
Villa Nova/MG
River Plate/SE
Tocantinópolis/TO
Gama/DF
Zezinho disse…
Todas as divisões teriam televisionamento:

Segunda-feira: Série D (20h)
Terça-feira: Série C (20h)
Quarta-feira: Sulamiranda (20h ou 21h30)
Quinta-feira: Copa do Brasil (20h)
Sexta-feira: Série B (20h)
Sábado: Série B (16h), Série A (18h)
Domingo: Série A (16h e 18h)

***

Quanto aos estaduais, os estados que têm times nas Série A, B ou C teriam seus campeonatos se iniciando no segundo semestre e sem divisão.

Eles seriam regionalizados, em grupos, e os campeões (um número mutável) se juntariam, no começo do ano seguinte, aos times que disputaram uma dessas divisões do Brasileirão.

Para isso, os regulamentos teriam que ter um número mutável de times classificados para a Segunda Fase (com os grandes).

No caso do Rio Grande de 2011, os times do Interior se juntariam a Grêmio, Inter, Caxias e Brasil. Poderiam ser 4 clubes (Juventude, Lajeadense, Novo Hamburgo e Pelotas, via Copa RS). Daí, esses 8 disputariam o título em turno e returno. O campeão do turno pega o campeão do returno, em dois jogos finais. Teríamos 16 datas e um mês de pré-temporada
Vicente Fonseca disse…
Ouvi agora na Gaúcha que a Copa do Brasil só começará para os times que disputam a Libertadores após o encerramento desta última. Estes cinco clubes entrarão nas oitavas de final, junto com outros 11 que forem passando no mata-mata.

Quem se classificará para a Sul-Americana serão os eliminados nas oitavas da Copa do Brasil. O critério para escolher 4 dentre estes 8 será a classificação no Brasileirão anterior.

Complexo, mas justo. Na hora a gente vai conseguir entender. hehe
Sancho disse…
A Copa Sul-Americana agora tem SESSENTA E QUATRO vagas.

Como agora, quatro chegam na fase internacional...
Sancho disse…
Vicente, eles bem que poderiam deixar como esta e fazer esses 8 eliminados se enfrentarem...
Sancho disse…
Nao podem porque nao sao 8. Dahn!

E o numero de times brasileiros na Libertadores varia (5 ou 6). A Copa do Brasil tera alteracao de tempos em tempos.
Vicente Fonseca disse…
A Copa do Brasil não terá alteração de participantes, Sancho. A sexta vaga, se não for para um eventual sexto brasileiro da Libertadores, irá para o líder do Ranking da CBF. No caso, o Grêmio.

Não é porque é o Grêmio que vou deixar de achar isso uma demência. Usar um ranking altamente questionável para balizar participações em fases decisivas dos torneios.
Sancho disse…
Nao e isso, Vicente. Digo do numero de clubes que entram direto nas oitavas-de-final da Copa do Brasil.

P.S.: A proposito, nao se trata de novidade. Salvo melhor juizo, em 1979, Palmeiras e Guarani entraram direto nas oitavas-de-final do BRASILEIRO porque disputvam a Libertadores.
Sancho disse…
Esquece. Te entendi.
Vicente Fonseca disse…
Excelente lembrança essa de 1979, Sancho. Mas note que, mesmo assim, ainda era um critério um pouco mais digno - já que ambos foram os finalistas em 1978. Ainda um absurdo, claro.