Enfim, a polarização

O Campeonato Brasileiro de 2011, finalmente, parece ter destacado seus candidatos ao título, aqueles que irão até o fim disputando a taça: Corinthians e Vasco, os dois que mais lideraram. Neste domingo, venceram seus compromissos enquanto rivais diretos como Fluminense, Flamengo e Botafogo tropeçaram. A distância deles para o terceiro colocado, o Flu, já é de 5 pontos: 61 a 56. Assim, não parece mais tão arriscado afirmar que o Brasil já tem três representantes na Libertadores 2012: Santos, Vasco e Corinthians. E a briga pelas outras três vagas, uma delas direta, fica entre Fluminense (56), Figueirense (56), Botafogo (55), Flamengo (55) e São Paulo (53), com Coritiba (51) e Internacional (51) entrando só por milagre.

O jogo do Engenhão era fundamental justamente para definir em que briga estariam Vasco e Botafogo. Com mais uma atuação excepcional de Dedé, os cruz-maltinos venceram por 2 a 0. Não tivesse o Santos Neymar, o Vasco seria, fácil, o melhor time brasileiro da temporada. Em termos de conjunto, é disparadamente o melhor. E o Botafogo, pelo jeito, já não dá mais o mesmo caldo. Assim como em 2010, na hora decisiva, parece carecer de alternativas - e não digo alternativas de elenco, mas de repertório mesmo.

O Flamengo é outro que deixou de lado a disputa pelo título ao levar 2 a 0 do Coritiba, que ainda sonha (mas só sonha). Briga por Libertadores, no entanto. Aliás, os únicos times que nada mais tem a fazer no campeonato são Grêmio e Santos. Abaixo do tricolor gaúcho, Atlético/GO, Bahia e Palmeiras ainda não se garantiram na Sul-Americana. E do Atlético/MG para baixo, todos podem cair. O Avaí até já é bondade dar como vivo.

Na ponta de baixo, por sinal, a rodada também teve encaminhamentos importantes. O Cruzeiro deixou a zona de rebaixamento aproveitando o imperdoável tropeço do Ceará para os reservas santistas em pleno Presidente Vargas. O Bahia venceu o Dragão em Goiânia e escapou do rebaixamento. O América/MG deu um sinal de que pode se salvar, embora pareça mais com a melhora do moribundo antes da morte. E o Atlético/MG, ao perder para o Figueirense, ficou na mira de novo.

O tabu permanece
O Grêmio segue sem vencer Luiz Felipe Scolari. Mesmo jogando em casa, contra o lanterna do returno, o tricolor gaúcho quase conseguiu a proeza de ser derrotado. O primeiro tempo foi absolutamente tenebroso: apenas uma chance criada, em 45 minutos. No segundo, levou o 2 a 0 em um lance de sorte de Marcos Assunção, que Victor quase salvou, mas deu azar. Menos mal que Brandão, em jogada de Leandro, e Fernando, num golaço após bela jogada de Mário Fernandes, salvaram o time de um fiasco. Mas 2011 é o que menos importa. O noticiário gremista é o de contratações.

Novela sem fim
A última informação é de que Kleber não quer sair de São Paulo, para não ficar longe da família. Parece ter recusado gentilmente a proposta do Grêmio, mas ninguém duvida que seja capaz de assinar ainda hoje, tal o mistério. Fala-se em acerto com Carlos Eduardo e a mira em Vagner Love.


Comentários

arbo disse…
agora é torcer pelo vasco. ou um milagre do figueira.
Vicente Fonseca disse…
Como gremista, pelo histórico de confrontos com o Inter, tendo a enxergar o Corinthians com alguma simpatia. Mas também torço pelo Vasco, pois tem o hino mais bonito de todos. Seria uma baita trilha de fim de ano nos canais esportivos.
vine disse…
E a fome de vitória desse time do Vasco? Fico emocionado vendo uma coisa dessas. Somando-se o "mártir" Ricardo Gomes, torço muito por esse time.
Vicente Fonseca disse…
Ricardo Gomes é mesmo outro fator que me faz torcer pelo Vasco. E Eurico Miranda de fora também.