Derrota dos dois

O empate em 0 a 0 entre Flamengo e Figueirense foi bom para quase todo mundo que briga por Libertadores: Fluminense, Botafogo, Inter, São Paulo... Menos, claro, para Flamengo e Figueirense. Afinal, nesta altura do campeonato, não tem mais essa de empate fora de casa ou contra adversário direto ser resultado positivo.

E isso vale para o time catarinense. Embora seja uma surpresa do campeonato, o Figueirense precisava da vitória e tem muito a lamentar de não tê-la conseguido. Por mais que esteja num lugar que quase ninguém esperava, o Figueira precisa ser tratado como um sério concorrente, gente grande, já que de fato é atualmente. Tanto que a partida do Engenhão não tinha favoritismo, e se há alguém que vem em melhor fase, trata-se do Figueirense, e não do Flamengo.

Com grande simplicidade e eficiência, o Figueirense foi sempre mais consciente e esteve mais perto da vitória. Colaborou o nervosismo do Flamengo, pressionado por sua torcida, que não perdoou a derrota contra o Coritiba, a qual alijou o rubro-negro da briga pelo título. Ronaldinho não foi poupado, pelo contrário: de tão vaiado, errava domínios simples de bola. Desesperou-se com seus erros infantis, prosaicos, mais de uma vez. Renato Abreu saiu vaiado, Alex Silva era uma pilha de nervos (como sempre).

Se não tivesse perdido seu ótimo centroavante Júlio César lesionado logo no começo, o Figueirense possivelmente teria vencido. Até porque seria ele, e não o imberbe Aloísio (ex-Grêmio), que teria batido o pênalti aos 15 minutos do segundo tempo. Paulo Victor defendeu a péssima cobrança, mas é injusto colocar nas costas de Aloísio a não vitória catarinense. Ele assumiu a bronca, coisa que jogadores mais experientes, como Elias e Fernandes, não fizeram. O gol colocaria o Figueirense com 59 pontos, praticamente garantido na Libertadores. Com 57, mantém o 4º lugar, mas sem direito a bobeiras.

O Flamengo se mantém no G-5, com 56, mas precisa vencer o Atlético Goianiense no Serra Dourada. Um novo fracasso complica demais a vida do rubro-negro, que terá duas decisões contra Inter e Vasco nos dois domingos derradeiros. Haverá maioria de torcida a favor em Goiânia, por certo. Mas, a julgar pelo que se viu no jogo desta quinta, nem a presença da massa vermelha e preta é sinônimo de ajuda. Pelo contrário, só atrapalhou.

Quase livre
Pelo segundo ano seguido, o Atlético Mineiro deu a impressão que cairia, mas se salvou. Com os 2 a 1 sobre o Coritiba, o time de Cuca chega a 42 pontos, cinco à frente do Atlético Paranaense. Em 14º lugar, estaria na Copa Sul-Americana. O Coxa perdeu de vez a chance de Libertadores.

No outro jogo da noite, empate dramático do Santos completo contra o Atlético Goianiense, no Pacaembu. A única notícia boa foi a volta de Ganso às redes: empatou o jogo aos 50 do segundo tempo. A pergunta que fica é: o Dragão é melhor que o adversário santista na semifinal do Mundial? Se não for, é bom ligar o alerta antes de pensar no Barcelona. Ok?

Semifinais definidas
A Copa Sul-Americana terá dois ótimos duelos pela fase semifinal, como já previmos. O Vasco enfrentará a Universidad de Chile, que goleou o Arsenal de Sarandí por 3 a 0 em Santiago e passou de forma arrasadora, com duas vitórias sobre o time argentino. São os dois melhores times da competição, mas é cedo para dizer que trata-se de uma final antecipada. Porque, do outro lado, Vélez Sarsfield e LDU - que tirou o Libertad nos pênaltis após levar o 1 a 0 no finzinho do jogo - repetirão confronto ocorrido nas oitavas de final da última Libertadores (deu Vélez, fácil).

Para o Vasco, o pior será passar pelos chilenos. Não apenas por ser o melhor dos três adversários que ainda restam, mas porque os jogos contra La U concorrerão com as datas finais do Brasileirão, que termina no próximo dia 4. A decisão da Sul-Americana, por outro lado, ocorrerá após a disputa nacional: dias 7 e 14 de dezembro.

Vilão trama arapuca para o mocinho no último capítulo
A Novela Kleber não tem fim. Agora, a empresa que detém 65% do passe de Gílson garante que o jogador tem proposta do Fluminense (!) e que dificilmente se acertará com o Cruzeiro. Para que o Gladiador venha ao Olímpico, talvez seja necessário envolver outro atleta no negócio. Como a lista de dispensas gremista será imensa, candidato é o que não falta.


Comentários

zeh nascimento disse…
"Vilão trama arapuca para o mocinho no último capítulo"
M
O
R
R
I
Chico disse…
O jogo entre flamerda e figayrense foi muito chato. Os cariocas só tiveram uma chance em toda a partida com o Deivid no início do jogo. Os catarinas conseguiram cobrar o pênati da forma mais ridícula possível. E o ronaldinho carioca que foi o mais vaiado da partida?
Chico disse…
La U continua atropelando na Copa Sul-Americana. Passou por cima do Arsenal de Sarandí sem fazer muita força. Vargas joga muito.
Chico disse…
Todo esse rebuliço pra contratar o Kléber é um sinal divino pra não trazer esse cara. Só pode.

Aproveitando o ensejo, torço para que o Kléber não venha pelos seguintes motivos: por onde ele passa só causa problema (nem o Felipão controlou ele), muita prata (com todo esse dinheiro o Tricolor pode fazer um time novo) e medalhão nunca presta no GRÊMIO (não esqueçam do borges, leandro e outros).
Igor Natusch disse…
Um adversário à altura de um medonho bandido.