Como na Copa América

Argentina e Bolívia abriram a Copa América empatando em 1 a 1. Hoje, mais uma vez, o placar foi repetido, nas mesmas circunstâncias: jogo em solo argentino, com os bolivianos saindo à frente, Messi afobado e sumido, um reserva (daquela vez Agüero, hoje Lavezzi) entrando para salvar a pele dos donos da casa. E vaias ao final, claro.

O título do post refere-se à semelhança na construção do placar, mas também à precariedade do futebol albiceleste, que permanece a mesma da fracassada Copa América do último julho. Verdade que, desta vez, a Argentina fez por merecer a vitória. Pressionou no primeiro tempo, teve um gol mal anulado e viu a Bolívia abrir o placar num lance absolutamente fortuito, da única forma que poderia ocorrer: com Marcelo Moreno como único atacante, a "tática" ofensiva da Bolívia era dar balão para que ele se virasse e pegasse algum zagueiro de calça curta. No caso, o péssimo Demichelis, que furou e o deixou liberado para vencer Romero e fazer 1 a 0.

A Argentina não tardou em empatar: levou o gol aos 10, buscou o 1 a 1 aos 14. Mas, quando a fase é ruim, a bola teima em não entrar. Messi chegou a furar bisonhamente. Higuaín perdeu na pequena área. Pastore, aos 46, liberado, mandou nas nuvens. Não faltou coração ao time de Sabella, e isso é o mais assustador. A Argentina quis demais a vitória. "Intentamos siempre", disse o treinador, com razão, após o fiasco. Não teve calma, paciência e, pior, competência para furar o bloqueio (?) boliviano.

Com apenas 4 pontinhos em 3 jogos, dois deles em casa, a Argentina demonstra que sofrerá para chegar à Copa do Mundo. Nas últimas duas partidas, contra Venezuela e Bolívia, fez apenas 1 ponto. Em duas partidas com os bolivianos este ano em casa, não conseguiu vencer ambas. O próximo jogo, contra a Colômbia, fora de casa, já ganha contornos decisivos. É bom Sabella voltar de Barranquilla com pontos.

ARGENTINA (1): Romero; Zabaleta, Demichelis, Burdisso e Clemente Rodríguez; Mascherano (Sosa), Gago, Alvarez (Lavezzi) e Pastore; Messi e Higuaín.
Técnico: Alejandro Sabella
BOLÍVIA (1): Arias; Vargas, Mendez, Rivero e Gutiérrez; Rojas (Segovia), Robles, Flores, Cardozo e Escobar (Chávez); Marcelo Moreno (Andaveris).
Técnico: Gustavo Quinteros

Eliminatórias da Copa do Mundo 2014 - América do Sul - 3ª rodada
Local: Estádio Monumental de Nuñez, Buenos Aires (ARG); Data: sexta-feia, 11 de novembro de 2011 - 18h (horário de Brasília); Público: 40.000; Gols: Marcelo Moreno 10 e Lavezzi 14 do 2º; Cartão amarelo: Clemente Rodríguez, Marcelo Moreno e Robles

PRÓXIMOS JOGOS
Colômbia x Argentina - Eliminatórias - terça, 15/11, 19h - Metropolitano, Barranquilla (COL)
Venezuela x Bolívia - Eliminatórias - terça, 15/11, 23h - Pueblo Nuevo, San Cristobal (VEN)


Comentários

vine disse…
O que será pior? Torcer pra Argentina ou pro Cruzeiro?