Começando a mudança de fotografia

O "só falta assinar" é um bordão traumático na cabeça dos gremistas. Principalmente porque ele precede novelas que nem sempre têm final feliz. Os casos de Maxi López e Paulo Autuori terminaram bem sucedidos em termos de negociação, mas o recente desfecho de Ronaldinho, lá no começo do ano, deixa todos com os dois pés atrás.

Ontem à noite, anunciou-se o acordo entre Grêmio e Palmeiras por Kleber. O jogador deve chegar hoje a Porto Alegre para desembarcar, realizar exames médicos e, enfim, assinar contrato. Tecnicamente, é um jogador que abrilhantará o elenco gremista. Kleber é um jogador de personalidade forte, muitas vezes até exagerada. De grande habilidade, muita força (apesar da baixa estatura), boa conclusão e é garçom de centroavantes. Dá opções aos meias e participa do combate à saída de bola adversária. Taticamente e tecnicamente valioso, e por isso o negócio é tão demorado para ser concluído.

O que pode fazê-lo fracassar no Olímpico é justamente sua principal qualidade também: o temperamento. Quando passa do ponto, Kleber "cava" expulsões tolas, causa brigas com treinador e direção, traz um clima mais pesado ao ambiente do vestiário. Se Odone e Pelaipe são dirigentes de mão firme, será preciso também um treinador com personalidade forte para controlá-lo. Celso Roth, que sinalizou com uma possibilidade de renovação ontem, ganha força. Felipão, sonho de 11 em cada 10 gremistas, está absolutamente descartado, por seus problemas de relacionamento com o Gladiador.

Seja como for, é sempre preferível recuperar um jogador de alto nível a apostar em um mediano. O Grêmio historicamente os recupera, embora haja erros também (a vexatória passagem de Carlos Alberto pela Azenha é o mais recente deles). E, por ser guerreiro, Kleber tende a agradar a torcida gremista, que gosta de jogadores como ele.

Se a ideia é montar um grande time para a Copa do Brasil de 2012, o tricolor começa muito bem. Sua entrada forçará o técnico, seja ele Roth ou outro, a alterar o atual 4-5-1 para um esquema com dois atacantes. Kleber não é camisa 9. Atua melhor flutuando entre os meias e o centroavante. Como o Grêmio deve contratar vários jogadores e dispensar outros, é cedo para projetar quem sairia do time.

Em tempo:
- Grêmio quer Kleber como garoto-propaganda da Arena. Não é um bom moço nem se garante que vá ficar anos no clube, mas, se cativar a torcida como é tendência, seria uma estratégia interessante.

- A Portuguesa (1º, 72), oficialmente é campeã da Série B. Empatou em 2 a 2 com o Sport (7º, 52) no Canindé, uma grande partida. O Náutico, que bateu o Barueri, segue vice-líder, com 62, e pode subir neste fim de semana. O Bragantino (4º, 55) é o novo integrante do G-4: venceu o Salgueiro por 1 a 0, em Pernambuco. Americana (6º, 53) e Vitória (5º, 54), em jogo importante no interior paulista, ficaram no 0 a 0.


Comentários

Sancho disse…
Sequei a contratação, e parece que perdi.

Apostas dessas só valem a pena se o custo for baixo. E não é o caso.
Vicente Fonseca disse…
Mas será que é aposta, Sancho? Ou é para ser tiro certo?
Sancho disse…
Alguém com o currículo do Kléber SÓ PODE ser aposta.

Espero estar errado, mas tem tudo para acabar com nós nos perguntando se o custo/benefício dele valeu alguma coisa. No Palmeiras e no Cruzeiro, parece que não...
Vicente Fonseca disse…
Acho que ele funcionou em 2008 no Palmeiras e em 2009 no Cruzeiro. Fez um grande Brasileirão pelos paulistas e uma grande Libertadores pelos mineiros. Mas não sei se vale no longo prazo. O Grêmio está contratando ele, pagando por parte do passe, o que presume uma intenção de longo prazo. Deste modo, talvez nos perguntemos isso que tu colocou mesmo...

Mas acho que vale tentar. É um grande jogador. Como eu disse, prefiro apostar em um bom problemático que num mediano bonzinho.
vine disse…
Junto ao Kleber, o André Lima vai aprender a jogar futebol...
Mesmo com riscos acho um ótimo investimento, porém essa fama do Grêmio em recuperar jogadores está um pouco ultrapassada, ao menos enquanto Paulo Odone se preocupar mais com a imprensa do que com os negócios propriamente ditos, marca gremista do século 21... Que o diga José Alberto Guerreiro.
Samir disse…
Disse a imprensa q o cara esteve aqui para ouvir a proposta e conhecer o clube. Se confirmado, só pode ser brincadeira, certo?! O Kléber não precisa vir aqui para ouvir a proposta, tampouco para conhecer o Grêmio, clube que ele já deve conhecer.

Sinal clássico de quem quer ganhar mais tempo para, quem sabe, tirar mais grana noutra negociação.

E esse papo do Love no Grêmio, outra brincadeira! Alguma dúvida de que, em menos de um ano ele vai tá sendo negociado com clube do RJ?! Ele não tem a cara do Grêmio, não tem a cultura do clube, além do que, deve ser um jogador mto caro. Até acho q o Kléber, estando a fim, vale o investimento; o Love não.