As mudanças provisórias do sábado

Dois dos três jogos da rodada de sábado causaram alterações em praticamente todos os setores da tabela do Campeonato Brasileiro. A zona de rebaixamento não mudou, mas definiu matematicamente os primeiros relegados à Série B 2012: Avaí e América Mineiro, duas quedas anunciadas há algum tempo.

Em São Januário, o Vasco fez 2 a 0 nos catarinenses e tomou a liderança provisória do campeonato até às 17h de hoje, ao menos. Mesmo que o Corinthians tenha todas as chances de retomar o primeiro lugar neste domingo, não deixa de ser uma pressão extra num momento crítico da competição. O Atlético Mineiro, embora esteja mal, não é um time fraco. Será jogo complicado, mas é bom lembrar que somente uma derrota corintiana efetiva o Vasco na liderança. Com um empatezinho, o Corinthians se mantém à frente por ter maior número de vitórias.

O São Paulo fez 3 a 1, rebaixou o América e dorme no G-5. A melhor notícia, porém, nem é o tricolor paulista virar a noite de sábado efemeramente entre os classificados à Libertadores: é a grande atuação de Luís Fabiano, autor de dois gols e participante do outro. O Fabuloso cresce tarde, mas mostra, aos poucos, que pode fazer um grande ano em 2012. Quanto ao domingo, nem adianta secar: o São Paulo não tem chance de terminar entre os cinco primeiros. Será ultrapassado pelo vencedor de Botafogo x Inter (em caso de empate, pelos cariocas) e ainda pode ver o Flamengo lhe deixar para trás também. Mas se mantém vivo.

Melancolia e fogo na ponta de baixo
Em termos práticos, a vitória do Ceará por 3 a 1 no Olímpico coloca o Vozão no 17º lugar, com 38 pontos, empatado com o Cruzeiro - seu adversário domingo que vem, em Fortaleza. Foi uma grande atuação de Felipe Azevedo, autor de três gols. E um fiasco do time de Celso Roth, mais um, que ajuda a representar a temporada lamentável do Grêmio, que conseguiu ir mal em simplesmente tudo o que disputou.

Até o meio desta semana, mantive a impressão de que Roth permaneceria em 2012, até porque a tabela ajudava e os dois próximos jogos eram teoricamente fáceis, com vitórias possíveis que facilitariam a renovação. Este fracasso, porém, aliado à injusta demissão de Caio Júnior no Botafogo, podem causar sua saída. Por sinal, com Caio Júnior no mercado, já revejo minha posição de que Celso Roth é o melhor técnico do Grêmio para o ano que vem. Afinal, agora já há uma boa opção disponível, o que antes não existia.

Rafael Marques, por sinal, foi um fiasco. E o gol de Douglas, em belíssima tabela, foi a única coisa que valeu à pena para os gremistas neste melancólico sábado de novembro.

Campeão gaúcho
O Ceará ganhou duas vezes do Grêmio, fazendo 6 gols e levando 1. Fez, no total, 10 pontos contra os times gaúchos. Ganhou as duas partidas em Porto Alegre.

E o Grêmio, da zona de rebaixamento, só não perdeu pontos no Olímpico para o Atlético/PR.

Duas voltas importantes
O Campeonato Brasileiro de 2012 terá a volta de dois clubes de tradicional presença na elite: o Náutico, mesmo perdendo de 2 a 1 para o Boa Esporte, confirmou seu retorno. A derrota, no entanto, pode lhe custar o vice-campeonato da Série B. Isto porque a Ponte Preta, que estava fora do convívio dos grandes desde 2006, ganhou do ABC por 4 a 1 em Campinas e encostou: 63 a 62.

A briga pela outra vaga está entre cinco equipes. O que tem mais chances de subir é o Sport, com 58 pontos. O Leão visita o rebaixado Vila Nova, e uma vitória lhe basta para voltar. O Bragantino também tem 58, mesmo número de vitórias, mas perde no saldo: 17 a 13. Se o Sport vencer, portanto, o Braga tem que golear o Paraná em Curitiba. Já o Vitória perdeu de 2 a 1 para o desesperado São Caetano e Salvador e ficou para trás, com 57. Precisa derrotar o ASA e torcer por tropeço de Sport e Bragantino. Boa Esporte (56) e Americana (56) têm possibilidades bem mais remotas, mas estão matematicamente vivos. Subindo Bragantino ou Americana, teremos sete paulistas na Série A do ano que vem.

Na ponta de baixo, seis equipes disputam fugir da única vaga que resta para a Terceirona. Sábado que vem, 26 de novembro, será um dia dramático na Série B. Alguém lembra de uma situação parecida?

"Final" na Argentina
Boca Juniors e Racing se enfrentam neste domingo pela 15ª rodada do Torneio Clausura. É praticamente a final do campeonato: o Boca é líder, com 32; o Racing é vice, bem longe, com 24. Tem uma última chance de encostar. Ambos estão invictos. Riquelme, lesionado, não joga.


Comentários

vine disse…
Riquelme ainda joga? Achei que tinha parado em 2008...
Vicente Fonseca disse…
Joga. E ainda é o principal jogador do Boca e do futebol argentino.