O acerto de contas

Os gremistas esperaram este jogo não por um, mas por 11 anos. O dia em que Ronaldinho viria ao Olímpico como adversário e sairia derrotado pelo Grêmio de forma categórica, deixando o campo com o golpe claramente acusado. E o roteiro dificilmente seria tão perfeito como o que ocorreu: 4 a 2, de virada, com o Flamengo abrindo 2 a 0 no primeiro tempo e dando a impressão de que venceria com facilidade.

Foi, antes de mais nada, um jogaço, como costumam protagonizar Grêmio e Flamengo. O primeiro tempo foi rubro-negro. Logo de cara, Ronaldinho já obrigou Victor a uma grande defesa ao bater falta no ângulo. O Grêmio respondeu a seguir numa pancada de Douglas espalmada por Felipe, mas o fato é que os cariocas tinham o controle do jogo. Além de se defender muito bem, o Flamengo saía em velocidade com extremo perigo. Ronaldinho e o garoto Thomás abasteciam bem os atacantes Deivid e Thiago Neves. As subidas de Léo Moura e Júnior César eram perigosas nas costas de Mário Fernandes e Júlio César.

O gol de Deivid foi ensaiado pelo menos duas vezes. O Grêmio sentiu o golpe, mas o 2 a 0 foi de um azar tremendo, pois o chute fraco de Thiago Neves resvalou em Fernando e matou Victor. Com o time engessado na criação (Douglas jogava longe do ataque, Marquinhos não ia bem e Escudero sumia), André Lima resolveu assumir o jogo. E voltou a ter atuação que lembrou 2010: dois gols de centroavante. O de virada, ganhando a disputa com o zagueiro, foi decisivo. Ir para o intervalo perdendo por um gol tem efeito bem menos devastador que a vantagem que obtivera o Flamengo.

O empate não tardou a vir no segundo tempo, desta vez com um golaço de André Lima: caneta em Renato e chute perfeito, vencendo Felipe. Aí, quem sentiu foi o Flamengo. Só o Grêmio jogou no segundo tempo. Ronaldinho e Thiago Neves mal viram a bola. Não houve grande pressão ou massacre, mas uma superioridade constante e poucos riscos corridos. Escudero perdeu o gol da virada dentro da pequena área, mas Douglas, a seguir, o fez. E Miralles, enfim, justificou os pedidos da torcida. Além do golaço, mostrou uma vontade que não se viu em partidas anteriores.

Alguns jogadores saem deste histórico jogo como heróis. André Lima pelos golaços importantíssimos (já são quatro nos últimos dois jogos, vai crescendo no fim do ano), Saimon por ter intimidado Ronaldinho no primeiro tempo, Gilberto Silva por ter anulado Ronaldinho no segundo tempo, Miralles pelo gran finale e até Itaqui, lembrado pelos gremistas por ter deixado o craque na reserva em 1998. O Grêmio nada mais tinha a fazer no Brasileiro. Seu campeonato era vencer Ronaldinho - mais que vencer o Flamengo - e conseguiu. O acerto de contas veio, 11 anos depois de sua saída pela porta dos fundos do Olímpico. A mágoa dos gremistas prosseguirá sempre, mas é inegável que por trás de toda acidez de sentimento que os tricolores nutrem por seu ex-jogador há, lá no fundo, um gostinho doce na boca agora.

Para o Flamengo, péssimo resultado. O time de Luxemburgo (mais uma derrota no Olímpico) mostrou de novo um problema recorrente no campeonato: incapacidade de segurar o resultado. Chegou a ficar três pontos atrás do líder Vasco, agora está a seis. Não saiu do G-4, mas perdeu a chance de fixar-se nele.

GRÊMIO (4): Victor; Mário Fernandes, Saimon (Adilson), Rafael Marques e Júlio César (Bruno Collaço); Gilberto Silva, Fernando, Douglas, Marquinhos e Escudero (Miralles); André Lima.
Técnico: Celso Roth
FLAMENGO (2): Felipe; Léo Moura, Alex Silva, Welinton e Júnior César; Aírton (Jael), Renato Abreu, Thomás (Muralha) e Ronaldinho; Thiago Neves e Deivid (Diego Maurício).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Campeonato Brasileiro 2011 - 32ª rodada
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS); Data: domingo, 30 de outubro de 2011 - 16h (horário de Brasília); Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa/PR); Público: 44.781; Renda: R$ 945.191,00; Gols: Deivid 23, Thiago Neves 35 e André Lima 41 do 1º; André Lima 5, Douglas 34 e Miralles 39 do 2º; Cartão amarelo: Saimon, Adilson, Bruno Collaço, Fernando, Douglas, Júnior César, Renato Abreu e Ronaldinho

PRÓXIMOS JOGOS
Atlético/MG x Grêmio - Brasileiro -sábado, 05/11, 19h - Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG)
Flamengo x Cruzeiro - Brasileiro - domingo, 06/11, 17h - Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)


Comentários

franke disse…
R10 sempre nos surpreende, é um verdadeiro artista. A declaração dele ao fim do jogo consegue superar tudo que ele já fez de merda nas suas relações com o Grêmio.
Lique disse…
ainda há uma coisa a fazer nesse brasileiro: grenal de encerramento. além de ser o clássico, pode valer algo mais, pelo menos para o inter. ou pelo menos quem termina na frente, do jeito que está.
Igor Natusch disse…
Verdade, Lique. Eu mesmo caí nessa de 2011 ter acabado para o Grêmio, mas não é verdade. Ainda tem que fazer frente ao Inter, caso estejam vivos na briga por Libertadores.

Douglas fez um partidaço. Melhor em campo, na minha leitura.

Ronaldinho lamentável, como tudo que o envolve e não está diretamente ligado ao futebol dentro das quatro linhas. Mesmo assim, foi lindo: ficou claro como o dentuço acusou o golpe. Recepção ao jogador foi histórica - não lembro de ter visto, em lugar algum, um ex-jogador ser tão vaiado e xingado quando volta ao lar que o formou. A mágoa gremista com Ronaldinho não tem limites. Justo.
André Kruse disse…
Eu acho muito justo esse registro sobre o Saimon. Futebol TAMBÉM é feito dessas coisas
Vicente Fonseca disse…
Claro, André. O Saimon foi importante sim, embora eu concorde que tenha sido bem substituído. Para mim, titular da zaga ao lado do Gilberto Silva. Nem deveriam cogitar algo diferente.
Chico disse…
E o traidor caiu de 4. Afinal, não é "ele" que gosta de ficar parado(ponto) na esquina?
Chico disse…
4 de la U e 4 do Tricolor. Como gosta de ficar de 4 esse time do flamerda.
Chico disse…
Patrola Tricolor!

O flamerda não disse que ia ser uma barbada... e foi... pro GRÊMIO!
Chico disse…
Vingança Tricolor!