Mais um candidato

O Vasco de 2011 desafia a todos. Campeão da Copa do Brasil, teve seu título atribuído maldosa e erradamente por alguns apenas devido à falta de qualidade da competição. Pois seguiu firme no Brasileiro, até assumir a liderança. Disputará o título com o Corinthians até o fim. Mas na Sul-Americana, bom, seria demais cobrar uma campanha firme. Hoje à noite, mais um limite superado.

Trata-se de um exemplo para os outros. Um time que jogou no limite o ano inteiro, que começou a temporada sob intensa humilhação, não despreza os torneios dos quais participa. Poupou titulares, certo, mas não teve a postura leniente de outros compatriotas nesta Sul-Americana. O Aurora é fraquíssimo, mas tinha uma vantagem de 3 a 1 aplicada em Cochabamba. Seria necessário esforço, mesmo que o Brasileirão esteja sendo disputado intensamente. E o Vasco foi lá, se impôs, aplicou uma goleada histórica e segue adiante. 

Não sem antes um drama. O gol de Bernardo, cedíssimo, 8 minutos, foi um dos golaços do ano. Vale à pena ser visto e revisto dezenas de vezes. Mas o personagem do primeiro tempo foi Alecsandro. O camisa 9 foi do céu ao inferno. Em jejum há longo tempo, perdeu gol imperdível por preciosismo aos 14. No contra-ataque, Andaveris empatou quase sem querer. E São Januário caiu na cabeça do centroavante vascaíno. Mas o que ele tem de arrogante tem também em personalidade. Sem se abalar com as vaias, como nos tempos de Beira-Rio, seguiu frio e marcou dois gols antes do intervalo. 

Num lance só, o Aurora desabou. Aos 37, quando o placar marcava 1 a 1, Galindo foi expulso. Na falta, veio o primeiro gol de Alecsandro. O time boliviano, que levava um suado empate para o intervalo, se via com um homem a menos e em desvantagem, com o Vasco precisando só de mais um para levar para os pênaltis. Com o terceiro, a etapa final seria de inferno para o Aurora. E foi.

Veio o baile, com cinco gols vascaínos, dois bolivianos, e o 8 a 3 final. Até Leandro, de péssimo 2010 pelo Grêmio e péssimo 2011 em São Januário, marcou seu primeiro gol desde que voltou do Japão. Foi o jogo da redenção dele e de Alecsandro. E de grande futebol de Juninho, Bernardo, Fagner, entre outros. Os principais candidatos ao título da Sul-Americana são, possivelmente, Universidad de Chile (time considerado histórico pelos chilenos) e Vélez. Mas o Vasco, se vier com a sede de hoje, junta-se facilmente a este grupo de candidatos. O Universitario, do Peru, será o próximo a tentar parar o grande time de Ricardo Gomes e Cristóvão.

VASCO (8): Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Douglas e Julinho; Nilton, Fellipe Bastos, Juninho (Jumar) e Bernardo (Elton); Leandro (Allan) e Alecsandro.
Técnico: Cristóvão Borges
AURORA (3): Lanz, Edward Zenteno (Huayhuata), Peña, Mendez e Segovia; Barba (Sansurjo), Edson Zenteno, Robles e Galindo; Andaveris e Reinoso.
Técnico: Julio César Baldivieso

Copa Sul-Americana 2011 - Oitavas de final - Jogo de volta
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ); Data: quarta-feira, 26 de outubro de 2011 - 19h10 (horário de Brasília); Árbitro: Julio Quintana (PAR); Público: 6.397; Renda: R$ 109.490,00; Gols: Bernardo 8, Andaveris 14 e Alecsandro 37 e 44 do 1º; Leandro 3, Juninho (pênalti) 23, Peña (pênalti) 26, Bernardo 32, Douglas 35, Segovia 42 e Allan 47 do 2º; Cartão amarelo: Edward Zenteno e Mendez; Expulsão: Galindo

PRÓXIMOS JOGOS
Vasco x São Paulo - Brasileiro - domingo, 30/10, 16h - São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
San José x Aurora - Boliviano - domingo, 30/10, 20h - Jesús Bermúdez, Oruro (BOL)


Comentários

Lique disse…
liçao e tanto o vasco, já classificado pela libertadores, fazer a campanha que faz no brasileirao e ainda se puxar na sula. isso é futebol, o resto é chinelinho, desculpas e vergonha.
Lique disse…
aliás: tem chance de conseguir TRÊS VAGAS para a libertadores no mesmo ano. sobrando, o vascao.