Pior que perder dois pontos

A lesão de Leandro Damião foi uma notícia muito pior que o empate em 1 a 1 com o Figueirense (12º, 33). Todos conhecem a dependência que o Internacional (7º, 37) tem do seu excepcional centroavante, mas ninguém ainda sabe ao exato medir as consequências de perdê-lo por, pelo menos, uns 20 dias - tempo mínimo que costumam durar as recuperações de lesões no posterior da coxa. Seriam ao menos quatro jogos fora (Atlético/MG, Atlético/PR, Vasco e São Paulo).

Jô marcou mais um gol, mas é precipitado afirmar que dará conta do recado. Certamente não fará o que consegue Damião, mas fazendo gols como ontem já será útil. O gol de empate no início do segundo tempo permitiu ao Inter uma boa atuação na etapa final, que poderia até ter terminado com uma vitória. Ao menos a partida realizada pela equipe nos 45 minutos finais servem como consolo diante de dois pontos - e um centroavante - perdidos.

O problema é a projeção. Muito se falava que o Inter faria 12 pontos contra Coritiba, Figueirense, Atlético/MG e Atlético/PR. São 4 jogos ganháveis, sem dúvida, mas ganhar todos num campeonato deste nível é missão quase impossível. Já são 4 pontos perdidos nos primeiros 6 disputados. E os próximos 6, sem Damião, ficam mais difíceis ainda.

Curitiba: vitória esperada do Coritiba (8º, 36), que se mantém próximo do G-4, sobre o Cruzeiro (15º, 29), que cada vez mais se consolida como um forte candidato ao rebaixamento. Marcos Aurélio e Bill marcaram para o Coxa, Bobô fez o gol mineiro. Couto Pereira recebeu 20 mil torcedores.

Sete Lagoas: empate péssimo, tanto para o Atlético/MG (17º, 25), que segue entre os rebaixados, e Flamengo (6º, 38), que completou 10 jogos sem vitória, mas se mantém próximo ao G-5. Daniel Carvalho abriu o placar, Ronaldinho empatou. 14 mil na Arena do Jacaré.

Rio de Janeiro: vitória tranquila do Fluminense (5º, 40), 3 a 1 sobre o Avaí (19º, 22), que pode ficar até 7 pontos longe da saída da zona de rebaixamento. Fred (2) e Martinuccio fizeram os gols dos cariocas, que seguem no G-5. William Batoré descontou. 9 mil no Engenhão.

Uberlândia: o Santos (9º, 35) já aparece como postulante ao título, ainda que a chance seja remota. Vencendo os dois jogos que tem a menos, se igualaria ao Botafogo na pontuação. A reação se consolida a cada rodada. No Parque do Sabiá, fez 2 a 1 sobre o pobre América/MG (20º, 19), gols de Borges e Edu Dracena, com Kempes fazendo o dos mineiros.

Salvador: conforme o esperado, jogo truncado e vitória apertada do Bahia (14º, 30) sobre o Atlético/PR (18º, 23), gol de Júnior. 14 mil torcedores no Pituaçu viram o Tricolor se afastar da degola e afundar o Furacão cada vez mais.


Comentários

Igor Natusch disse…
35 a 40 dias. Confirmando-se isso, Damião só volta em novembro. Difícil.
Vicente Fonseca disse…
Atlético/MG, Atlético/PR, São Paulo, Vasco, Avaí, Corinthians e Atlético/GO. Seriam 7 jogos. Voltaria em 06/11, contra o Fluminense.