Os cariocas comemoram

Apesar da comemoração da torcida corintiana após o jogo (e do tom vencedor das entrevistas de alguns jogadores alvinegros), o empate sem gols com o São Paulo só foi para os concorrentes de tabela. Vasco, Botafogo e Fluminense, especialmente, tiveram no 0 a 0 do Morumbi o resultado ideal. Um placar que manterá os cruz-maltinos na liderança até mesmo em caso de empate com o Atlético/GO nesta quinta e que segura o Timão, mantendo bem aberta a briga por Libertadores.

O clima de frustração são-paulina e vibração corintiana tem fundamento no pré-jogo: o São Paulo era considerado favorito, e não venceu. Começou melhor. Dagoberto e Cícero envolviam a defesa do Corinthians com toques rápidos. Em 5 minutos já eram duas chances criadas. Pela direita, Piris fez finalmente boa partida com a camisa tricolor, servindo de apoio a um Lucas não tão inspirado como de costume.

Aos poucos, porém, o Corinthians foi crescendo. Entre os 15 e os 30 minutos, controlou o jogo. Ganhava rebotes e divididas aos montes, mas, embora com três atacantes, não criava perigo. Tite comete alguns erros de avaliação. A escalação forçada de Alex, que nunca repetiu no Parque São Jorge os tempos de Beira-Rio, é um mistério. Ainda mais que o ótimo Jorge Henrique, sempre que entra, melhora o time. Vive momento superior e merece a titularidade. Hoje, atuou por 6 minutos, contra apagados 86 do ex-colorado.

O final do primeiro tempo foi o que de mais emocionante tivemos no jogo. A partir de um adiantamento na marcação de meio, o São Paulo encurralou o Corinthians e empilhou chances perdidas. Casemiro e Wellington se adonaram da meia cancha e saíam com exuberância no apoio aos meias. Na melhor das chances do jogo, aos 45, Wellington deu uma colher na marcação e cruzou para a área. Piris entrou livre e concluiu, mas Alessandro salvou em cima da linha.

No segundo tempo, Tite acertou a marcação. Bloqueou o avanço dos volantes a partir de uma postura abnegada de marcação de seus homens de frente. Lucas, Dagoberto e Cícero sumiram. Aos poucos, os contra-ataques foram surgindo. Emerson puxou alguns e foi o principal nome do Timão na etapa final, embora tenha perdido a bola do jogo a cabecear por cima, livre na pequena área. Houve algumas trocas de chances perdidas nos minutos derradeiros, mas o segundo tempo foi bem menos interessante que o primeiro. A melhora do Corinthians neutralizou o São Paulo e esfriou o jogo.

Apesar do sabor de vitória para os corintianos, o futuro no campeonato parece ser mais promissor ao São Paulo. O Corinthians não perdeu, o que é importante, mas ainda está sob constante pressão. O Tricolor, mais tranquilo, joga de forma mais leve. Ambos seguem como candidatos, no entanto. E Tite ainda sobrevive no cargo. Com a saída de Chicão do time, uma derrota hoje não teria perdão, certamente.

Campeonato Brasileiro 2011 - 25ª rodada
21/setembro/2011
SÃO PAULO 0 x CORINTHIANS 0
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Público: 44.950
Renda: não divulgada
Cartão amarelo: Casemiro, Paulinho e Emerson
SÃO PAULO: Rogério Ceni (5), Piris (6) (Rodrigo Caio, 25 do 2º - 4,5), Rhodolfo (6), João Filipe (6,5) e Juan (4,5); Wellington (6,5), Casemiro (6,5), Carlinhos Paraíba (5,5) e Cícero (5,5) (Rivaldo, 30 do 2º - 5,5); Lucas (5,5) e Dagoberto (6) (Marlos, 38 do 2º - sem nota). Técnico: Adílson Batista (5,5)
CORINTHIANS: Júlio César (6), Alessandro (6), Wallace (5), Paulo André (6,5) e Leandro Castan (5) (Fábio Santos, 29 do 1º - 5); Ralf (6), Paulinho (5) e Alex (4,5) (Jorge Henrique, 41 do 2º - sem nota); Willian (5), Liédson (5,5) (Danilo, 19 do 2º - 5,5) e Emerson (6). Técnico: Tite (5,5)


Comentários