Cálculos da dupla no Brasileirão

Como me disse meu irmão Lourenço neste domingo, não há programa esportivo de domingo que não tenha na manchete principal as palavras "Libertadores" ou "rebaixamento". Foi o que ouvimos após a vitória do Grêmio sobre o São Paulo, por mais que o time de Celso Roth esteja justamente na metade da tabela do Brasileirão.

Será que é delírio falar em Libertadores para o Grêmio? E para o Inter, quais as chances? São só números o que vamos apresentar. Eles mudam toda hora, de acordo com o que acontece dentro de campo - e isto é a única coisa que realmente importa.

Título: só sonho
A projeção atual indica 69 pontos como suficientes para alguém conquistar o Campeonato Brasileiro. Neste caso, o Inter precisa fazer mais 34 pontos nos 15 jogos que tem pela frente, um aproveitamento de 75,6% - campanha semelhante ao excepcional returno gremista de 2010. Já o Grêmio teria que fazer 39 em 48, ou 81,3%. Nem o returno do Cruzeiro de 2003 foi tão bom.

Libertadores: há esperança
No atual cenário, 61 pontos devem ser suficientes para terminar a competição no G-4. Esta conta, porém, pode aumentar, tanto pelo aumento da competitividade pela ponta como por um eventual título brasileiro na Sul-Americana, que transformaria a zona da Libertadores num G-3. Por esta conta de hoje, o Inter precisaria de 26 pontos, ou 57,8%, equivalente ao aproveitamento atual do Botafogo. O Grêmio precisa de 31 em 48, ou 64,6%. Roth teria que melhorar sua já boa campanha, de 59%.

Sul-Americana: uma tendência
A Dupla Gre-Nal, hoje, disputaria a Copa Sul-Americana do ano que vem. O Inter, com mais 12 pontos, chega aos 47 que devem ser necessários para obter a vaga (26,7%). Conseguirá facilmente. O Grêmio precisa de 17, ou 35,4%. Repetindo a péssima campanha do primeiro turno já alcança a pontuação mínima.

Rebaixamento: fantasma distante
Apesar do temor dos gremistas até pouco tempo atrás, o time praticamente não corre mais riscos de cair. Precisa só de mais 12 pontos em 16 jogos, ou 25% de aproveitamento. Repetindo o aproveitamento de 2004 (29%), pior campanha da história do clube, já faria 14 pontos e chegaria aos 44, que devem ser suficientes. O Inter escapa se fizer mais 7 pontinhos, ou 15,6%. Só cai se baixar o América/RN de 2007, pior time da história dos pontos corridos.

Comentários