Um justo retorno

Há instantes, Mano Menezes anunciou a novidade: Ronaldinho, 31 anos, está convocado para o amistoso do Brasil com Gana. Antes mesmo que houvesse um clamor nacional por sua chamada, embora a Rede Globo já esteja em campanha há pelo menos dois meses.

A convocação, ao contrário dos pedidos antes da Copa de 2010, desta vez é justa. Ronaldinho não tem feito um ano espetacular, mas seu momento realmente é ótimo. Não será o jogador de alguns anos atrás, mas seu currículo, sua qualidade individual, sem dúvida pesam. Mano Menezes precisava de uma referência, de alguém com mais cancha de seleção, em um time cheio de novidades e novatos. Ronaldinho nunca foi líder de grupo, mas impõe mais respeito aos adversários.

Outra: o que Ganso, Jadson, Fernandinho e as centenas de outros meio-campistas têm feito com a camisa canarinho? Algo próximo do zero. Ronaldinho não está preterindo no carteiraço algum outro jogador que faça por merecer mais uma chance que ele. Não há um grande meia brasileiro que esteja jogando mais que ele. A resposta de todos na seleção em sua posição foi absolutamente nula. Por que não tentar o dentuço?

Nas demais posições, é plenamente justificável a ausência de Victor, que vem em péssima fase. O cruzeirense Fábio receberá a oportunidade que poderia ter vindo antes, embora o botafoguense Jefferson (no momento o melhor de todos que atuam no Brasil) esteja corpos à frente. Marcelo, do Real Madrid, é outro que volta a ser chamado. É o melhor lateral esquerdo brasileiro, de longe. Mesmo que tenha pisado na bola com Mano Menezes, volta porque André Santos passou de todos os limites na derrota para a Alemanha. E Leandro Damião, claro, é outro que anda merecendo uma oportunidade. Mais que todos os atacantes que passaram pela seleção na Copa América, exceto Neymar.

Em tempo:
- Excepcional virada do Corinthians ontem, o mesmo vale para o Coritiba. O Vasco segue forte. E o Atlético/PR, com Renato, em breve sairá da zona de rebaixamento.

Comentários

Sancho disse…
Meus pitacos:

Que Ronaldinho seria convocado, isso já se sabia quando ele fechou com o Flamengo. Comandando o clube para o título carioca (mesmo que mediocremente) e liderando o time na briga pelo título brasileiro, isso ficou ainda mais fácil.

Todo o esforço de Victor e André Santos para largar a Seleção foi recompensado.

Mano continua a convocar o time de frente para trás: muitos atacantes e semelhantes.

O time deve ser: JC; D. Alves, Lúcio, D. Luiz e Marcelo; Leiva, Elias, Ronaldinho e Robinho; Neymar e Pato.

A VOLTA DO QUARTETO MÁGICO!

Mano não deve ficar muito tempo no cargo.

--

O resto da turma: Fabio (Cruzeiro) e Jefferson (Botafogo); Danilo (Santos), Adriano (Barcelona), Thiago Silva (Milan) e Dedé (Vasco); Ralf (Corinthians), Luiz Gustavo (Bayern de Munique), Paulo Henrique Ganso (Santos), Lucas (São Paulo) e Fernandinho (Shakhtar); Hulk (Porto) e Leandro Damião (Inter).
Vicente Fonseca disse…
Acho esse time que tu escalou fraco para uma seleção brasileira, Sancho. Mas o problema não é teu! É da falta de jogadores mesmo...
Sancho disse…
Não escalei. Eu acho que esse é o time do Mano!
Vicente Fonseca disse…
E não é culpa (só) dele também!