Lateral, óbvio

Ilsinho deve chegar ao Beira-Rio nesta quinta. É uma grande contratação que faz o Inter. É verdade que o jogador enfrenta problemas com a balança há algum tempo, e nem de longe se tornou o craque que muitos projetavam quando de sua primeira passagem pelo São Paulo, em 2006/07. Mesmo assim, é um jogador de inegáveis qualidades técnicas, que acrescentará muito à lateral direita, posição carente no Colorado desde (pasmem) Ceará.

O problema todo é saber se Ilsinho será lateral direito. Muitos têm afirmado que ele chega para ser meio-campista, posição que aprendeu a desempenhar nos tempos de Ucrânia e que vinha fazendo no São Paulo. Esta informação é conflituosa com a de que ele deixa o Morumbi por excesso de laterais no elenco (Jean e Piris estariam à sua frente). Por outro lado, explica o motivo de ele ser meio-campista nos jogos mais recentes. Mas a questão que se coloca neste momento não é os motivos que fizeram o São Paulo liberar o atleta, mas onde ele pode acrescentar mais no Internacional.

A resposta é bastante óbvia. Na lateral direita, o Inter sofre com a mediocridade de Nei - jogador que marca e apoia, ambos, de forma inconsistente. Tanto que dois gols que saíram de cruzamentos seus recentemente (contra Avaí e Independiente) lhe renderam elogios cabíveis a um Carlos Alberto Torres, tão raros são. Ilsinho é muito mais jogador e poderá dar uma vitalidade ao lado do campo, algo que o Colorado já não tem com Kleber pela esquerda.

No meio, seria ele apenas mais um entre D'Alessandro, Oscar, Tinga, Andrezinho (?) ou João Paulo. Provavelmente reserva, pois o elenco do Inter tem excesso de meias. O próprio time atua com meias demais entre os 11. Isto lhe retira poder de fogo e aumenta a posse de bola improdutiva. O Colorado não precisa de mais um meia, mas sim de uma jogada forte pelo flanco, que dê cruzamentos mais qualificados a Leandro Damião, que tabele mais com os meias no sentido de colocar a bola na área. Ilsinho pode ser a peça que faltava nesta engrenagem. Usado como meia, seria um desperdício.

Isso se for titular, já que Dorival Júnior não parece muito entusiasmado com sua chegada.

Em tempo:
- O River Plate estreou com vitória na Série B argentina: logo no comecinho do jogo, com um gol de Díaz, bateu o Chacarita Juniors por 1 a 0 no Monumental de Nuñez. Ainda magro, mas vieram os 3 pontos. É tudo o que importa num momento tão delicado.

- Pela Série B, a Portuguesa (1º, 36) sofreu derrota surpreendente para o Vila Nova (11º, 23), no Canindé: 1 a 0.

- Troca-troca africano: depois de cancelar amistoso com o Egito, Brasil enfrentará Gana no próximo dia 6, em Londres.

Comentários

Igor Natusch disse…
Quero crer que Dorival está blefando. Não dá para levar a sério um treinador que fica de birra porque não indicou uma contratação e diz que vai usá-la no meio, mesmo com uma carência atroz na lateral direita. É uma marra que considero incompatível com Dorival Jr - que não é o ÁS DA CASAMATA que pintam, mas também não é burro.

Enquanto não houver a REVANCHE entre Brasil x Andorra, não me sentirei plenamente satisfeito com o futebol.
Lourenço disse…
Também acho que o Ilsinho poderia ser lateral, mas a notícia que se tem é que ele não joga de lateral há muito tempo e até disse na chegada que prefere ser meia. No São Paulo, pelo que lembro, foi mais ala, sempre foi um jogador muito mais de apoio que de marcação.
Em tempo: ótimo reforço, sobretudo pelo momento do mercado, de poucas opções.