Manual do favorito

Todo treinador que de agora em diante tiver nas mãos um time considerado favorito para uma partida decisiva deveria utilizar o vídeo deste Uruguai x Peru de hoje à noite. Porque a Celeste deu uma aula de como encarar um confronto eliminatório assumindo o protagonismo a ela atribuído: sem soberba, sem pernas pesadas, mas com muita imposição técnica, disposição e segurança.

O Uruguai foi senhor do jogo o tempo todo. O Peru teve apenas duas chegadas realmente perigosas: a mais grave delas foi puxada pelo habilidoso Vargas, quando o jogo ainda estava 0 a 0. Ele cruzou da esquerda e a bola passou por todos na área. Guerrero por pouco não marcou. A outra, quando a partida estava definida, foi um arremate de longe do centroavante, onde Muslera quase leva um frango histórico. Nada mais.

A primeira alternativa forte de ataque dos uruguaios foi Maxi Pereira. O lateral direito, normalmente mais marcador que apoiador, foi envolvente e dinâmico. O jogo todo fluiu mais por aquele lado, dada a boa atuação do ala celeste. As ótimas partidas dos meias González e Álvaro Pereira, que marcavam e chegavam bem ao ataque, aliada à classe de Diego Forlán, empurravam o time de Tabarez para cima. O Peru não conseguia se desvencilhar da pressão. Conseguia, no máximo, impedir que a forte jogada aérea com Lugano e Coates resultasse em gol. Em uma delas não obteve êxito, mas o tento foi anulado.

O segundo tempo foi uma continuação do que ocorria no primeiro, e não um novo jogo. O gol uruguaio era questão de tempo, e veio no oportunismo de Suárez, aos 7 minutos. Aproveitou lance parecidíssimo com o primeiro gol do Brasil na final da Copa de 2002, contra a Alemanha: Forlán, tal qual Rivaldo, chutou de longe. Fernández, como Kahn, soltou a bola (e ela iria para fora) nos pés do centroavante charrua. Cinco minutos depois, um lance de grande visão de jogo de Álvaro Pereira, que serviu a Suárez livre para ampliar e definir a partida.

O Uruguai é o melhor time desta Copa América, e mostra cara de quem vai ser o campeão. Eliminou a poderosa dona da casa e aniquilou uma das zebras da competição com a mesma receita: muita dedicação, imposição tática e bom futebol. Já os peruanos, apesar da derrota, têm muito o que comemorar. A semifinal, chegando à frente de Brasil e Argentina, tem sabor de título. Com Sérgio Markarián e a manutenção deste time organizado, a esperança de uma boa Eliminatória para 2014 é real.

Em tempo:
- Forlán, craque da Copa 2010, 32 anos, foi visto hoje roubando bola de um peruano aos 46 minutos do segundo tempo, com o jogo definido. "Craque não tem que se dedicar à marcação", certo?

Copa América 2011 - Semifinal
19/julho/2011
PERU 0 x URUGUAI 2
Local: Ciudad de La Plata, La Plata (ARG)
Árbitro: Raúl Orosco (BOL)
Público: 25.000
Gols: Suárez 7 e 12 do 2º
Cartão amarelo: Yotun, Balbín, Lobatón, Suárez, Gargano e Lugano
Expulsão: Vargas 23 do 2º
PERU: Fernández (4,5), Carmona (5), Acasiete (5,5), Rodríguez (5) e Vilchez (4); Balbín (5) (Ballón, 45 do 2º - sem nota), Yotun (4,5) (Chiroque, 8 do 2º - 5), Vargas (4,5) e Cruzado (4); Advincula (4,5) (Lobatón, 15 do 2º - 5,5) e Guerrero (5,5). Técnico: Sérgio Markarián (4,5)
URUGUAI: Muslera (5), Maxi Pereira (7), Lugano (6), Coates (6,5) e Cáceres (5,5); Gargano (5,5) (Eguren, 25 do 2º - 5), Arévalo (6), González (6,5) e Álvaro Pereira (7); Forlán (6) e Suárez (8) (Hernández, 25 do 2º - 5). Técnico: Oscar Tabarez (7,5)


Comentários

Igor Natusch disse…
Forlán correndo como um louco nos descontos do segundo tempo, com jogo ganho: eis uma verdadeira aula de futebol.
Chico disse…
Celeste brincou com o Peru.