Eu vi

Santos x Flamengo, antes mesmo de a bola rolar, já tinha o status de imperdível. Além de quase uma dezena de jogadores com nível de seleção brasileira em campo, era nada menos que o confronto de dois grandes treinadores, do campeão da América contra o único invicto do Campeonato Brasileiro, entre outros atrativos. Os nove gols, o placar final e a espetacular virada rubro-negra o colocam, fácil, na galeria dos maiores da história de 40 anos de nossa principal competição de futebol.

O timaço do Santos, reforçado pelo ótimo Ibson, começou patrolando. Logo de cara, dois gols de Borges. Neymar, em noite inspirada, ainda marcou outro, um gol antológico, passando por meio time carioca até parar nas redes. Ganso nem havia entrado em cena ainda e já estava 3 a 0 (nem entraria, por sinal, no restante do jogo), apenas 25 minutos. Lembrava o time de 2010, com aquela irresponsabilidade positiva, que assusta e apavora os rivais. Prometia ser uma goleada histórica. Era, porém, o último momento de superioridade santista na partida.

Ronaldinho, então, entrou em ação. Artilheiro do campeonato, é bom que se diga: o camisa 10 rubro-negro vem fazendo um belo Brasileiro, após um discreto primeiro semestre. Hoje, fez sua melhor atuação desde que retornou ao Brasil. Foi com ele que se iniciou a reação, com oportunismo de centroavante, aos 28. A seguir, Léo Moura cruzou com a perfeição que um dia teve e que andava esquecida, na cabeça do baixinho, mas bem colocado, Thiago Neves: 3 a 2, 31 minutos. Flamengo vivíssimo, e desde já dono do jogo.

O final do primeiro tempo ditou o que seria o segundo. Aos 41, o Santos teve a chance de matar a partida. Em jogo de corpo fora da área, o péssimo André Luiz Freitas Castro viu uma inexistente falta, e dentro da área. Elano teve a chance de redimir sua má fama como cobrador após o fiasco na Copa América, mas a piorou: com a mesma displicência de La Plata, ou ainda pior, bateu fraco, de cavadinha, para fácil defesa de Felipe, que tripudiou, fazendo embaixadinhas após pegar a bola. Tiração de sarro mais que merecida diante de tanta arrogância. No lance seguinte, gol de Deivid: em 18 minutos, o Mengão tirou três gols de diferença e foi para o intervalo com o psicológico todo a seu favor.

Na etapa final, o Santos deu a impressão de que se acertaria e venceria o jogo. Começou melhor, em boa defesa de Felipe em falta batida por Elano. A seguir, Neymar recebeu grande passe de Léo e fez o 4 a 3. Foram os únicos cinco minutos de superioridade santista. O Flamengo partiu para cima com tudo. Comandado por um Ronaldinho inspirado (cavou faltas, lançou, chutou a gol, fez de tudo), teve em Willians um marcador implacável, em Thiago Neves um coadjuvante de alto nível, em Deivid um pivô interessante, em Léo Moura um belo apoiador pela direita. O empate em 4 a 4 veio aos 22, até tarde para que o era o jogo. Foi no melhor estilo Ronaldinho, gol com a cara de seus tempos de Barcelona: bateu falta rasteira, aproveitando o pulo da barreira. Simplicidade de gênio.

O erro do Santos foi justamente ter se encolhido e tentado segurar o resultado num jogo absolutamente maluco. Deu campo ao Flamengo e foi dominado o segundo tempo todo. A virada era questão de tempo. Veio num contra-ataque mortal, de Thiago Neves, Ronaldinho e Deivid contra os zagueiros. Foi Ronaldinho, o dono da noite, quem fez.

O resultado é espetacular para o Flamengo, time extremamente consistente e qualificado, que só perdeu uma vez este ano. Trata-se, hoje, da equipe com mais condições de desbancar o Corinthians da liderança. O Santos é até superior em termos de elenco e mesmo time, mas já está muito para trás na disputa - não devemos descartá-lo, apenas não é rival real do Timão hoje. De todo modo, é um resultado que comprova a maturidade do time de Luxemburgo. Foi sua grande prova de fogo em 2011, e, embora os problemas defensivos, superou com louvor as adversidades. Quem não acredita muito em Ronaldinho decidindo o Campeonato Brasileiro, é bom passar a considerar esta hipótese.

Em tempo:
- Post de Grêmio x América/MG amanhã de manhã, bem como do restante da rodada.

Campeonato Brasileiro 2011 - 12ª rodada
27/julho/2011
SANTOS 4 x FLAMENGO 5
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Público: 12.968
Renda: R$ 312.040,00
Gols: Borges 4 e 16, Neymar 25, Ronaldinho 28, Thiago Neves 31 e Deivid 43 do 1º; Neymar 5 e Ronaldinho 22 e 35 do 2º
Cartão amarelo: Léo, Neymar, Wellinton, Willians, Thiago Neves, Renato Abreu e Darío Botinelli
SANTOS: Rafael (5), Pará (5), Edu Dracena (4,5), Durval (5) e Léo (5); Arouca (5,5), Ibson (5,5), Elano (3) (Alan Kardec, 37 do 2º - sem nota) e Ganso (4,5); Neymar (8) e Borges (6,5). Técnico: Muricy Ramalho (5)
FLAMENGO: Felipe (7,5), Léo Moura (7), Welinton (4) (David, intervalo - 5), Ronaldo Angelim (4,5) e Júnior César (4,5); Luiz Antônio (5,5) (Darío Botinelli, 11 do 2º - 6), Willians (7), Renato Abreu (5,5) e Thiago Neves (7); Ronaldinho (9) e Deivid (7) (Jean, 39 do 2º - sem nota). Técnico: Vanderlei Luxemburgo (6)


Comentários

Igor Natusch disse…
Por menos que eu goste de Ronaldinho, hoje teria dado 9,5, talvez até 10 para ele. Jogou imensamente e mudou a história do jogo. Neymar, do outro lado do campo, foi outro monstro. Daria mais ao Arouca, jogou bem na minha visão, em especial o primeiro tempo. No Flamengo, Williams e Thiago Neves foram monstruosos também. E com Elano foste bonzinho: para ele, eu daria nota 1. Depois do pênalti, deveria ter sido substituído sumariamente.

Mas enfim. QUE JOGAZO!
Lique disse…
detalhe do penalti perdido: um jogador do flamengo, acho que o camisa 6, passou por perto e abaixou do elano, para distraí-lo, segundos antes da cobrança.
Vicente Fonseca disse…
Seriam notas realmente possíveis, Igor, mas prefiro as deixar para jogos mais decisivos. Claro, uma atuação tipo Edmundo nos 6 a 0 do Vasco sobre o União São João (fez seis gols, em 1997), mereceriam. Sobre a do Elano, não dei mais baixa por causa do passe maravilhoso dele pro Borges no primeiro gol do Santos.

Vi isso, Lique. Genial. Com certeza falou algo a respeito da Copa América.
Sancho disse…
Se tudo correr dentro do esperado, o Grêmio tomará uma vergonhosa SACOLA do Flamengo no final-de-semana. Virou janeiro e o segundo semestre de 2010 parece ter acontecido antes da proclamação da República.

O Grêmio, que Deus -caso queira se preocupar com insignificâncias- dê jeito. Merecemos o que passamos.
Vicente Fonseca disse…
Sancho, o Flamengo é muito superior no momento, mas duvido que seja uma goleada. Há vários fatores que podem contribuir para que o jogo seja ao menos duro: dois clubes grandes em campo, motivação de enfrentar Ronaldinho (cadê Gavilán e Sandro Goiano nessas horas?). Fora que o Grêmio tem perdido de pouco, parou de levar tantos gols.

Apostaria em 1 ou 2 a 0 para os rubro-negros, não mais que isso. Claro, puro palpite.
Sancho disse…
Fonseca, a tua análise é fria. Eu tento entender o que nos preparam os deuses do futebol (os únicos deuses pagãos que acredito). Daí, nossas percepções distintas.
Sancho disse…
Faltou a carinha:

:-P
Vicente Fonseca disse…
hsdhsadhsdahsdash

Sancho, minha análise fria não exclui o fato de eu estar CAGADO. E comemorar que tenho uma nobilíssima formatura na hora da partida, o que me impedirá de vê-la.
juca disse…
Muricy deve estar revoltado, pensando como um time dele conseguiu a façanha de tomar 5 gols num jogo... Foi muita faceirice, os zagueiros dos dois times inexistiram ontem, o único dos 22 que marcava era o Willians - aliás, um baita volante - que anulou o neymar no 2º tempo.
Vicente Fonseca disse…
Acabo de ver uma estatística, Juca: um time de Muricy não levava 5 gols desde aquele São Caetano 5 x 0 Inter, última rodada do Brasileirão de 2003. Quase OITO ANOS!

Willians joga muito mesmo. Acho subvalorizado.
Celso Juarez disse…
Quanta faceirice!

Todo trabalho, planejamento, humildade do dia-a-dia foi por água abaixo por falta de CAU-TE-LA. Nunca um time, com 3-0 a favor, pode deixar o adversário empatar ou virar.

O que a gente diz pros volantes? Passou da intermediária, faz a falta. Temos que melhorar aquela pegada no tornozelo.

O jogo estava em 4-4 (céus!) e o menino Neymar - que é um guri, irresponsável ainda - errou um passe de letra. Depois o Ganso - que esteve sumido - errou o passe e deu a oportunidade para o quinto(!!!) gol do Flamengo.

Lamentável
Vicente Fonseca disse…
Tens toda a razão, professor.

Feliz deve estar o Batata. Não apostou no Palpitazo, mas certamente teria acertado na bucha.