Era o que faltava

A derrota de 2 a 0 para o Flamengo (2º, 27) teria sido apenas mais uma na péssima temporada que faz o Grêmio (14º, 13), não fosse pelo cruel detalhe do gol de Ronaldinho. Um gol que, passados dez anos de sua saída do Estádio Olímpico, coroa uma década perdida na história tricolor. Mais uma humilhação imposta à sofrida torcida do time da Azenha, que vive um dos períodos mais áridos em seus 108 anos de fundação.

O jogo, como dissemos, teria repetido vários outros não fosse este detalhe. O Grêmio, pelo que ouvi no rádio, nem jogou tão mal. Faltou qualidade mesmo. Teve mais chances de gol, criou perigo, mas falta a conclusão - só Douglas chuta neste time, e ele esteve fora. Leandro e Escudero são absolutamente insuficientes em termos de arremates. André Lima vem mal tecnicamente. O contrário do Flamengo, que não chegou tantas vezes, mas como tem maior qualidade de acabamento, venceu a partida.

Os bons momentos de controle da partida vividos pelo Grêmio explica-se, ao menos disseram os radialistas, em boa parte pela atuação de Adilson. De fato, ele pode contribuir muito mais que Marquinhos, que ganha salário de seis dezenas depois da vírgula para errar passes e ser apático. Mas não será por Adilson que o Grêmio pode se reabilitar. A hora é de avaliar tudo internamente, separar o joio do trigo (não só em termos de qualidade individual, mas também de postura e dedicação) e recomeçar. Ou começar, já que o 2011 do Grêmio nunca existiu. E é bom que não seja tarde, pois o 2012, que não está tão longe, pode ser naquele lugar que os tricolores tanto temem.

Em tempo:
- Bela vitória do Botafogo (5º, 22), 1 a 0 sobre o Cruzeiro (9º, 18), em Minas. O time de Joel Santana perde a segunda seguida. Poderia estar hoje brigando pela liderança, mas os tropeços comprometem. No confronto dos dois próximos adversários gremistas, o Palmeiras venceu em casa o Atlético/MG por 3 a 1.

- Portuguesa arrasadora na Série B. No duelo que valia a liderança, fez 3 a 0 na Ponte Preta, em Campinas, disparando na ponta (30 a 26). A surpresa do sábado foi a derrota do Vitória (13º, 17), em Salvador, por 1 a 0 para o Boa Esporte (11º, 19). O rubro-negro deixa de lado a briga pelo G-4 e já está a 2 pontos da zona de rebaixamento.

- Grêmio pode acabar a rodada em 17º, embora seja improvável. O Atlético/GO teria que empatar com o Inter no Beira-Rio, o Bahia teria que vencer o Figueirense em Salvador e o Santos tem que derrotar o Atlético/PR em Curitiba.

Comentários

franke disse…
vi o jogo. o grêmio veio bem até levar o gol. depois, diminui sensivelmente a criação ofensiva e postou-se como se a derrota por 1 a 0 lhe aprouvesse. triste