Quem pode chorar mais?

Oscar é um dos tantos titulares que estarão no Mundial Sub-20
A Seleção Sub-20 foi feita para ser secada. Não faz sentido algum um campeonato que tem como fim (ao menos no mundo das ideias) revelar jovens craques ter tantos atletas já profissionalizados. Foi-se o tempo em que víamos jogadores saírem dos juniores, nos seus 19 e 20 anos, e só depois subirem para o time principal. Há algum tempo, a ligação é direta desde os 17, ao menos para quem é pretensamente de bom nível - caso dos jogadores convocados para as seleções de base.

Repito este discurso a cada dois anos, quando ocorre o Mundial Sub-20, e não me canso de fazê-lo. Sempre esta seleção de base retira algumas das principais peças dos times em pleno andamento do Campeonato Brasileiro. Em 2011, não será diferente. Feita a convocação por Ney Franco, é hora de ver quem penará mais sem seus atletas, que estarão na Colômbia.

(Parênteses: eu sei que os jogadores adoram participar destes selecionados, e em muitos casos até os clubes apreciam a convocação, pois valoriza o passe do atleta. A discussão, porém, não é esta. Como parte não interessada em qualquer destes aspectos, me incomoda a queda de nível que isso pode causar na competição)

Flamengo: com cinco convocados, o campeão da Copa São Paulo é o mais prejudicado. Negueba e Diego Maurício deixarão o elenco carente de atacantes (na verdade já o é, mas acelerará ainda mais este processo). Galhardo é outro que vem sendo bastante utilizado e vai desfalcar o preocupado Vanderlei Luxemburgo.

São Paulo: o zagueiro reserva Bruno Uvini foi chamado. No entanto, a perda maior (possivelmente a maior entre todos os clubes) é o volante Casemiro, um dos principais jogadores do líder do campeonato nesta reta inicial.

Internacional: perderá Oscar, que não é titular absoluto, mas está a caminho de conseguir lugar entre os 11 colorados. O time ficará no mínimo sem uma importante opção para mudar o jogo no banco de reservas. Além dele, os zagueiros Juan e Romário rumarão à Colômbia.

Santos: não é uma perda tão considerável, mas o bom lateral esquerdo Alex Sandro é utilizado com certa frequência (jogou a final de Montevidéu contra o Peñarol), já que o titular Léo tem idade avançada e propensão a lesões. Além dele, outro bom reserva, Alan Patrick, também foi chamado, além de outros dois jogadores.

Palmeiras: ficará sem o promissor Gabriel Silva, titular da ala esquerda do time de Felipão. Com elenco reduzido, não haverá reposição à altura, e o treinador terá que apelar para a criatividade se ninguém for contratado.

Vasco: mais um que perderá um titular. Allan é volante de origem, mas tem feito boas partidas como lateral direito.

Grêmio: o volante Fernando, que disputa posição de titular no meio (tem atuado na maioria dos jogos), foi convocado. Embora seja o atual dono do lugar no Olímpico, perderá a vaga entre os 11 assim que Gilberto Silva tenha condições físicas de estrear.

Avaí e Cruzeiro, entre os times da Série A, também tiveram jogadores convocados - nenhum titular, no entanto.

Foto: Gazeta Esportiva.

Comentários