Um longo Brasileirão pela frente

GRÊMIO 1 x 2 CORINTHIANS
O Grêmio 2011 quebra recordes. Nada gloriosos, é verdade. São três derrotas consecutivas no Olímpico (Universidad Católica, Internacional e Corinthians), o que não ocorria há oito anos. A última partida vencida na Azenha, outrora território inóspito para os inimigos, foi há distantes 45 dias atrás: 2 a 0 no Atlético Júnior, pela Libertadores. Para piorar, foi a primeira vez na história do Campeonato Brasileiro que o Tricolor estreou na competição sendo derrotado em casa.

Os erros se repetem. O Grêmio não exibe padrão de jogo, não surpreende o adversário. Tem pouca criatividade, não funciona pelos lados do campo. E demonstra uma imaturidade e falta de atenção assustadores. É a segunda vez seguida que o time de Renato Portaluppi sofre uma virada. É o segundo jogo seguido em que sofre um gol oriundo de uma cobrança de lateral. Não é um time que se deixa dominar facilmente pelos rivais, mas perde justamente nesses detalhes que escancaram sua falta de malandragem, para dizer o mínimo.

Não houve melhora ou piora significativa nas trocas propostas por Renato. O Corinthians sempre foi um pouco mais agudo e teve um pouco mais posse de bola no campo ofensivo, desde o princípio. Não dominou o Grêmio, mas foi um pouco mais organizado. Contou com dois laterais cumpridores, mas faltou articulação. Morais não funcionou. Só após sua saída é que Liédson entrou de fato na partida, para inclusive decidi-la.

Depois de um primeiro tempo sonolento, o Grêmio voltou melhor para o segundo. Marcou seu gol, no entanto, através de uma encenação de Leandro, que cavou um pênalti bem batido por Douglas. Mesmo assim, o time foi incapaz de manter a vantagem por mais de cinco minutos. Sofreu o empate em lance igualmente discutível, e a virada em erro coletivo da defesa. O Campeonato Brasileiro será longo para os gremistas.

A primeira rodada
Impressionante a autoridade com que o dividido São Paulo bateu o Fluminense no São Januário. Lucas e Dagoberto fizeram os gols, confirmando serem os dois principais nomes do Tricolor nesta temporada. De resto, surpreendente a derrota do Cruzeiro para o Figueirense, um dos piores times da Série A.

Comentários

juca disse…
Que a direção é imcompetente, isso todos já sabem. Agora o Renato tá mostrando que merece o mesmo adjetivo.

O Grêmio tá carioca. O Grêmio tá tomando média de 2 gols por jogo. O Grêmio não treina, só faz rachão.

O Odone não vai mandar o seu desafeto carioca embora porque aí se queimaria com a torcida, sua maior base eleitoral.

Prevejo um futuro tosco e desastroso, no qual o time no máximo almejará a última vaga da sulamiranda.

Triste.
Marcelo disse…
Não dá pra aceitar essa desculpa da falta de experiência. Como se os adversários respeitassem mais um time de velhos.
Por incrivel que pareça, falta é malandragem, principalmente pro treinador. Não dá pra aceitar não conseguir segurar um resultado. Tá ganhando e o time tem carências? Retranca e contra ataque!
Mas não, o time tem sempre que propor o jogo! Muita posse de bola, toque de letra e poucos chutes a gol. Exatamente o contrário do que deveria ser.