Quem tem então?

O comentário de Paulo Roberto Falcão, de que o Internacional não tem um elenco capaz de disputar o título do Campeonato Brasileiro, é lamentável em todos os sentidos. O treinador colorado lava as mãos, joga a culpa do mau começo de ano indiretamente na diretoria, compra briga com os jogadores. E, ainda por cima, fala uma inverdade.

O plantel colorado já foi melhor e tem suas deficiências, mas é sim suficiente para disputar a ponta de cima da tabela. Precisa, claro, de algumas reformulações. O Inter não se renova. Alguns jogadores (Bolívar, Guiñazu, Tinga, Kleber) são extremamente capazes, mas também já renderam mais em outras épocas. No entanto, não é um elenco inferior a São Paulo, Corinthians ou Flamengo, para citar três exemplos de clubes que estariam melhor preparados que o Inter para lutar pela taça.

O problema do Inter, mais que de elenco, é de time. E aí boa parte da culpa recai sobre Falcão e seu antecessor, Celso Roth, que não conseguiram dar padrão tático ou ide jogo algum. O Internacional tem bons jogadores tecnicamente, é inegável, mas é um time lento, pouco objetivo, sem um sistema defensivo confiável e com um ataque que depende demais da inspiração de Leandro Damião. A articulação, que já foi a maior qualidade colorada há não muito tempo, hoje é falha. Desde que ganhou a Libertadores, o Colorado só piorou dentro de campo. A contribuição de Falcão nestes 50 dias de Beira-Rio beira o zero.

Interessante é que, quando comentarista (e não faz dois meses), Falcão sempre repetia que o Inter tinha um elenco de altíssimo nível, um dos melhores não só do Brasil, mas da América do Sul. Ficou cômodo mudar de opinião tão rapidamente.

Comentários

juca disse…
Dizendo isso, o Falcão foi contra o discurso que a assessoria de imprensa do Inter (a empresa da Patroa e a Band-RS) passou anos pregando: que o Inter tem o melhor grupo do Brasil, quiçá da América.
Marcelo disse…
Essa situação é muito divertida. Ainda mais se passando no Inter!
Pena que daqui a pouco vão mandar o Falcão embora.
juca disse…
Se o Inter vencer o banguzinho de férias do Barcelona, o discurso volta ao habitual.
Lourenço disse…
Na boa, eu ouvi a entrevista domingo ao vivo. Respeito quem pensa diferente, minha impressão é bem pessoal, mas me parece uma daquelas crises criadas/alimentadas pela imprensa, que tem terreno fértil em um ambiente já não muito bom.

Sem querer pautar a imprensa, até porque não sou paranoico, interessante que a entrevista do Renato pedindo cascudos e botando a culpa na inexperiência do Grêmio não gerou essa pauta negativa, sendo que eu achei ela mais grave.
André Kruse disse…
Acho que o título do post é definitivo.

Eu não acho que algum outro clube do Brasil tenha um time/grupo superior ao Inter. Vejo uma paridade muito grande.

Um dos problemas foi a forma que o Falcao se manifestou. Pode ter "perdido" o vestiário.

Mas acho que ele está certo em alertar para as carências (e todos times as tem). Só que aí ele mexeu com um dogma existente no RS, de que o Inter tem o melhor grupo (disparado) do Brasil. Esse mantra vem se repetindo desde 2006, e está de tal forma arraigado que tem muita gente que acredita que a unica explicaçao para o inter não ganhar todos os jogos de goleada é a sabotagem promovida pelo treinador (seja ele quem for)
Joel disse…
Falcão reiterou seu comentário hoje. Vai perder o comando do vestiário(se já não perdeu), ser massacrado por seus colegas de imprensa.

Há grandes possibilidades de catástrofe no beira rio. Na falta de boas alternativas a direção pode se apavorar e trazer um Lazaroni, Nelsinho ou Zé Mário da vida, aí o bicho pega mesmo. Minhas duas últimas frases são tão possíveis quanto o inter ter o melhor time (grupo) da América.
Vicente Fonseca disse…
Lourenço, só quero ressaltar que ao menos aqui o Renato foi criticado (por mim, inclusive, num post da semana passada) por esta declaração de que a inexperiência era o principal problema do Grêmio.

E concordo, André. Vejo tudo muito equilibrado - e não por baixo, como muitos gostam de dizer.
Samir disse…
Eu vejo de formas diferentes as entrevsitas e declarações de Falcão e Renato. Qdo tu questiona a inexperiência do teu grupo, que de fato existe, tu não coloca em xeque a qualidade do grupo, mas sim uma falta de experiência, que é algo que todo atleta, em determinado da carreira, é, inexperiente.

O Falcão questionou a qualidade do seu grupo, a partir do momento q diz que falta qualidade. Aí tu questiona exatamente a "mais-valia" dos jogadores.

Acho q são coisas diferentes. Acho que a materia merecia uma repercussão, mas claro, não a q teve, de pautar a imprensa por 2 dias. Mas esse uso exagerado e exploração de pequenas situações é praxe da imprensa. Não apenas neste caso, mas sempre.
Samir disse…
Bah, me desculpem pelo assassinato da língua portuguesa no comentário acima, escrevo enquanto como um cachorro do bigode, o que exige total dedicação.