Quem avisa amigo é

A final que eu apostava lá atrás, nas oitavas de final, acontecerá. Vasco e Coritiba sempre foram os times que mais me chamaram a atenção na Copa do Brasil - seja pela qualidade de alguns jogadores, seja pela consistência das equipes, principalmente.

Muito antes dos 6 a 0 contra o Palmeiras o Coxa já era candidato ao título. A campanha impecável na Série B do ano passado e no estadual deste ano eram credenciais importantes. É uma equipe com jogadores experientes, e alguns que vêm desequilibrando. Rafinha fez uma jogada espetacular no gol de Ânderson Aquino ontem. Aliás, a conclusão deste atacante foi perfeita, de quem sabe colocar a bola na rede. O Couto Pereira faz pressão, ainda por cima.

Mesmo assim, tendo a apostar no título do Vasco desde a belíssima vitória sobre o Náutico, nos Aflitos, nas oitavas de final. Naqueles 3 a 0, vi um time extremamente bem montado por Ricardo Gomes - e é justo que se ressalte este crescimento notório vascaíno desde sua chegada. Até fevereiro, falava-se em "pior Vasco de todos os tempos", e não era exagero: quatro derrotas seguidas no começo do Campeonato Carioca, eliminação prematura na Taça Guanabara.

Desde lá, no entanto, a equipe ganhou corpo. A atuação de ontem, pelo pouco que pude ver, foi com a autoridade de um campeão. O segundo gol, de Diego Souza, foi uma pintura: a tabela pelo meio, a assistência de Alecsandro, o toque de imensa categoria do articulador, que vai recuperando o bom futebol em São Januário. Ainda temos Bernardo, Eduardo Costa, Dedé, Éder Luís. É o melhor Vasco desde o Brasileirão de 2000 - não chega perto do nível daquela equipe, mas pode dar o título da Copa do Brasil, a volta à Libertadores e, certamente, um bom Campeonato Brasileiro.

Comentários