Final do Sul? Ainda não

Diego Souza empatou para o Vasco no último minuto
VASCO 1 x 1 AVAÍ
A Copa do Brasil de 2011 (que só não é a Copa da Hora de 2010 porque o Ceará está na semifinal em vez do Grêmio) está longe de uma definição quanto a seus finalistas. A rodada desta quarta-feira apenas deu ao Avaí uma leve vantagem sobre o Vasco e impediu o Ceará de abrir distância em relação ao Coritiba. Mesmo assim, o equilíbrio é tanto que apontar os dois times do Sul como prováveis finalistas beira a irresponsabilidade.

O jogo que vi foi o de São Januário, e não me arrependo. Uma ótima partida, que se encaminhava para ser um movimentado 0 a 0, mas que nem pelo placar em branco deixaria de ter sido interessante. O Vasco não perdeu o jogo por um detalhe: o gol de pênalti (existente) marcado por Diego Souza foi o último lance da partida. De todo modo, a equipe carioca não jogou mal - exceto pelos 15 minutos em que esteve atrás no placar, quando o nervosismo aflorou. As dificuldades encontradas são muito mais méritos avaianos que problemas vascaínos.

É bom lembrar que os comandados de Silas ganharam casca ao eliminarem Botafogo e São Paulo. O Avaí, além de experiente, é muito organizado. E conta com alguns bons jogadores. Além do maestro Marquinhos e do ex-colorado Marquinhos Gabriel, o lateral Julinho, autor do belo gol de ontem à noite, pode ser uma das surpresas do Campeonato Brasileiro. Habilidoso, cruza bem e chega fácil à frente. Mas as individualidades só se destacam por causa do conjunto. O Avaí sempre foi um time muito consciente em campo. Jogou no erro do Vasco, explorando contra-ataques com sabedoria e paciência. Soube se fechar quando pressionado, e contou com bela atuação do jovem goleiro Renan para obter mais um bom resultado na Copa do Brasil.

O Vasco, repito, não jogou mal. O primeiro tempo, aliás, foi muito bom: pressão sem afobação, bom toque de bola, Éder Luís jogando muito bem na velocidade, Alecsandro se movimentando com qualidade. No segundo tempo, à medida que o gol não saía, o próprio estádio começou a ficar ansioso, transmitindo isso para o time. Pesou também o erro de Ricardo Gomes ao sacar Éder Luís do time. Era a única opção capaz de abrir a defesa catarinense.

São dois times pouco brilhantes, mas muito organizados e eficientes. O Avaí levará para a Ressacada, além do mando de campo, o trunfo de poder empatar por 0 a 0. Já o Vasco tem a vantagem de possuir um elenco mais completo e qualificado. Segue tudo indefinido. Se essa quarta já foi boa, a próxima promete ainda mais.

SANTOS 1 x 1 ONCE CALDAS
A comemoração incontida do Pacaembu inteiro e de todos os jogadores atesta bem as dificuldades porque passou o Santos para eliminar o traiçoeiro Once Caldas, que termina a Libertadores sem vencer em casa (13% de aproveitamento) e sem perder fora (60%). Segue firme o Peixe, sem empolgar ainda, sem nada categórico, mas com força copeira. Passou com as calças na mão pela primeira fase, pelo América mexicano e pela esquadra de Rentería. Em Libertadores, isso conta até mais que vitórias de goleada. Classificações sofridas moldam o perfil de uma equipe em competições deste tipo.

LIBERTAD 2 x 4 VÉLEZ SARSFIELD
O Vélez, ao contrário do Santos, desfila grande futebol. É o melhor time argentino do momento. O segundo gol, marcado por Máxi Moralez, precisa ser visto por todos os que querem entender o que é o toco y me voy, estilo clássico de futebol dos hermanos. O Vélez é tão favorito quanto o Santos. E não deu show desde o início da Libertadores: começou devagar, quase parou na fase de grupos, mas desde lá cresce como pão fermentado. É a maior bola de neve da competição. Difícil segurar.

PORTO 1 x 0 BRAGA
O Porto de Hulk (39 gols no ano) e Falcao (35) ganha a Liga Europa. É o melhor time mesmo. Ganhou incríveis 52 de 64 jogos no ano. Time para disputar título europeu em 2012, se não for desmanchado.

Foto: Alexandre Loureiro/Fotocom.

Comentários

Milton Ribeiro disse…
Meu caro, até por ser português e benfiquista, acompanho os times da terrinha. Esqueça o Porto. Se o Benfica é putrefato, o Porto está apenas em bom estado de conservação. Sendo mais claro, é uma merda de time que jogou o Português mais fácil da história.

Acho que não quebro a cara dizendo que o Porto não irá longe entre os grandes.

Abraço.

(Um dia, irei ao Carta na Mesa e vcs terão que tocar um fado. Abaixo a Romênia! Abaixo Aruba!)
felipesfranke disse…
Partida terrível do Santos, mas passou. Dois ótimos sinais.

E que coisa pavorosa esse uniforme do Once Caldas. Passei o jogo inteiro tentando somar o número de patrocínios estampados, mas sempre perdia a conta.
Vicente Fonseca disse…
Milton, achei que tu simpatizasse com o Benfica, não sabia que tu era português. Tocaremos um fado.

Franke, fiz o mesmo e também sempre perdia a conta. Lamentável uniforme.
Chico disse…
Grande goleada do Fortín. Cresce na hora certa na Copa. Moralez jogou muito.

Se o Neymar não perdesse o pênalti a classificação do peixe seria um pouco menos dramática.
Lourenço disse…
Complementando o que o Chico disse, se o Neymar não tivesse feito o gol, o jogo teria ido para os pênaltis. E se não tivesse feito a jogada do gol no jogo de ida, o Santos estaria fora. E se não tivesse participado diretamente de todos os gols do Santos nos mata-matas, o time não teria ganhado o Paulista.
Na verdade, com o Ganso machucado e o Elano em má fase, o Santos é o Neymar
zeh nascimento disse…
eu tb acho que o PORTO MORRE NA CURVA DO TEJO (nenhuum sentido)
Samir disse…
Mas, acrescentando ao que o Lourenço disse, o Neymar não pode ser o batedor de penaltis do Santos. Já está mais do que provado o quão displicente ele é como batedor.

Isso porém, não significa que ele não seja um baita de um jogador. De fato, ele é o Santos. Mas desde o ano passado q vem errando mtas cobranças de penalti
Zezinho disse…
Bueno, como dever CÍVICO, assisti a Ceará x Coxa.

Jogo bem truncado, nervoso, movimentado, mas com poucas chances de gol. Achei interessante a postura dos dois times, pois ambos agrediram e respeitaram o adversário.

O Coxa foi desfalcado, sobretudo na defesa, e tem qualidade para passar pelo Ceará. Já o Vozão deve jogar no contra-ataque, apostando na JOVIALIDADE de Geraldo e na matreirice do ataque, sobretudo do ponteiro Osvaldo

***
Final entre Silas x Vágner Mancini?
Para o mundo que eu quero descer!
Milton Ribeiro disse…
Vicente, tenho cidadania portuguesa, o que pode fazer um mim um deles. Mas nasci em Porto Alegre. Abraço.