"Sobrenatural"

O fenomenal Messi: 52 gols na temporada
REAL MADRID 0 x 2 BARCELONA
É verdade que o Barcelona só ganhou a partida nos 15 minutos finais, e que só fez seus dois gols quando tinha um homem a mais. Mas é verdade também que o time de Guardiola dominou o de Mourinho o tempo todo, desde a etapa inicial. Dos 60 minutos de bola rolando na partida, 43 ficaram nos pés do Barça. São 72% de posse de bola. Contra o Real Madrid. No Santiago Bernabéu. O time merengue só teve o controle da redonda por míseros 17 dos 90 minutos. A expulsão de Pepe, portanto, apenas apressou as coisas.

No entanto, mais que deste supertime, um dos melhores da história do futebol em todos os tempos, cabe falar de Lionel Messi. O que temos visto é um fenômeno. Este argentino mostra potencial para se igualar aos maiores gênios do futebol. Em breve, não será exagero colocá-lo na mesma turma de Pelé, Maradona, Cruyff, Garrincha, Di Stéfano, Beckenbauer. Falta apenas provar em uma Copa do Mundo - o que não é pouco, frise-se. Tempo ele tem de sobra para isso: com apenas 24 anos, Messi só não joga mais dois Mundiais, ao menos, se não quiser.

No primeiro gol, mostrou oportunismo de centroavante. No segundo, uma arrancada absolutamente genial, que transformou o excelente time do Real Madrid em um bando de joões. Messi tem 11 gols em 11 jogos na Liga dos Campeões, um por partida de média. Será artilheiro da competição pela terceira vez seguida, algo que só Gerd Müller e Papin conseguiram. Mesmo não sendo camisa 9, tem 52 gols na temporada. Isso fora o feito de ontem: acabar com o poderosíssimo Real Madrid em pleno Bernabéu já no jogo de ida.

Daniel Alves utilizou o adjetivo que dá título a este texto para definir o futebol de Messi. Sinceramente, eu acho até pouco. Mas não encontro outro que seja ainda mais forte para definir. Quem está um pouco desatento, por favor, não perca as exibições dele pelo Barcelona. Estamos diante de algo e de alguém histórico, de exceção. Vejamos bem, para contarmos aos nossos filhos e netos no futuro.

SANTOS 1 x 0 AMÉRICA/MEX
Vi grande parte deste jogo. Boa atuação do Santos, que sofreu com o jogo ríspido dos mexicanos, mas impôs um melhor futebol. Poderia ter sido mais, não fosse o excelente goleiro Ochoa. O resultado é bom, pois não há gol levado em casa, mas o confronto está longe ainda de uma definição.

ONCE CALDAS 1 x 2 CRUZEIRO
Thiago Ribeiro não joga, mas aí Ortigoza vai lá e faz gol. A fase do Cruzeiro é tão boa que tudo dá certo. Vitória importantíssima, que encaminha a vaga nas quartas de final se o salto-alto não correr solto em Sete Lagoas. Aliás, o Once Caldas não venceu em casa ainda na Libertadores. E não perdeu fora. Serve de alerta.

Mais Libertadores
O empate sem gols pode soar decepcionante à torcida do Estudiantes, mas não é um resultado tão ruim. Qualquer empate de placar movimentado em Assunção elimina o Cerro Porteño e classifica o Pincha. Ruim foi o resultado do Jaguares, que ficou no 1 a 1 com o Atlético Júnior no México.

Copa do Brasil
Nenhuma zebra. O Flamengo fez 3 a 0 no Horizonte, evitou o fiasco e pegará o Ceará, que eliminou o Prudente com um novo 2 a 1. Parada dura, embora o Castelão deva receber torcida dividida. O Vasco ficou num insosso 0 a 0 com o Náutico e passou para pegar o Atlético/PR, enquanto o São Paulo repetiu o 1 a 0 no Goiás e pega agora o Avaí.

Coritiba x Palmeiras, no entanto, é que será o grande jogo das quartas de final. O Coxa confirmará vaga hoje, no Centenário, administrando os 4 a 0 aplicados sobre o Caxias na semana retrasada.

Foto: AFP.

Comentários