Ao menos um confirmado

Inter não vencia no Alfredo Jaconi desde 2005
JUVENTUDE 1 x 2 INTERNACIONAL
Pelo menos um dos cinco possíveis clássicos está confirmado, em princípio para o domingo que vem, no Beira-Rio. Mesmo com todos os recentes poréns, a Dupla Gre-Nal se impôs fora de seus domínios a Cruzeiro e Juventude e ficará, pelo 11º ano consecutivo, com o título gaúcho. O Inter passou por um teste até mais difícil que o do Grêmio, e com méritos. Depois de um primeiro tempo equilibrado no Alfredo Jaconi, se impôs ao time serrano no segundo e mereceu o resultado.

O primeiro tempo foi de supremacia das defesas. O Juventude não conseguia criar por sua menor qualidade técnica; o Inter, porque faltava aproximação dos homens criativos com Leandro Damião, que esteve sempre bem marcado. Os dois gols surgiram em chutes de fora da área: o sem-pulo maravilhoso de Bolatti e a perfeita falta batida por Fred.

Na etapa final, sem mudanças de nomes, mas de postura, o Internacional assumiu o protagonismo. Aí sim, com uma volta bem superior do vestiário, talvez estejamos vendo os primeiros reais méritos de Paulo Roberto Falcão no crescimento da equipe. O Inter encurralou o Juventude, transformou o jogo em meia-linha e empilhou chances de gol. Na mais incrível delas, o zagueiro Rafael tirou de bicicleta, em cima da risca, evitando gol de Bolívar.

A expulsão de Bolatti, infantil, não alterou o rumo da partida. O Inter seguiu melhor, mesmo sem Sobis e com Tinga, e depois sem o exausto Oscar (era um dos melhores em campo, mas já caía de rendimento visivelmente) mas com Zé Roberto. É verdade que a pressão dos 20 primeiros minutos da etapa final já não existiam, mas Leandro Damião definiu o jogo com uma lambreta espetacular, criando do nada o gol de Tinga.

O Juventude não tinha condições técnicas de reagir, embora tenha exercido certa pressão nos minutos finais. Foi um adversário digno, a exemplo do Cruzeiro contra o Grêmio. Pode, não desmanchando esta ideia de time, subir para a Série C e iniciar o projeto de retomada de seu espaço no futebol brasileiro a partir do próximo semestre. Alex Telles mostrou ser bom jogador, mas o time penou com atuações fracas da dupla de ataque, Zulu e Júlio Madureira.

Já o Inter consegue um resultado que dá moral para Montevidéu e, melhor ainda, garante a decisão da Taça Farroupilha no Beira-Rio. Não terá Bolatti, mas D'Alessandro volta, por outro lado. É bom que a zaga gremista treine bastante bola aérea esta semana. Mantendo o atual nível, bastará Kleber acertar alguns cruzamentos para Leandro Damião se consagrar. Mais uma semana Gre-Nal está começando, mas a Libertadores vem antes, e é prioritária para azuis e vermelhos.

Duas chances no Rio
Sem Ronaldinho e com Léo Moura lesionado no comecinho, o Flamengo arrancou um empate em 1 a 1 com o Fluminense e venceu nos pênaltis. Terá, a exemplo do Grêmio, duas chances para ser campeão estadual. Se ganhar domingo que vem do Vasco, ganha por antecipação. Se não, adia por dois clássicos esta possibilidade.

Super Coxa
Espetacular o título paranaense do Coritiba. No segundo turno, tem 100% de aproveitamento. Goleou o Atlético/PR por 3 a 0 em plena Arena da Baixada. Poucas vezes se viu tanta superioridade. Pode ir longe no Brasileiro e é candidato na Copa do Brasil. Só o Cruzeiro vive fase tão boa no Brasil atualmente.

Foto: Agência Estado.

Comentários

luís felipe disse…
Três grenais confirmados: 1 agora e 2 pelo brasileiro.
Vicente Fonseca disse…
Tá, Luís, tu entendeu.

sdhsdh
Ancheta disse…
No me gusta Grenales.
Espinola disse…
A mi también no.
D'Alessandro disse…
A mi me gusta, y mucho, especialmente com Victor, y... OH WAIT!
Maxi Lopez disse…
Grenales, chicos? Tranquillo, tranquillo...
Zezinho disse…
Inter é muito favorito para esse GreNal. Além de jogar em casa, tem mais conjunto e um centroavante de carteirinha. O Inter não se deixa dominar por um time inferior, ao contrário do Grêmio, que joga feito índio e sempre cede dez chances de gol pro adversário.

Esse time do Ju não sobe à Série C. Não apenas pela falta de qualidade - é bem inferior ao atual Cruzeiro -, mas também porque se borrou hoje contra o Inter. A bola queimava nos pés dos polenteiros, enquando que os colorados, matreiros, foram com sede ao pote - ou garrafão de vinho.

***
Quanto aos GreNais, não se esqueçam da Copa FGF. Amargos =p
Zé Alcino disse…
Qual o problema com os gringos? Eu gosto de Gre-Nais, até por ter jogado nos dois times.
Zé Nascimento disse…
Eu não. Quando eles acontecem, eu só me lembro de uma coisa: que eu #perdi.

Amplexos.