A tabela do Brasileirão 2011

A tabela do Campeonato Brasileiro, divulgada 68 dias antes do início da competição, traz uma novidade para 2011: a chamada "rodada dos clássicos" está prevista para a última rodada do certame. Uma medida que serve para "moralizar" um campeonato marcado por suspeitas de entreguismo nos últimos dois anos, onde clubes pretensamente perderam de forma proposital para prejudicarem seus rivais.

Embora pareça à primeira vista uma grande ideia, a medida pode ser um tiro no pé. Claro, é possível que tenhamos clássicos quentíssimos, fervendo, onde ninguém vai querer facilitar a vida do rival - ou até mesmo uma disputa por posição. É o cenário ideal. Mas e se se tivermos clássicos pelo nada? Por exemplo: o Gre-Nal do Beira-Rio, marcado para o dia 4 de dezembro, pode ser um mero amistoso. Dois oito clássicos previstos para o encerramento da competição, é inevitável que pelo menos um deles passe por este constrangimento.

A medida pode ser considerada paliativa também porque nem sempre o jogo suspeito está na última rodada. Pode estar na penúltima, antepenúltima, 35ª, 34ª. Foram os casos de todas as partidas enquadradas neste tipo de questionamento em 2010. Há, ainda, dois clássicos previstos para a penúltima rodada deste ano: Palmeiras x São Paulo e Fluminense x Vasco. Pode minimizar um pouco esta distorção.

Nunca gostei da rodada dos clássicos. Deixamos de ver jogos interessantíssimos porque concorrem com outro ainda melhor. Em 2011, além disso, teremos o agravante de que todos estão na rodada final, onde as partidas ocorrem no mesmo horário. Só aumentará a minha implicância.

Fins e meios de semana
Questão polêmica que prejudicou um pouco o Inter em 2009 e demais o Grêmio em 2010, mas merece todos os elogios nesta tabela. Tanto Grêmio como Inter jogarão 14 vezes em seus estádios nos finais de semana, contra 5 jogos em meios de semana. Isto porque a tabela, sem o aperto da Copa do Mundo, terá bem menos rodadas às quartas-feiras: serão só 10, contra 28 aos sábados e domingos. O preço disso é a não interrupção para a Copa América, o que pode desfalcar alguns times durante bom tempo.

1ª rodada (21 e 22/05)
Palmeiras x Botafogo
Santos x Internacional
Flamengo x Avaí
Fluminense x São Paulo
Ceará x Vasco
América/MG x Bahia
Grêmio x Corinthians
Atlético/MG x Atlético/PR
Coritiba x Atlético/GO
Figueirense x Cruzeiro

38ª rodada (04/12)
Corinthians x Palmeiras
São Paulo x Santos
Internacional x Grêmio
Cruzeiro x Atlético/MG
Atlético/GO x América/MG
Atlético/PR x Coritiba
Bahia x Ceará
Avaí x Figueirense
Botafogo x Fluminense
Vasco x Flamengo

A tabela na íntegra pode ser conferida aqui.

Comentários

Lourenço disse…
Perfeita análise.
Prestes disse…
Concordo com as ponderações: é só um paliativo, podemos ter clássicos frios, mas, ainda assim, sou a favor da medida.
André Kruse disse…
Estava esperando que alguém fizesse esse levantamento. Eu sou frontalmente contrário a rodada de clássicos.
Sancho disse…
Pratica absolutamente comum nos tempos de campeonato citadino/metropolitano/estadual em pontos-corridos era termos Gre-Nal na última rodada.

Um exemplo é o famoso "Gre-Nal do Papai Noel Azul" de 1961; totalmente por bananas. O Internacional já era o campeão gaúcho, e o Grêmio jogou jogou somente pela honra.

Se o Gre-Nal for frio, mesmo que uma partida entre o 12º e o 15º do campeonato, é sinal que há alguma coisa MUITO errada no futebol de Porto Alegre.
André Kruse disse…
Sancho, mas o grenal na ultima rodada do gauchao acontecia por motivo completamente diferente.
Sancho disse…
A idéia é que poderia vir a ser decisivo. Mas corria o sério risco de valer chongas.

Os motivos podem ser diferentes, mas as conseqüências possíveis são as mesmas.
Lourenço disse…
Além de poder ter clássicos frios, ou seja, além do lado negativo que todos conhecemos, a medida ainda terá pouca eficácia. De todas as suspeitas entregadas, quantas foram na última rodada? Mais: quantos rivais têm os times de SP e RJ, que podem entregar nas últimas rodadas?
Eu até sou a favor dos pontos corridos. Mas, dentre muitos prós e contras, esse problema seria mais bem resolvido - embora não completamente - pela volta de uma segunda fase.
Vicente Fonseca disse…
Sim, acho que seria o único jeito de resolver: um mata-mata ou quadrangular posterior. O problema é que se fizer turno e returno com uma fase posterior desvaloriza totalmente o campeonato de pontos. Esse Campeonato Mineiro atual, por exemplo, chega ao extremo de classificar OITO DOS DOZE times às quartas de final.
Sancho disse…
Não, Vicente. O Mineiro classificou 8 no ano passado. Este ano, voltaram a 4. Quem aumentou para 8 foi o Paulista, depois de ver sempre 1 ou 2 dos grandes eliminados.
Vicente Fonseca disse…
Ah, vi agora. Verdade, Sancho. Tive a nítida impressão de que o regulamento havia se mantido. De todo modo, não invalida minha argumentação de que é um número exagerado de classificados.

Até o Paulistão, com 8 classificados, fica desvalorizado. Uma fase longa, onde os grandes não têm desafios e têm estorvos por 19 rodadas.
Lourenço disse…
É verdade que o Paulistão tem esse problema de esvaziar um pouco o sentido da primeira fase com oito classificados, mas acho que é só aparente: sem uma "sul-americana", grande parte dos times chegava nas últimas rodadas sem ter o que fazer, eliminados da competição e, por outro lado, sem chances de cair.
Além disso, o nível técnico do Paulista fez com que nunca os 4 grandes chegassem às semifinais juntos. Agora, pela lógica, teremos mais jogos bons e mais chances de uma final entre os grandes.
André Kruse disse…
Um paliativo (creio eu que mais eficiente) seria utlizar o "promedio" para definir algum dos rebaixados, sulamericana ou mesmo umavaga na Libertadores.
Sancho disse…
Não entendo porque esse negócio de 4 ou 8. Pode-se muito bem adotar o número de 6, e deixar que os dois primeiros folguem uma rodada. Estilo Gauchão 2007.

Imaginem como não estaria o Paulistão com os 4 grandes empatados, brigando para terminar entre os 2 primeiros e terem uma folga?
felipesfranke disse…
Estava pensando se esse problema não existe na Europa, a Terra dos Pontos Corridos, mas aí lembrei que lá o campeonato não se decide nas últimas rodadas, quando 60% dos jogos já foram jogados.

MORTE aos pontos corridos. Voltemos ao turno + mata-mata.
Sancho disse…
Felipe,

Lá a cultura é um pouco diferente. Ainda assim, mesmo que os torneios se decidam no final do campeonato, o parâmetro teria que ser os estaduais. Para não ter entragadas, basta marcar para as últimas rodadas confrontos entre grandes e pequenos.

Para aqueles que acham ser problema recente: o Grêmio entrou a não jogar em 1967 (!) para prejudicar o Internacional.
Lourenço disse…
Sobre a segunda parte do post, acho que o Inter foi muito prejudicado com jogos no Beira-Rio no meio da semana em 2008 também, não?
Vicente Fonseca disse…
Tenho que fazer este levantamento, Lourenço. Mas lembro de mais jogos do Inter em casa em quartas que nos domingos naquele ano.