High society

A diferença entre o Grêmio e o Porto Alegre é tanta que os reservas tricolores nem precisaram de grandes esforços para golear a equipe da zona sul da Capital no campo de futebol society do Zequinha. Foi uma jornada de renovação para um time que não vencia há três jogos e para uma série de jogadores - em especial o trio que marcou os gols da vitória, todos jogadores de setor ofensivo, dois deles pouco utilizados por Renato.

Escudero não precisou mais do que cinco minutos para provar que pode ser útil. Além de marcar logo no início do jogo, com categoria na conclusão, movimentou-se bastante, ofereceu opções de tabelamento e mostrou presença na área nos momentos de finalizar. Merece ser testado como segundo atacante, ao lado de Borges. Já fez mais que Carlos Alberto, embora a boa partida deste no Peru. Seu companheiro, Júnior Viçosa, mostrou habilidade, irritou a zaga adversária e marcou um gol de centroavante, embora não seja. Já Vinícius Pacheco, que jogou pouco mais de 20 minutos, fez um belo gol. Também merece receber melhores oportunidades.

Além destes três, merece destaque a boa atuação do guri Pessalli, habilidoso e qualificado no passe para o gol de Viçosa. Jogador de futuro, desde que utilizado com parcimônia, sem ser jogado aos leões. Maylson, que vem sendo improvisado como lateral direito, mostrou agudeza no apoio. Não tem o cacoete, mas contribui mais que muito jogador da função. Willian Magrão fez boa dupla com Fernando. Mithyuê, dispersivo como de hábito, ficou abaixo.

O Grêmio recoloca-se numa posição de classificação na Taça Farroupilha, ainda que tenha jogos a menos. E recupera a melhor campanha do Gauchão no geral, com um jogo a fazer em relação ao Internacional. Se o título do segundo turno não vier, este deve ser o objetivo principal: garantir a decisão para o Olímpico. Já o Porto Alegre segue rumo à Segundona. Mas pouco importa: fonte já me confidenciou que a intenção de Assis é fechar o clube após o término do campeonato estadual.

Campeonato Gaúcho 2011 - Taça Farroupilha - Grupo 2 - 3ª rodada
20/março/2011
PORTO ALEGRE 0 x GRÊMIO 3
Local: Passo d'Areia, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa
Público e renda: não divulgados
Gols: Escudero 4 e Júnior Viçosa 27 do 1º; Vinícius Pacheco 45 do 2º
Cartão amarelo: André Ribeiro, Mateus Magro, Saraiva e Neuton
PORTO ALEGRE: Giovani (5), Aírton (4) (Saraiva, intervalo - 4,5), André Ribeiro (4), Mailson (4,5) e Sityá (5,5); Júnior (4,5), André Luiz (5), Rodolfo (4) e Juninho (4,5) (Yuri, 36 do 2º - sem nota); Da Silva (5) e Vanilson (4) (Fábio, intervalo - 4,5)
GRÊMIO: Victor (6), Maylson (5,5), Saimon (5,5), Neuton (5,5) e Bruno Collaço (6); Willian Magrão (6), Fernando (6), Pessalli (6,5) e Mithyuê (4,5) (Mateus Magro, 30 do 2º - 5); Escudero (6,5) (Leandro, 29 do 2º - 6) e Júnior Viçosa (6,5) (Vinícius Pacheco, 24 do 2º - 6). Técnico: Renato Portaluppi (6)

Comentários

Luiz Paulo Teló disse…
No observatório Tricolor, o saldo é positivo. O Grêmio sai do Passo D'Areia com boas notícias. Como tu destacou, Vicente, o Escudero, o Viçosa, o Pacheco, o Pessalli e, pra mim, o Collaço.

Maylson não me convence na lateral. Nem Mithyuê no meio-campo, talvez seja melhor aproveitado mais próximo do gol.

E o Fernando ainda não vi fazer boa partida como titular no Grêmio, infelizmente. Pra mim não foi bem, de novo. Mas tem que insistir nesse cara, pois na base, seja no Grêmio ou na Seleção, foi um baita volante.
Zezinho disse…
Concordo com o Luiz quanto ao Fernando. Não achei uma boa partida dele. Achei-o dispersivo e, por vezes, mal posicionado. Também creio que deva receber mais chances.

Agradou-me em Escudero o fato do jogador partir pra cima dos zagueiros. O Grêmio, desde a saída de Jonas, não tem um atacante que imponha medo no adversário, que vá na vertical, em direção ao gol.

No entanto, não sou partidário desse ufanismo imediatista orkuteño usando por alguns jornalistas (abra$$o, Nando Gross), que vê o cara jogando razoavelmente bem contra o BAMBALA do certame e já o quer como titular incontestável - algo como o amor a William Magrão, e agora, Fernando.

E discordo quando ao Viçosa. Para mim, ele é jogador de área, de referência. Trabalhar-lo-ia para o futuro, faria com que ele ganhasse massa muscular, jogasse na Copa RS para aprender melhor com a labuta.

Creio que possa ser útil para o futuro
Vicente Fonseca disse…
O Viçosa pode jogar centralizado, mas não o vejo como centroavante de "carteirinha". Talvez seja questão de se acostumar com a função. Tem potencial, sim.
Prestes disse…
O Igor jamais te perdoará pelas críticas ao Mithyuê, Vicente, uasdasuhdasuhduhasuhduhduash
Prestes disse…
O Igor jamais te perdoará pelas críticas ao Mithyuê, Vicente, uasdasuhdasuhduhasuhduhduash
Igor Natusch disse…
Mithyuê fez uma partida ESPLENDOROSA ontem. Foi o MAESTRO do meio-campo gremista, distribuindo bolas como um MÁGICO e entrando defesa do Porto Alegre adentro como se fosse um ARÍETE. Jogou demais!!!!
(Ok, sério agora. O guri é muito dispersivo, ausenta-se do jogo com muita facilidade. Tem futebol, mas precisa ter mais dedicação, senão realmente vai acabar sendo destaque do Gauchão 2012 em um Lajeadense ou Santa Cruz da vida)

Porto Alegre é MUITO ruim. MUITO. Sua extinção será um bem para o futebol gaúcho, caso de fato ocorra, já que é uma equipe cuja existência jamais se justificou.