O Duckadam da Polenta

Quem conhece a sensacional história de Helmuth Duckadam, o goleiro que pegou quatro pênaltis na final da Liga dos Campeões de 1986 pelo Steaua Bucuresti, certamente se lembrou dela vendo a decisão entre Caxias x São José no Estádio Centenário, neste domingo. Ou, talvez, daquele Grêmio x Guaraní do Paraguai em 1997, quando apenas 3 das 10 cobranças foram convertidas.

Seja qual for a lembrança que vieram às mentes gaudérias no último final de tarde, o fato é que Sangalli foi o grande herói da classificação caxiense à decisão da Taça Piratini. Se não foi exatamente merecido pelo que ocorreu na partida (o São José jogou melhor na maior parte do jogo, que acabou em 1 a 1), premia a equipe que teve a melhor campanha em todo o campeonato, à exceção do Grêmio, o favorito para conquistar a taça.

O Caxias chega à decisão do turno com o Tricolor pelos gols do artilheiro Lima (aquele, ex-Atlético/PR, vice-campeão da Libertadores de 2005), pelas bolas paradas de Itaqui e, claro, pelas mãos de Sangalli. Quem sabe não teremos um duelo de alto nível dele com Victor numa decisão de pênaltis, caso os 90 minutos da quarta de cinzas no Olímpico terminem empatados?

ESTADUAIS
Carioca: brilhou a estrela de Ronaldinho, que bateu a falta que deu ao Flamengo o gol do título da Taça Guanabara, 1 a 0, contra o Boavista. 42 mil pessoas no Engenhão.

Mineiro: bela virada do América/MG (1º, 13), 2 a 1 sobre o cansado Atlético/MG (2º, 12), com destaque para o interminável Fábio Júnior.

Chuva atrasou São Paulo x Palmeiras em mais de uma hora
Paulista: a sensacional foto da piscina do Morumbi foi o destaque do clássico que terminou em 1 a 1 do São Paulo (4º, 19) com o Palmeiras (3º, 21). Com mais um gol de pênalti de Fábio Santos, o Corinthians (2º, 22) aplicou 4 a 0 no Prudente (20º, 5) e já é líder por pontos ao lado do surpreendente Mirassol. E o Santos (5º, 19) ficou no 1 a 1 em casa com o São Bernardo (16º, 9) e demitiu Adílson Batista. Perdeu fôlego o Peixe, que pintava como favorito a tudo neste começo de ano.

Paranaense: com o Coxa campeão do turno, a última rodada foi amistosa. Destaque apenas para a primeira vitória do lanterna Paraná (12º, 5), 2 a 0 sobre o Cascavel (11º, 6), na Vila Capanema.

Cearense: Fortaleza e Ceará venceram Guarani de Juazeiro (2 a 0) e Horizonte (4 a 0), respectivamente, e decidirão o título do primeiro turno semana que vem, no Castelão por certo lotado.

Catarinense: zebra no Orlando Scarpelli. O Criciúma bateu o Figueirense por 1 a 0 e conquistou o título do turno catarinense. Já está na final e põe um enorme ponto de interrogação sobre o time da Capital, que pintava como favorito.

INTERNACIONAIS
Espanhol: Jonas marcou o gol da vitória do Valencia (3º, 51) sobre o Athletic Bilbao (6º, 38), 2 a 1, fora de casa. Na tabela, o Barcelona (1º, 68) fez 3 a 0 no Mallorca (11º, 31) e ampliou a vantagem sobre o Real Madrid (2º, 61), que empatou em zero com o La Coruña (14º, 27).


Alemão: vi boa parte da excepcional vitória do impressionante Borussia Dortmund (1º, 58) sobre o Bayern München (4º, 42), 3 a 1, em plena Allianz Arena. Time praticamente perfeito taticamente e com jogadores como Schmelzer, Sahin e Barrios, que se sobressaem. Com o empate do Bayer Leverkusen (2º, 46) com o Wolfsburg (13º, 26), a vantagem chega a incríveis 12 pontos, faltando 10 rodadas. A Bundesliga, normalmente equilibrada, fugiu à regra nesta temporada.

Italiano: vi boa parte da derrota lamentável da Juventus (7º, 41), em casa, para o Bologna (11º, 35): 2 a 0. Felipe Melo entregou de novo, falhando no primeiro gol. Até quando?

Argentino: o River Plate (1º, 7) é líder, por incrível que pareça. Derrotou o Independiente (16º, 2) no finzinho do clássico em Avellaneda e respira, também, na tabela do rebaixamento.

Foto: Eduardo Viana.

Comentários

Paul disse…
Sangalli deve ser ouvinte do Carta na Mesa e certamente se inspirou em algum MINÚTÚ ROMÊÊÊNU!

E aquela cena do cara dando um PONTA nas arquibancadas do Morumbi eu cheguei a cuspir o mate na tela da TV, de tanto que ri.
BRASILEIRO MELHOR EM TUDO.
Zezinho disse…
Para quem já treinou o Grêmio no CM 01/02, lembrar-se-á do André Sangalli.

Era o 5º goleiro daquele time, atrás de Danrlei (deputado federal pelo PTB/RS), Eduardo Martini (intransponível na goleira do Novo Hamburgo), Fernando Prass (capitão do Vasco) e Andrey (campeão catarinense do 1º turno pelo Criciúma).

Estava no elenco campeão da Copa do Brasil de 2001.

***
Engraçado que nos jogos que vi do Caxias, não achei uma equipe à altura de sua campanha.

Achei frágil contra o Grêmio e, após o apagão, Ju.

A defesa tricolor deverá tomar cuidado com LIMA e ÉVERTON, além das venenosas faltas de ITAQUI
Vicente Fonseca disse…
O Lourenço disse a mesma coisa sobre o Sangalli no CM 01/02 (maior jogo de computador DA HISTÓRIA). Engraçado é que eu cansei de treinar o Grêmio e não lembro dele. Já Guilherme Weissheimer era CRAQUE.
Zezinho disse…
Bah, sempre que assumia o Tricolor, vendia André Sangalli, Fernando, Roberto, Fabrício, Bolívar, Adão, Márcio (irmão do Bruno Soneca), Tales, Renato Martins, Adriano Padilha (ídolo do Antônio Lopes)...

Do Reservas do Grémio, prestavam o volante Emerson - por quem o Tite era apaixonado (eu também gostava dele) -, o atacante Tavares, o goleiro Andrey e o inestimável Bruno Soneca - cujo 'potential ability' era maior do que o Ronaldinho (!!!)
Vicente Fonseca disse…
Cara, o Márcio Soneca jogava bola também. O Adriano Padilha era bom reserva!
Rodrigo Cardia disse…
Depois de terminar os pênaltis ontem logo eu lembrei do Duckadam...

A propósito, os textos quinzenais sobre futebol romeno voltarão?
Vicente Fonseca disse…
A ideia é retomarmos sim, Rodrigo. Igor fez uma breve pausa no verão, onde a bola pára na Romênia, mas continuará a saga a partir de março.