Os 25 possíveis

À primeira vista, algumas opções da lista do Grêmio para a pré-Libertadores chamam a atenção. Há uma verdadeira cornucópia de atacantes (6), ao lado de uma considerável parcimônia em meias articuladores (4, no máximo). Causa alguma estranheza escolher Wesley e deixar de fora Roberson, por exemplo - sem entrar no mérito da qualidade técnica dos jogadores, mas é relativamente mais provável a utilização do segundo do que do primeiro, digamos assim. Dener é outro que, dadas as carências recentes do time, poderia ter tido sua chance de entrar nos 25 inscritos.

Não que fosse possível fazer muito melhor, porém. Dentro das possibilidades do plantel, é uma lista aceitável, e que demonstra, nas entrelinhas, algumas preocupações de Renato Portaluppi. Por exemplo, a falta de uma peça imediatamente capaz de substituir Jonas, o craque-que-voou-e-foi-embora da vez. Incapaz de escalar seus dois melhores atacantes ao mesmo tempo (posto que Borges e André Lima são peças virtualmente idênticas), Renato chegou a treinar em um pouco empolgante 3-6-1 na tarde de hoje - e puxou Wesley e Lins para a convocação, jogadores que não jogam centralizados e podem ser alternativas em caso de desespero. Notem que, entre os 11 primeiros, o único atacante é Borges - não que meros números denunciem destinos nesse caso, mas não deixa de ser um indicativo a ser levado em conta.

De qualquer modo, fica muito mais evidenciada (como se ainda fosse necessário realçar ainda mais) a necessidade de reforçar o plantel tricolor, caso se queira triunfar em uma Libertadores que promete ser das mais renhidas. A lista de hoje engloba somente os jogos da pré-Libertadores - ou seja, caso o Grêmio se classifique, ainda poderá mudar bastante coisa. Boatos começam a falar de Loco Abreu, atualmente no Botafogo, para o lugar do evadido Jonas - não parece ser uma troca das mais vantajosas, mas ao menos é um sinal de que não teremos, pelo menos imediatamente, desculpas do tipo "nosso plantel é bom" ou "as peças estão no grupo". Analisando a lista, percebe-se que pelo menos um bom meia-cancha e um lateral esquerdo seriam interessantes para dar mais luzes ao plantel, além de que um volante cumpridor também não viria nada mal. A zaga também poderia ser reforçada, como a insistência em trazer Rodolfo pode nos demonstrar. Ou seja, não é pouca coisa, e não há muito tempo. Sob pena de, uma vez mais, terminarmos o ano pensando na Libertadores do ano que vem, e olhe lá.

Comentários

Sancho disse…
Não entendo essa semelhança entre Borges e André Lima. Não és o primeiro a afirmar isso, e, confesso não consigo a enxergar. Tanto que Jonas foi muito beneficiado com a parceria com André Lima em relação àquela que fazia com Borges.

Um exemplo: me parece que o André joga muito mais para os outros, enquanto o Borges gosta que joguem para ele.
Anônimo disse…
POR QUE O WILLIAM MAGRÃO NAO ESTA NESSA LISTA? O QUE ACONTECE COM ESTE JOGADOR?
Vicente Fonseca disse…
Realmente, bem lembrado. Willian Magrão se lesionou há DOIS anos e ainda não conseguiu voltar a ficar sequer perto daquela velha forma de 2008. Já tem 24 anos, não é guri.

Não acho que Borges e André Lima sejam idênticos, mas tenho dúvidas se um ataque com eles funcionaria. Não por característica, mas por posicionamento.
Igor Natusch disse…
Quando falo em "idênticos", estou na verdade querendo dizer que ambos cumprem uma função muito semelhante em campo. São atletas de característica bem centralizada, talhados para serem as peças mais agudas do sistema ofensivo. Com os dois em campo, temos dois centroavantes jogando juntos, e acho que bateriam cabeça o tempo todo, brigando pelo mesmo espaço. A não ser que se descubra que algum deles pode jogar mais aberto, ou mesmo que ambos tenham talento para fazer algum tipo de revezamento - coisa que eu não creio possível, mas vá saber o que pode sair dos treinamentos.

Willian Magrão estava fazendo "trabalhos específicos" nos últimos dias, se bem me lembro. Participou do jogo-treino contra o Avaí, mas ficou no banco contra o Ypiranga e nem sei se foi relacionado contra o Canoas - duas partidas em que o Grêmio foi com time B. Pelo jeito, ainda está totalmente sem condições de jogo, o que é preocupante. Infelizmente, nunca conseguiu se firmar depois de sua grave lesão. Torço para que se recupere de vez, até porque acho um jogador de grande qualidade, mas as perspectivas não parecem boas.
Sancho disse…
Saiu no BloGreNal:

GRÊMIO ANUNCIA NOVO MASCOTE: O MICO
Mário disse…
Acho que Loco Abreu é muito mais uma especulação midiática do que uma realidade interna no Olímpico. Já tendo jogadores de posicionamento semelhante (André Lima e Borges), trazer mais um atacante centralizador seria desperdício de recursos.

Creio que, pela qualidade dos dois, essa dupla (AL + B) deverá ser tentada pra ver se funciona. Se a associação de ponteiros - como Paulo Nunes e Zé Alcino - já funcionou uma vez, dois centroavantes também podem funcionar, principalmente porque nenhum joga absolutamente fincado na frente.

Contudo, não acho que seja a ideia primordial do Renato, o que justifica a inclusão do Lins e do Wesley.
Joel disse…
Dirigir o GRÊMIO infelizmente virou um brinquedo de burguês. Se fossem tão incompetentes em suas empresas quanto são no clube, todos os dirigentes já estariam falidos.

Também é difícil testar Borges junto com qualquer outro atacante, pois infelizmente está numa sequencia de lesões.

Com estes jogadores que permanecem no plantel gostaria de ver um 3-5-2, podendo ser testado com André Lima e Borges, tendo Gabriel e Lucio caindo pelas pontas.
Lourenço disse…
Wesley, que eu vi pouco, é camisa 9 também, centroavante.

Loco Abreu só pode ser piada.

Mesmo considerando que mostrou pouco, não entendi a ausência do Mithyuê na lista, deveria estar na frente de Pessalli, é mais experiente e jogou bem na sexta.
Lourenço disse…
Desculpa, o Pessali também não está na lista. Mas acho que o Wesley também não se justifica, enfim.
Sancho disse…
Minha visão semanal sobre o Grêmio:


GRÊMIO ANUNCIA NOVO MASCOTE: O MICO


Abraço.
Igor Natusch disse…
Lourenço, o Wesley jogou algumas partidas no time júnior como camisa 7, com Palacios e Sato jogando como centroavantes. Se não me engano, até na Copa São Paulo ele jogou assim. Ou seja, ele não nasceu como atacante mais aberto, mas cumpre a função.

E eu sou outro que não entendo a situação do Mithyuê.