Ooooops!

Foram dois times iguais em nome, mas de atitudes completamente diferentes. O Grêmio do primeiro tempo dominou o jogo, se impôs ao adversário por sua maior categoria, empilhou chances de gol e aplicou 2 a 0 quando poderia ter feito mais. O do segundo tempo, talvez cansado, talvez por soberba ou or desinteresse, foi falho, cheio de desatenções e cedeu um surpreendente e decepcionante empate ao Lajeadense, recém egresso da Segundona Gaúcha.

Foi um time parecido com o que terminou 2010. A grande perda foi o lesionado Victor por Marcelo Grohe, goleiro que falhou mais uma vez gravemente, em um fundamento o qual nunca dominou (a saída de gol). Renato Portaluppi surpreendeu e, em vez de escalar o time com três volantes, manteve a formatação que terminou a temporada passada. O zagueirão/volantão Vilson, incrivelmente, foi escalado na função do leve Lúcio na meia. Mesmo fora de lugar, teve boa atuação.

Apesar das dificuldades em adentrar a área do Lajeadense, o Grêmio deixava claro que o gol era questão de tempo. E aí foram mais duas lembranças da temporada passada: o primeiro gol André Lima cansou de fazer no returno do Brasileirão. Desta vez, foi Rafael Marques quem subiu mais que todos, aproveitando bola parada perfeita de Fábio Rochemback. O segundo foi grande jogada de Jonas e Gabriel.

Mais solto e com o 2 a 0 a favor, o Grêmio começou bem a etapa final, com grandes jogadas e um aparecimento melhor de Gílson pela canhota. A facilidade era tanta que o time foi relaxando. Rangel descontou em falha de posicionamento de uma defesa fora do lugar. Cansado, o Tricolor via o adversário crescer. Gostando do jogo, o Lajeadense chegou ao empate em falha coletiva da defesa, mas primordialmente do goleiro Grohe. E quase virou no finzinho.

Mesmo mais fraca que o time que terminou 2010, a equipe de ontem teve seus bons momentos e alternativas, mas parece ter faltado concentração e pernas. Se a maratona dos próximos dias for confirmada, serão três jogos nesta semana: quarta, sexta e domingo. E quarta que vem tem o Liverpool/URU, já por Libertadores. Aí a falta de interesse, ou seja lá o que tenha acontecido ontem, não terá perdão.

Campeonato Gaúcho 2011 - Taça Piratini - 1ª rodada
15/janeiro/2011
GRÊMIO 2 x LAJEADENSE 2
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Roger Goulart
Público: 15.272
Renda: R$ 240.656,50
Gols: Rafael Marques 38 e Jonas 45 do 1º; Rangel 21 e Ramos 39 do 2º
Cartão amarelo: Fábio Rochemback, Ramos, Alex Goiano e Rangel
GRÊMIO: Marcelo Grohe (4,5), Gabriel (6,5), Paulão (6), Rafael Marques (5,5) e Gílson (5,5); Fábio Rochemback (6), Adilson (5,5) (Bergson, 42 do 2º - sem nota), Vilson (6) (Bruno Collaço, 28 do 2º - 5) e Douglas (5,5); Jonas (6) e Júnior Viçosa (5) (Diego Clementino, 37 do 2º - sem nota). Técnico: Renato Portaluppi (5)
LAJEADENSE: Fernando (5,5), Bindé (6), Linno (5), Tiago Saletti (5,5) e Castiano (4,5) (Bruninho, 14 do 2º - 5,5); Rudiero (6), Willian (5) (Fábio Rosa, 10 do 2º - 6), Ramos (6) e Alex Goiano (5,5) (Fábio Nunes, 19 do 2º - 6); Ronaldo Capixaba (5,5) e Rangel (6,5). Técnico: Ben Hur Pereira (6)

Comentários

Lique disse…
a maior falha do grohe, pra mim, foi no primeiro gol. saiu muito mal, deixou a bola passar.
Zezinho disse…
Assim que deu escanteio pro Lajeadense, lembrei-me do gol que o Marcelo CATANDO BORBOLETA Grohe levou contra o Sport, em 2008. Infelizmente, o raio caiu mais uma vez no mesmo lugar - e mesma goleira.

Ao meu ver, Renato errou na escalação. Não que Vílson tenha jogado mal. Errar não é somente ver sua peça funcionando mal, mas deixar o time de render menos do que poderia se houvesse um Roberson naquele lugar, por exemplo.

Ano passado, contra o Atlético/GO, Renato formatou o meio-campo com Adílson, Souza, Roberson e Douglas; daí, contra o Lajeadense, vai de Adílson, Rochemback, Vílson e Douglas? Tem que ver isso aí.

As substituições também demoraram muito, visto que o preparo físico não era o ideal. Clementino deveria ter entrado a partir dos 20' no lugar de Viçosa, puxando contra-ataques; e Bérgson NUNCA deveria entrar, pois é um dos piores atacantes que já vi jogar no Grêmio.

A única coisa que sabe fazer é correr feito uma marmota em chamas.

Já que vamos de Banguzinho no próximo jogo, a escalação seria essa: Marcelo NÃO SEI SAIR DO GOL Grohe; Mário, Vílson, Neuton e Collaço; Mateus Magro, Maylson, Roberson e Pessali; Clementino e Viçosa?

A corneta começou forte em 2011
Zezinho disse…
Pequena correção: o referido gol sofrido pelo arqueiro acima citado foi em 2009, naquele 3x3 que defenestrou as possibilidade de G4 sob a Gestão Autuori
Sancho disse…
Vicente,

Não foi esse o jogo que vi. Antes de mais nada, deve-se elogiar o Lajeadense. Mesmo quando as pernas ainda não eram um fator, jogou de igual para igual para o Grêmio, e teve suas (boas) chances de gol desperdiçadas. Time muito bem treinado. Não sei se tem bola para ir longe, mas dificilmente cairá.

Sobre o Grêmio, o Zezinho matou a charada, mas eu acrescento. Mesmo não sendo nenhuma surpresa, a escalação do Vílson foi, no mínimo, estranha.

Com o time ainda em pré-temporada, melhor seria alguém capaz de segurar a bola mais tempo na frente, alguém que fizesse companhia ao Douglas. No caso, podem rir à vontade, mas seria o Roberson.

As trocas foram tardias, e por causa que Renato preferiu Magro a Pessalli ou Mithyuê no banco, acabaram por não serem tão agressivas quanto parecem.

Sobre o calendário, ele é esse. Tem que se preparar para ele. O Santos, mesmo, goleou ontem. O problema foi mais de cabeça que qualquer outra coisa. Fizeram 2-0 (injusto) e acharam que a partida estava ganha.

Lição chata e desnecessária, mas espero que tenha sido aprendida.

Abraço.
Vicente Fonseca disse…
A escalação do Vilson pra mim funcionou, embora não seja teoricamente o nome mais adequado para aquele lugar. Sinaliza que o Renato vai manter o esquema tático de 2010.

E discordo, Sancho. O Lajeadense chegou duas vezes com perigo no primeiro tempo, mas foi dominado. Fechou-se bem, e pra mim esse foi o maior mérito.

Sobre o Bergson, eu fecho: nível de Guilherme Weisheimer ali.

Abraço.
Lique disse…
ou aquele ALOÍSIO.
Vicente Fonseca disse…
dhssdhdsh

Lembro do quanto tu odiava aquele baixinho...