O ataque, o time

Não demorou até que surgisse a pergunta a Renato: o Grêmio pode atuar com Jonas, Borges e André Lima, juntos, no ataque? Não, foi a resposta, categórica. Jamais poderia, e foi muito bem observado pelo técnico: um 4-3-3 deste tipo necessitaria de um meio-campo muito combativo. Douglas não marca, tem liberdade para criar. No máximo, apartaria-se o time em dois, com o quarteto na frente e o resto que se vire atrás.

Tudo errado, pois é o contrário do que deu muito certo em 2010: um time integrado, com peças que participam do processo de contenção e construção de jogadas naturalmente. Lúcio, o maior exemplo disso, teria que deixar sua função no meio se este esquema ofensivista fosse utilizado. A estrutura tática perderia toda a coesão. Fora que Borges e André Lima bateriam cabeça o tempo todo.

Esta é outra dúvida que surge: quem será o parceiro de Jonas? A meu ver, deveria ser André Lima. Borges é um excelente centroavante, mas a dupla Jonas/André Lima foi o melhor par de atacantes no Olímpico desde Paulo Nunes/Jardel. Entendem-se como se jogassem juntos há muitos anos. Os dois estilos se complementam, ambos tabelam, sabem onde encontrar o parceiro sem precisar procurá-lo. Não convém brecar a grande fase do melhor setor do time no fim do ano justamente no começo da temporada. 

Ainda que Borges seja um ótimo jogador e em nada vá diminuir o time, é preferível ter dois bons centroavantes - sendo um deles no banco - que dois batendo e cabeça e se diminuindo, ao invés de somar.

E o Inter?
Pouco tem se falado no Internacional neste começo de ano. O silêncio é bom por um lado: desviou-se o foco do noticiário para as negociações do Grêmio com Ronaldinho, enquanto nada acontece no Beira-Rio – os titulares, lembremos, ainda estão em férias. O vice de futebol Roberto Siegmann não anunciou uma contratação sequer. O máximo que vemos é a eterna possível saída de Guiñazu, pauta pelo lado vermelho a cada começo de temporada.

Começar 2011 com a equipe que terminou 2010 está longe de ser um problema. O Inter tem uma ótima base, é campeão da Libertadores e tem jogadores de alto nível. No entanto, ficou nítido no Campeonato Brasileiro que o time, em campo, precisa render mais. É simplista afirmar que o título sul-americano foi o único fator responsável pela queda de produção colorada no returno. As atuações, com raras exceções, nunca convenceram de fato. Mesmo as da Libertadores.

O time que começa o ano é o Inter B, bem diferente do que o que jogará durante a temporada. Será a hora de ver se promessas como Marquinhos e reforços como Rodrigo podem substituir nomes que parecem ter os dias contados no Beira-Rio, como Índio, Alecsandro e Wilson Matias.

É hoje
Começa o futebol brasileiro 2011. O Campeonato Cearense dá sua largada nesta quarta-feira.

Comentários

Sancho disse…
O André Lima não tem condições legais de jogo, por isso volta Borges.

Eu não sei se a dupla Borges-Jonas é melhor ou pior para o Grêmio; mas, seguramente, é pior para o Jonas...
Vicente Fonseca disse…
Tem razão, Sancho. Na verdade, nem disse o contrário, só não citei por causa da discussão tática do texto mesmo. Não tenho certeza se o André Lima não volta ao time após o dia 15.
Sancho disse…
A propósito, para jogar com 3 atacantes, mais o Douglas, teria que ser num 3-3-1-3 (aquele do Bielsa):

Victor; Doril, Paulão e Marques; Gabriel, Rochembach e Lúcio; Douglas; Jonas, A. Lima e Borges.

LOUCURA!!!

:-D
Luiz Paulo Teló disse…
É, 4-3-3 com dois centroavantes 9 de carteirinha nem pensar!

Sobre a dupla de ataque, é interessante e verdadeira a observação do Vicente. Desde P.Nunes e Jardel que não há dupla de ataque confiável no Olímpico. Aí tanto faz Borges ou Andrpe Lima com o Jonas.

Embora eu prefira o A.Lima. Tem mais corpo e melhor jogada aérea, o que deve ser importante na Libertadores.
Sancho disse…
O pior é que a minha idéia tampouco pode, por causa que já tem jogo marcado para o dia 5/2 (sábado). A melhor solução é passar ambos os jogos para a semana livre, assim:

Estadual 1 (Sab., 05/01 - 17h)
Grêmio x Lajeadense, Olímpico

Estadual 2 (Qua., 19/01 - 22h)
Grêmio x Ypiranga, Erechim

Estadual 3 (Dom., 23/01 - 17h)
Grêmio x Universidade, Canoas

Libertadores 1 (Qua., 26/01 - 22h)
Grêmio x Liverpool, Montevidéu

Estadual 5 (Dom., 30/01 - 19h15)
Grêmio x Internacional, Rivera

Libertadores 2 (Qua., 02/02 - 22h)
Grêmio x Liverpool, Olímpico

Estadual 7 (Sab., 05/02 - 17h)
Grêmio x Caxias, Olímpico

Estadual 6 (Ter., 08/02 - ?h)
Grêmio x São Luiz, Ijuí

Era: Qua., 02/02 - 22h

Estadual 4 (Sex., 11/02 - ?h)
Grêmio x São José, Olímpico

Era: Qua., 26/01 - 19h30

Estadual 8 (Dom., 13/02 - 17h)
Grêmio x Novo Hamburgo, Novo Hamburgo

Maratona, mesmo, seria só os 3 jogos em 6 dias no final.