Chute inicial

No Ceará, já começou. Amanhã começa no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Bahia. E aí, quem leva? Melhor hora para arriscar não há.

Cearense: o Fortaleza vem de um belo tetracampeonato. Mesmo na Série C, derrotou o Ceará, da elite, na final de 2010. No entanto, após um Brasileirão bastante razoável, o Vozão desponta como favorito.

Gaúcho: a Dupla Gre-Nal deve polarizar a disputa. O Grêmio parece ter um pouco mais chances, pois terminou a temporada jogando um futebol melhor e não iniciará a disputa com reservas, necessidade colorada por conta do Mundial Interclubes.

Catarinense: dificílimo apontar favoritismo. Avaí e Figueirense, juntos na Série A, são os grandes favoritos. Devem brigar bonito pelo título, e qualquer outro resultado será surpresa. Para não ficar no muro, chuto no Figueira.

Paulista: com Santos e Corinthians na Libertadores, São Paulo e Palmeiras chegam fortes para a briga. Felipão deverá priorizar os mata-matas da Copa do Brasil, deixando o caminho menos espinhoso para o Tricolor recuperar a hegemonia estadual, que não é sua desde 2005.

Paranaense: promessa de boa disputa entre a Dupla Atle-Tiba. O Furacão fez um bom Brasileirão e manteve a base. O Coxa, campeoníssimo da Série B, vem para defender o título, ainda que os reforços até agora não sejam de empolgar. Aposto no Atlético/PR.

Goiano: com o Goiás na Série B, o Atlético/GO é o time da elite este ano. Porém, no embalo da boa Sul-Americana e precisando subir, os esmeraldinos virão fortes e recuperarão o título goiano.

Baiano: o Bahia tem batido na trave há horas para vencer o Vitória. Este ano, embalado pelo acesso, deve conseguir.

Carioca: começa dia 19. Como em todos os estaduais, a briga promete. O Flamengo, com Ronaldinho e Thiago Neves, está sob expectativa imensa, embora não tenha time. O Botafogo, atual campeão, contará com Joel Santana na casamata e time reforçado. O Flu, campeão brasileiro, deve priorizar a Libertadores. O Vasco, por sua vez, come pelas beiradas. Aposto no bi botafoguense.

Mineiro: só inicia no fim do mês, dia 29, agora com o América/MG na primeira divisão. O Atlético/MG precisa dar boa resposta após o Brasileirão irregular que fez. Com Dorival Júnior no comando, alguns bons jogadores e o principal rival na Libertadores, alcançará o bicampeonato.

Comentários

Sancho disse…
Começou em PE e no PA também.
Vicente Fonseca disse…
É verdade. Coloquei na lista apenas os que têm representantes na Primeira Divisão.
Sancho disse…
O carnê do Paulistão, assim como do nosso Estadual, saiu antes do da Libertadores. O Corinthians, assim como o Grêmio, por ter que disputar a Pré, teve jogos marcados para o mesmo dia.

No entanto, enquanto o Gauchão começará sem que o problema do Grêmio seja resolvido (São José, 26/1; e São Luiz, em Ijuí, 2/2), o Corinthians já teve as datas devidamente ajustadas: Mogi Mirim, saiu de 26/1 para 17/2; e Ituano, saiu de 2/2 para 15/2.

Estão esperando o quê, na Federação, para passar o jogo do São Luiz, que é fora, para a semana livre (quarta-feira, 9/2) e o do São José, no Olímpico (mas ainda que fosse no Passo D'Areia), para sexta-feira, 4/2?! Alguém reclamar? Passar vergonha pela imprensa?! Para dizerem que mais uma vez a Federação está beneficiando o clube "X" e prejudicando o clube "Y"?

Depois querem valorizar o produto. Que lixo! Só eu para gostar do Gauchão, e achar importante.
Vicente Fonseca disse…
Eu também tenho um apego sentimental ao ruralito, embora essas coisas me desanimem bastante.

E o álbum, heinhô? FAREI.
Sancho disse…
O pior é que a minha idéia tampouco pode, por causa que já tem jogo marcado para o dia 5/2 (sábado). A melhor solução é passar ambos os jogos para a semana livre, assim:

Estadual 1 (Sab., 05/01 - 17h)
Grêmio x Lajeadense, Olímpico

Estadual 2 (Qua., 19/01 - 22h)
Grêmio x Ypiranga, Erechim

Estadual 3 (Dom., 23/01 - 17h)
Grêmio x Universidade, Canoas

Libertadores 1 (Qua., 26/01 - 22h)
Grêmio x Liverpool, Montevidéu

Estadual 5 (Dom., 30/01 - 19h15)
Grêmio x Internacional, Rivera

Libertadores 2 (Qua., 02/02 - 22h)
Grêmio x Liverpool, Olímpico

Estadual 7 (Sab., 05/02 - 17h)
Grêmio x Caxias, Olímpico

Estadual 6 (Ter., 08/02 - ?h)
Grêmio x São Luiz, Ijuí

Era: Qua., 02/02 - 22h

Estadual 4 (Sex., 11/02 - ?h)
Grêmio x São José, Olímpico

Era: Qua., 26/01 - 19h30

Estadual 8 (Dom., 13/02 - 17h)
Grêmio x Novo Hamburgo, Novo Hamburgo

Maratona, mesmo, seria só os 2 jogos em 4 dias no final; com o Grêmio, provavelmente, já classificado.

Mas, pergunto: se é tão simples, por que a demora?
Sancho disse…
A propósito, meus palpites: Guarany; Grêmio; JEC; Palmeiras; Coxa; Bahia; Fluminense; e América.
Zezinho disse…
Esse será o 11º Campeonato Paranaense que acompanharei 'in loco'. Afinal, em 12 de Março, completar-se-ão 10 anos de moradia no Exterior, o que me dá direito à cidadania brasileira.

A fórmula do Richão'11 é muito simples se comparada a dos dois últimos torneios, com o famigerado 'Supermando'. Agora, 12 times jogam em turno e returno, com os respectivos campeões de turno fazendo a finalíssima em dois jogos.

Mas, claro, há um porém - estamos falando da FPF. Na decisão, o saldo de gols não será levado em conta. Se o time A vencer o time B por 8x0 no primeiro jogo, mas perder o segundo por 1x0, a decisão irá pros pênaltis.

Em 2001, quando desembarquei nas Araucárias, o Estado do Paraná contava com três clubes na Primeira Divisão do Brasileiro (Coxa, CAP e Paraná) e dois na Segundona (Londrina e Malutrom). Naquele ano, o Coxa foi semi-finalista da Copa do Brasil, e o Atlético, campeão brasileiro.

Passados 10 anos, o panorama mudou sensivelmente. Apenas dois clubes permanecem na Elite (Coxa e CAP), ao passo que o somente o Paraná figura na Segunda. Na agora um pouco mais valorizada e organizada Série C não há sequer um time paranaense - e equipes tradicionais, como o Londrina, figuram na Segundona Paranaense.

Algumas curiosidades:

- O Coxa conta com 7 reforços provenientes do Paraná: Léo Gago, Rafinha, Eltinho, Leonardo, Tcheco, Davi e o treinador Marcelo Oliveira. Boa parte tem uma razão em comum: LA Sports;

- Um dos reforços do Paraná é Paulo Matos, também conhecido como o ator filho da puta que encenou o primeiro pênalti da Batalha dos Aflitos;

- O maior herói da História do Inter (herói, não jogador) será o cérebro do Corinthians Paranaense: Adriano Gabiru;

- O camisa 10 do Cascavel será o meia Jean Carlos, que jogou no Palmeiras. Em 1992;

- E a esperança maior de gols do Cianorte será Geancarlo, artilheiro do Gauchão'06 pelo Novo Hamburgo, com 14 gols
Igor Natusch disse…
Meus chutes:

Gaúcho: Grêmio
Cearense: Ceará
Catarinense: Avaí
Paulista: Portuguesa (não pude evitar!)
Paranaense: Coritiba
Goiano: Goiás
Baiano: Bahia
Carioca: Vasco
Mineiro: Atlético MG
luís felipe disse…
Gaúcho: Pelotas
Cearense: Ceará
Catarinense: Criciúma de Argel
Paulista: São Paulo
Paranaense: Atlético-PR
Goiano: Atlético-GO
Baiano: Vitória
Carioca: Flamengo
Mineiro: Cruzeiro
Sancho disse…
O jogo do Grêmio contra o São José foi antecipado. Será na sexta, 21/1. Entre os jogos contra Ypiranga e Canoas SC.

O jogo contra o São Luiz, em Ijuí, ninguém disse nada ainda, mas deve ficar para quarta-feira, 9/2, às 22h.
Sancho disse…
Porém, é f*da ter que se ajustar a essas mudanças depois de ter começado o trabalho, quando se sabia desde o SORTEIO da Libertadores que havia problema nas datas.
Lourenço disse…
O Argel está no Guarani.